| | | | | | | | |   

Novo Mercedes-AMG CLA 45 4MATIC+ Shooting Brake

17 July , 2019

Emocional, dinâmico e individual: a Mercedes-AMG apresenta o CLA 45 4MATIC+ Shooting Brake e o CLA 45 S 4MATIC+ Shooting Brake – dois potentes modelos compactos que complementam o portfolio de modelos desportivos com uma vasta gama de equipamentos. O motor de 2.0 litros turbo de quatro cilindros é mais potente que o seu antecessor, com uma potência de 285 kW (387 CV) ou 310 kW (421 CV). A combinação do desempenho extremamente desportivo (aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4.1/4.0 segundos) e do interior versátil com a maior capacidade do compartimento de carga, destina-se a clientes jovens que levam uma vida ativa quer no trabalho quer durante os seus tempos de lazer.

O sistema de tração integral ativo e totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ é o novo equipamento que contribui substancialmente para a incomparável experiência de condução, que oferece a distribuição seletiva da força de tração às rodas do eixo traseiro através do AMG TORQUE CONTROL. Isto significa que a força de tração é distribuída às rodas esquerda e direita de forma extremamente flexível e com diferentes proporções, de acordo com a situação de condução em análise – resultando numa ótima tração, independentemente das condições da superfície da estrada e da trajetória. Além disso, o modo Drift (de série na versão S, incluído no opcional pack AMG DYNAMIC PLUS para o modelo base) proporciona um prazer de condução ainda superior.

Isto é possível através de um recém-desenvolvido diferencial do eixo traseiro, que pela primeira vez incorpora duas embraiagens multidisco. Estas abrem e fecham rapidamente para controlar a transmissão da força de tração individualmente a cada roda traseira.

Design exterior atlético e musculado

O exterior do novo CLA 45 Shooting Brake transmite um apelo à emoção: o longo capot, a superfície vidrada com uma linha dos vidros estilo coupé, os ombros musculados sobre os guarda-lamas e a traseira baixa revelam claramente os genes de um veículo desportivo. A grelha do radiador específica da AMG com lamelas verticais identifica inconfundivelmente o Shooting Brake como um membro da família AMG Performance. Ao mesmo tempo, o “nariz de tubarão”, os faróis estreitos e marcadamente definidos e o capot plano e aerodinâmico conferem à dianteira uma aparência agachada.

A presença imponente é também acentuada pelas asas dianteiras mais largas e os guarda-lamas igualmente mais largos. Estes criam espaço para a maior largura do eixo dianteiro e reforçam a aparência atlética. As entradas de ar exteriores mais agressivas estabelecem uma estreita ligação ao AMG GT 4 Portas Coupé. O difusor dianteiro transita perfeitamente para as cortinas de ar laterais em frente às rodas dianteiras, otimizando a passagem de ar para melhorar o desempenho e o coeficiente aerodinâmico (Cd).

A secção traseira é caracterizada pelas duplas ponteiras de escape redondas (82 mm de diâmetro) e pelo largo para-choques traseiro. As versões S distinguem-se pelas suas maiores ponteiras de escape de 90 mm de diâmetro com inscrição AMG. A impressão de maior largura da traseira é enfatizada pelos estreitos farolins traseiros bipartidos. O difusor com quatro barbatanas verticais contribui para o aumento do desempenho aerodinâmico. O perfil aerodinâmico na cor da carroçaria no spoiler do tejadilho complementa os elementos de destaque da traseira.

Com 871 milímetros, a abertura do compartimento de carga é significativamente mais larga do que a do modelo antecessor (635 mm). Além disso, a porta do compartimento de bagagens também pode ser aberta confortavelmente sem utilizar as mãos através das funções EASY-PACK e HANDS-FREE ACCESS. Com 505 litros, o volume do compartimento de bagagens é suficientemente elevado para acomodar uma ampla variedade de equipamentos de recreio e de atividades ao ar livre.

Carroçaria extensivamente reforçada

Tal como no Coupé, os engenheiros da AMG reforçaram extensivamente a carroçaria, fornecendo a base para uma direção precisa, estabilidade direcional, do ângulo de sopé e também durante a condução a alta velocidade.

Uma chapa em alumínio de baixo peso aparafusada por debaixo do motor aumenta a rigidez estrutural da secção dianteira do veículo. Esta é suplementada por uma barra antiaproximação entre as torres da suspensão dianteira e ligações adicionais em forma de pistola ‑ tratam-se de chapas adicionais de reforço que ligam as estruturas laterais aos pilares A para minimizar os movimentos da secção dianteira. Nas secções inferiores dianteira e traseira da carroçaria foram instalados suportes que aumentam ainda mais a rigidez.

Novo motor turbo de quatro cilindros com excelente nível de potência

Com uma potência de até 310 kW (421 CV), o bloco Mercedes-AMG de 2.0 litros totalmente novo é o motor de quatro cilindros sobrealimentado mais potente do mundo produzido em série. A Mercedes-AMG aumentou a potência comparativamente ao motor antecessor em 30 kW (40 CV). O binário máximo também foi aumentado de 475 para até 500 Nm. O novo e extremamente eficiente motor é produzido numa inovadora linha de produção em Affalterbach, de acordo com o princípio “Um Homem, Um Motor”.

O motor de quatro cilindros assegura uma resposta extremamente rápida nas duas classes de potência: com 310 kW (421 CV) na versão S e 285 kW (387 CV) na versão base. O novo modelo compacto desportivo acelera dos 0 aos 100 km/h em tempo recorde: o CLA 45 S 4MATIC+ Shooting Brake necessita apenas de 4.0 segundos, enquanto o modelo base CLA 45 4MATIC+ Shooting Brake atinge a mesma velocidade em 4.1 segundos. A velocidade máxima do modelo base está limitada eletronicamente a 250 km/h, enquanto a versão S está limitada de fábrica a uma velocidade máxima de 270 km/h. Com o opcional pack AMG Driver, a versão base também pode atingir os 270 km/h.

Além destes valores de desempenho, o novo motor impressiona com a sua resposta imediata. Para esta finalidade, a curva de binário foi cuidadosamente equilibrada (“modelação do binário”): o binário máximo de 500 Nm (480 Nm na versão base) está disponível numa gama de rotação de 5000-5250 rpm (4750-5000 rpm na versão base). Com esta configuração, os engenheiros da AMG obtiveram uma entrega de potência semelhante à de um motor atmosférico.

Montagem manual com tecnologia moderna e inteligente: “Um homem, um motor”

O novo motor é totalmente montado de forma manual. Para esta finalidade, foi construída uma linha de produção totalmente nova na fábrica de motores da AMG em Affalterbach, onde a Mercedes-AMG aplicou o princípio “Um Homem, Um Motor” e também os processos da Indústria 4.0 para um nível inovador, refletindo os mais recentes desenvolvimentos em ergonomia, comportamento de materiais, controlo de qualidade, sustentabilidade e eficiência. No decurso da implementação da Indústria 4.0, as operações de montagem manual da AMG seguem igualmente a visão da “produção inteligente”. Esta distingue-se pela máxima flexibilidade e é transparente e extremamente eficiente. Salvaguarda e melhora a qualidade dos motores e dos processos de produção utilizando tecnologias inovadoras e digitais.

Agilidade da caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 8G

A caixa automática de dupla embraiagem de 8 velocidades AMG SPEEDSHIFT DCT 8G contribui igualmente para o carácter ágil e dinâmico do veículo. As relações de caixa foram configuradas por forma a que o condutor sinta uma aceleração extremamente espontânea em todos os regimes de velocidade, combinada com a rápida engrenagem e ótimas ligações aquando da passagem para uma mudança superior. Em função do modo de transmissão selecionado da AMG DYNAMIC SELECT, o condutor recebe uma configuração específica da transmissão com diferentes características do acelerador e da caixa de velocidades.

A função RACE-START equipada de série permite a máxima aceleração do veículo a partir da condição de parado, proporcionando uma experiência extremamente emocional. Isto também se aplica ao som da transmissão com a interrupção parcial da ignição aquando da passagem para uma mudança superior, e à função de duplo desembraiar automático durante a passagem para uma mudança inferior. Nem a eficiência foi esquecida: no modo “Comfort”, a função ECO start/stop está ativa; a função “gliding” pode ser selecionada no modo da transmissão “Individual”.

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ com AMG TORQUE CONTROL

A experiência de condução extremamente dinâmica numa dimensão completamente nova é significativamente assistida pelo sistema de tração integral totalmente variável equipado de série. O segredo está no AMG TORQUE CONTROL no novo diferencial do eixo traseiro: este integra duas embraiagens multidisco controladas eletronicamente, cada ligada a um semi-eixo do eixo traseiro. Desta forma, a força de tração não só é totalmente distribuída variavelmente entre as rodas dianteiras e traseiras, mas também seletivamente entre as rodas traseiras esquerda e direita. Isto significa que, em função do modo da transmissão, a força de tração pode ser distribuída separadamente a ambas as rodas traseiras.

Desta solução resulta uma ótima tração, mesmo em condições de estrada adversas e durante a realização de curvas nos limites físicos, como por exemplo, em pista. Além disso, esta sofisticada solução permite implementar o modo Drift (de série na versão S, incluído no pack opcional AMG DYNAMIC PLUS para os modelos base), que torna possível uma manobra de “powersliding” para um prazer de condução superior. O modo Drift pode ser ativado no modo da transmissão “RACE” utilizando as patilhas de mudanças no volante, desde que o sistema ESP® esteja desativado e a caixa de velocidades se encontre em modo manual.

Componentes específicos para um comportamento extremamente dinâmico

A nova suspensão AMG com molas específicas e os novos amortecedores de frequência seletiva fornecem a base para a elevada estabilidade direcional e as elevadas características dinâmicas em curva com reduzido adornamento da carroçaria. Ao mesmo tempo, o conforto foi melhorado comparativamente ao modelo antecessor. As dinâmicas longitudinal e transversal são perfeitamente coordenadas. Todos os componentes foram totalmente revistos por forma a ser atingida a máxima aceleração lateral em combinação com um fácil controlo do veículo nos limites físicos.

No eixo dianteiro está equipada uma suspensão tipo McPherson. A suspensão é constituída por um triângulo abaixo do centro da roda, uma mola e um tirante respetivamente. A geometria especial do eixo reduz o esforço aplicado à direção – para um elevado conforto e um comportamento ágil. O novo triângulo da suspensão em alumínio reduz as massas não amortecidas, permitindo uma resposta mais sensível a partir das molas. As pinças de travão no eixo dianteiro estão aparafusadas radialmente – uma tecnologia adotada do desporto automóvel para uma maior estabilidade. O suporte do eixo dianteiro está fixo rigidamente e desta forma acrescenta uma rigidez adicional à secção dianteira.

A suspensão traseira de 4 braços está igualmente ligada rigidamente à carroçaria através de um suporte do eixo traseiro, e portanto acrescenta uma elevada rigidez à torção. Os modelos estão equipados com três braços de controlo transversais, um braço longitudinal e ainda apoios específicos em cada roda. Esta solução assegura a máxima estabilidade e agilidade de condução.

Sistema de amortecimento adaptativo AMG RIDE CONTROL com três modos

O sistema de amortecimento adaptativo AMG RIDE CONTROL (opcional) permite ao condutor escolher entre três diferentes modos de controlo da suspensão. A gama de funcionamento varia desde uma afinação orientada para o conforto a uma orientada para a desportividade. O sistema funciona de forma totalmente automática, adaptando as forças de amortecimento para cada roda, de acordo com a situação de condução e as condições da estrada. Isto processa-se num período de milissegundos e é infinitamente variável, com uma ampla gama de características de amortecimento. Daqui resulta um aumento do conforto de condução e da agilidade em igual proporção.

Sistema de travões robusto e de elevado desempenho

O sistema de travões de alta performance assegura uma desaceleração e pequenas distâncias de travagem com uma relevada resistência ao desgaste. No modelo base, as pinças de travão monobloco fixas de 4 êmbolos no eixo dianteiro atuam nos discos de travão de 350 x 34 milímetros, enquanto no eixo traseiro, as pinças de travão flutuantes de 1 êmbolo atuam nos discos de travão de 330 x 22 milímetros. Os discos são internamente ventilados e perfurados para dissipar melhor o calor e evitar a fadiga dos travões, mesmo com uma utilização intensa. As pinças de travão pintadas de cor cinza integram uma inscrição AMG branca.

O modelo S e o modelo base com o pack AMG DYNAMIC PLUS (opcional) são desacelerados por um sistema de travagem ainda com maiores dimensões, estando equipado com pinças de travão fixas de 6 êmbolos e discos de travão de 360 x 36 milímetros no eixo dianteiro. Neste caso, as pinças de travão são pintadas na cor vermelho e integram um logótipo AMG preto.

Sistema de direção com cremalheira especial e transmissão variável

A direção assistida desportiva eletromecânica e progressiva suporta um estilo de condução desportivo com características diretas. Integra uma cremalheira especial com relação de transmissão variável e duas curvas características que, em função do programa da transmissão selecionado, fornece uma resposta tensa e desportiva ou um comportamento mais orientado para o conforto. O apoio rígido do suporte integral estabelece uma ligação ainda melhor da direção a carroçaria e desta forma aumenta a precisão da direção.

Características do veículo com um vasto leque de modos de funcionamento

Os seis programas da transmissão AMG DYNAMIC SELECT “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +”, “Individual” e “RACE” permitem uma ampla variação das características do veículo, entre particularmente confortável e dinâmico. São modificados vários parâmetros relevantes:

  • Cadeia cinemática: característica do pedal do acelerador, rapidez e pontos das passagens de caixa nas variantes Reduced, Moderate, Sport ou Dynamic
  • Comando da caixa de velocidades: automático ou manual
  • AMG DYNAMICS: funções de controlo da dinâmica do veículo como o controlo da tração integral, características da direção e funções adicionais do ESP® nas variantes Basic, Advanced, Pro ou Master (de série na versão S, incluídas no opcional pack AMG DYNAMIC PLUS para o modelo base)
  • Sistema de escape: som e natureza das funções de sonoridade, Balanced ou Powerful
  • Suspensão (com a opcional suspensão AMG RIDE CONTROL): nos modos Comfort, Sport, Sport+

Elementos de destaque na cor amarelo para enfatizar a herança do desporto automóvel

Todo o interior da versão S está equipado com elementos de destaque na cor amarelo, enfatizando o carácter desportivo dos modelos mais potentes. Também incluído no equipamento de série, o volante AMG Performance em pele nappa/microfibra DINAMICA com pesponto contrastante em amarelo, uma marca amarela na posição das 12 horas, botões e logótipo AMG no volante, e ainda iluminação ambiente.

Em todos os modelos, a consola central em preto brilhante com um touchpad integrado de série integra uma ampla variedade de controlo com botões adicionais para controlar o ESP® de 3 níveis, o modo da transmissão manual, o opcional sistema de amortecimento adaptativo AMG RIDE CONTROL e o opcional sistema de escape AMG Performance. Em combinação com o opcional pack pele, a consola inclui uma moldura prateada.

Volante AMG Performance com botões de controlo disponíveis como opção

Uma simbiose perfeita entre o condutor e o veículo é assegurada pelo volante desportivo multifunções revestido em pele nappa, com secção inferior plana, apoios das mãos perfurados e, em função do revestimento, com pesponto vermelho, amarelo ou preto e um elemento revestido em silver chrome. As patilhas de mudanças no volante com revestimento galvanizado permitem um estilo de condução ainda mais desportivo com o comando manual da caixa de velocidades.

De série, a versão S está equipada com volante AMG Performance revestido em pele nappa/microfibra DINAMICA (opcional para o modelo base). Os botões do volante AMG permitem o acesso direto aos modos da transmissão AMG e o controlo confortável de outras funções da AMG diretamente no volante.

 
Failed to get data. Error:
Request is missing required authentication credential. Expected OAuth 2 access token, login cookie or other valid authentication credential. See https://developers.google.com/identity/sign-in/web/devconsole-project.

por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks