| | | | | | | | |   

Toyota Yaris WRC de Evans vence o Rali da Suécia e Rovanperä sobe ao pódio

16 February , 2020

Logo na sua segunda prova ao volante do Toyota Yaris WRC e após dominar grande parte do Rali da Suécia, Elfyn Evans alcançou a sua primeira vitória com a TOYOTA GAZOO Racing. Com ele no pódio, estava Kalle Rovanperä, o jóvem de 19 anos, que com um tempo impressionante na derradeira Power Stage, venceu uma emocionante batalha pelo terceiro lugar com o seu colega de equipa e campeão do mundo, Sébastien Ogier. Juntos, o trio de pilotos, ao volante dos seus Yaris WRC continuaram o excelente início de época da equipa que alinha com uma nova formação de pilotos. Com este resultado, a Toyota assume a liderança do campeonato dos fabricantes, enquanto Evans lidera, ex aequo, o campeonato de pilotos, pela primeira vez na sua carreira. 

O rali da Suécia arrancou em condições bastante diferentes do habitual, devido ao tempo mais ameno, com menos neve e gelo que o esperado nesta época do ano e com um percurso algo reduzido. As especiais cronometradas tiveram lugar apenas na sexta-feira, com a noite de quinta-feira marcada por uma cerimónia de partida e um shakedown adicional.

As temperaturas bem abaixo de zero no início da manhã de sexta-feira, fizeram com que a sessão de abertura, (três especiais junto à fronteira com a Noruega), estivesse em condições relativamente boas, permitindo que os pilotos da TOYOTA GAZOO Racing andassem a muito bom ritmo, tendo terminando o primeiro dia com Elfyn Evans na liderança, enquanto os seus companheiros de equipa, Kalle Rovanperä e Sébastien Ogier, nos outros dois Yaris WRC, terminaram em terceiro e quarto lugares, respetivamente.

O percurso de sábado era idêntico ao de sexta-feira. Embora tivesse caído alguma neve durante a noite, as temperaturas estavam ainda acima de zero. Elfyn Evans começou o dia na liderança, com 8,5 segundos de vantagem e foi o mais rápido nas três especiais de floresta duplicando, dessa forma, a sua vantagem na frente. Sébastien Ogier superou o seu companheiro de equipa, Kalle Rovanperä nas duas primeiras especiais da manhã e subiu na classificação geral. Desta feita, no final do segundo dia, Elfyn Evans liderava o Rali com uma vantagem de 17,2 segundos, enquanto os outros dois Yaris WRC da TOYOTOA GAZOO Racing de Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä estavam numa luta acesa por um lugar no pódio, terminando o dia em terceiro e o quarto lugares da geral, respetivamente, e separados por apenas 0,5 segundos.

No domingo, Elfyn Evans, que tinha vencido cinco das oito etapas anteriores, optou por uma abordagem relativamente cautelosa, mas ainda assim, garantiu a vitória por 12,7segundos. De forma impressionante, após a sua estreia no Rali de Monte-Carlo, Kalle Rovanperä atingiu outro nível na Suécia e na derradeira especial da prova foi 3,7 segundos mais rápido do que qualquer outro piloto, conquistando a sua primeira vitória numa etapa WRC e os cinco pontos de bónus disponíveis na Power Stage. É o piloto mais jovem de sempre a subir ao pódio no mundial de ralis (dois anos mais novo que o recordista anterior). Sébastien Ogier alcançou o terceiro tempo mais rápido e terminou em quarto lugar da geral, acumulando pontos importantes para o campeonato, onde está em terceiro lugar, cinco pontos atrás de Evans.

Classificação final do Rali da Suécia 


1 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) 1h11m43.1s
2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +12.7s
3 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +20.2s
4 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) +23.6s
5 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Ford Fiesta WRC) +32.4s
6 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) +33.8s
7 Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m00.9s
8 Teemu Suninen/Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta WRC) +1m24.5s
9 Takamoto Katsuta/Daniel Barritt (Toyota Yaris WRC) +1m59.6s
10 Jari Huttunen/Mikko Lukka (Hyundai i20 R5) +4m03.0s


por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks