| | | | | | | | |   

Porsche apresenta Mission e Cross Turismo em Genebra

6 March , 2018

Um atleta elétrico para um estilo de vida ativo

Com o Mission E Cross Turismo, a Porsche apresenta, no Salão Automóvel de Genebra, um concept Cross-Utility Vehicle (CUV) elétrico. Aponta a pessoas com um estilo de vida ativo, que gostam de passar os seus tempos-livres a viajar, praticar desporto, ou outras atividades ao ar livre. Com a sua tração integral, qualquer estância de ski pode ser alcançada com facilidade, enquanto o versátil interior dispõe de muito espaço para a acomodação de equipamento desportivo de todos os tipos e os modernos sistemas de fixação tornam fácil o transporte pranchas de surf ou da Porsche e-bike

As vantagens deste automóvel de quatro portas incluem um design emocional com elementos marcantes de todo-o-terreno, bem como também um conceito de visualização e controlo com um inovador ecrã tátil e tecnologia eye tracking. O concept de 4,95 metros de comprimento, tração integral e arquitetura de 800 volts está preparado para a rede de carregamento rápido, podendo também ser carregado por indução, por uma estação de carregamento ou através do Porsche Home Energy Management System. O Mission E Cross Turismo preparado para a estrada é a continuação do estudo Mission E, que a Porsche apresentou no Salão Automóvel de Frankfurt (IAA), em 2015, e usa elementos próximos da produção em série.

Design: inconfundível ADN Porsche

Um capot baixo por entre musculados guarda-lamas: mesmo num primeiro olhar, a dianteira do Mission E Cross Turismo revela a sua relação com o icónico automóvel desportivo, Porsche 911. As entradas de ar dianteiras em posição vertical, conhecidas como “air curtains”, apresentam-se como uma das características-chave do design. Os faróis LED Matrix representam outro destaque de estilo. As típicas luzes diurnas de quatro pontos da Porsche foram desenvolvidas por entre estreitos elementos em vidro tridimensional. Integradas nos guarda-lamas flutuantes, incluem também os novos indicadores de mudança de direção de quatro pontos. Adicionalmente, o veículo beneficia das luzes de estrada de elevada performance, com a tecnologia Porsche X-Sight. Os elementos de design todo-o-terreno incluem arcos das rodas e proteções das soleiras das portas de construção robusta, spoiler dianteiro e para-choques traseiro de imagem marcante, assim como uma altura ao solo mais elevada.

A silhueta é marcada pela linha de tejadilho desportiva que se prolonga até à traseira – que os designers da Porsche apelidam como “flyline”. Esta caraterística é uma reminiscência da traseira do Panamera Sport Turismo. Igualmente distinta é a forma dinâmica das janelas laterais. Os guardalamas largos e as laterais tridimensionais com saídas de ar atrás das rodas dianteiras reforçam o caráter de crossover desportivo deste concept de 1,99 metros de largura. As distintas soleiras das portas com uma imagem todo-o-terreno e as jantes de 20” com pneus 275/40 R 20 são outras das caraterísticas marcantes do veículo.

O estudo, com a sua pintura exclusiva Light Grey Metallic, também é imediatamente identificado como um Porsche a partir da traseira. Numa adição igualmente desportiva, através do spoiler de tejadilho, o veículo apresenta também uma faixa de luz a todo o comprimento. O logótipo Porsche iluminado a branco apresenta letras em vidro e está embutido dentro de uma cobertura tridimensional com o gráfico do traçado de um circuito. A letra “E” no logótipo “Porsche” e o traçado do circuito iluminam-se repetidamente quando o veículo está em carga, oferecendo aos clientes uma experiência tangivelmente impressionante sobre o fluxo de energia do veículo. O amplo teto panorâmico em vidro prolonga-se desde o para-brisas até à porta da bagageira, proporcionando um generoso sentimento de espaço.

Versatilidade: equipado para todas as necessidades de mobilidade

O Mission E Cross Turismo oferece uma imersão sobre como uma variante Turismo de produção em série com atributos todo-o-terreno pode ser: um veículo capaz de, em igual medida, viajar, ser utilizado no quotidiano ou em aventura, e de ser um companheiro na cidade ou no campo. O crossover aponta a pessoas com um estilo de vida ativo, que gostam de aproveitar os seus tempos-livres para praticar desporto ou outras atividades ao ar livre. Os passageiros beneficiam da versatilidade natural do quatro lugares de 1,42 metros de altura: os dois bancos traseiros individuais disponibilizam um acesso fácil para transportar itens como skis ou outros equipamentos compridos. As costas podem ainda ser rebatidas. Na bagageira, há um sistema de calhas com cintas ajustáveis e removíveis, permitindo que os objetos fiquem fixos e seguros. Longe do veículo, os passageiros do Mission E Cross Turismo também podem beneficiar da Porsche e-bike, que fornece os ciclistas com energia elétrica através de um conjunto propulsor elétrico de alta performance. Este conceito de mobilidade permite aos clientes Porsche continuarem a desfrutar do design, da tecnologia e da performance de um Porsche durante os seus momentos de lazer gastos em duas rodas.

O interior: estruturas de construção ligeira visíveis

O interior recria os clássicos elementos Porsche e leva-os até à era digital. Tome o tablier como exemplo: enfatiza a largura do veículo e consiste numa forma de asa no topo e na sua zona inferior. O tablier possui uma organização horizontal com um ecrã de grande formato para o condutor e passageiro. O conjunto de instrumentos livre curva-se e inclina-se em direção ao condutor, consistindo em três mostradores circulares, apresentados digitalmente em ecrãs TFT. A consola central, colocada entre os bancos dianteiros, eleva-se na direção do tablier. Juntamente com a iluminação ambiente, a luz indireta da consola central cria uma atmosfera única.

Os elementos de design no interior incluem também estruturas visíveis de construção ligeira, encontradas no painel de instrumentos e nos bancos desportivos alusivos às bacquets de competição, que apresentam o logótipo Porsche iluminado. Os painéis das portas possuem inovadores elementos 3D com uma superfície texturada. Frisos anodizados em Azul Nordic em torno de componentes como as saídas de ventilação ou o módulo de ajuste das janelas proporcionam um contraste colorido ao exclusivo conceito bicolor do interior em pele Aniline em Preto e Cinzento Light.

Transmissão: E-performance desportiva graças aos mais de 600 cv

Dois motores síncronos permanentemente ativos (PSM) com uma potência combinada superior a 440 kW (600 cv) levam o Mission E Cross Turismo até aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos e até aos 200 km/h em menos de 12 segundos. Esta performance é em adição a um contínuo nível de potência sem precedentes nos automóveis elétricos: arranques consecutivos são possíveis sem perda de performance. A potência está garantida em qualquer superfície graças à tração integral com Porsche Torque Vectoring, que distribui automaticamente o binário pelas quatro rodas.

O chassis: suspensão pneumática adaptativa para conforto e agilidade

A direção às quatro rodas contribui para a exemplar agilidade e estabilidade deste veículo, enquanto a suspensão pneumática adaptativa oferece um aumento da altura ao solo até 50 milímetros. O Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) é outra caraterística disponível a bordo. Este sistema oferece estabilização ativa, prevenindo a inclinação lateral em curva. Reduz também a instabilidade lateral em terrenos irregulares.

Os ecrãs e o conceito de controlo: uma experiência de utilização única

Um dos destaques do Mission E Cross Turismo é o novo ecrã e o seu conceito de controlo. Operação intuitiva e informação como o head-up display, posicionado de forma exata no campo de visão do condutor para não o distrair. E graças às novas soluções de conetividade, o veículo pode integrar-se perfeitamente num estilo de vida digital. O resultado é uma experiência de utilização única.

As opções mais importantes de visualização e controlo incluem:

Ecrã do condutor com eye tracking: o painel de instrumentos apresenta três mostradores virtuais e circulares. Estes estão associados às categorias do Porsche Connect, Performance, Condução, Energia e Sport Chrono. Utilizando uma câmara no espelho retrovisor interior, o sistema eye-tracking reconhece para qual instrumento o condutor está a olhar. O ecrã no qual o condutor está interessado move-se para o primeiro plano, enquanto os outros passam para o fundo, resultando num afastamento da visão em relação a estes últimos. Os ecrãs são controlados através dos comandos smart-touch, colocados no volante.

Ecrã do passageiro: este ecrã prolonga-se por toda a largura do lado do passageiro, que pode operar várias apps através do sistema eye tracking ou da tecnologia tátil, permitindo o acesso a funções de multimédia, navegação, climatização e contactos.

Comandos de controlo tátil na consola central com menus de informação detalhados.

Pequenos ecrãs táteis: estes ecrãs estão situados nos módulos multifuncionais de controlo das janelas (para ajuste e controlo das funções de conforto dos bancos), assim como nas finas saídas de ar, colocadas à esquerda e à direita do tablier. Deslizando para a esquerda ou direita nestes ecrãs, pode ajustar a força da ventilação, por exemplo.

A filosofia “smart cabin” do habitáculo simplifica a operação. As definições do veículo, a climatização interior e a iluminação ambiente são todos ajustáveis aos desejos dos passageiros e à respetiva situação de condução.

O condutor pode também aceder a uma variedade de informação e ajustar definições fora do veículo: todas as opções de personalização, desde o sistema de climatização à navegação podem ser definidas antecipadamente por intermédio de um tablet, de um smartphone ou smartwatch.

“DestinationsApp”: assistente de viagem pessoal

O Porsche Connect já disponibiliza mais de 20 serviços e apps. No Mission E Cross Turismo, a “DestinationsApp” demonstra que benefícios adicionais podem as plataformas digitais oferecer num futuro próximo: utilizando esta app, uma viagem de fim de semana pode ser planeada rapidamente e ajustada facilmente em apenas alguns passos num smartphone. A app sugere destinos de viagens inspiradores, permite reservas rapidamente e sem esforço, gere o plano da rota, restaurantes e equipamentos desportivos. O condutor pode ainda afinar o chassis do Mission E Cross Turismo para a rota selecionada através da “DestinationsApp”, assim como selecionar a música mais indicada, definir a climatização e ajustar a iluminação ambiente para a viagem.

Carregamento: rápidoe sem esforço

A arquitetura de 800 volts no veículo garante que a bateria de iões de lítio é carregada para uma autonomia de 400 quilómetros (de acordo com o ciclo NEDC) em cerca de 15 minutos. O concept permite carregamento flexível, tanto em movimento como em casa, e é compatível com a rede de carregamento rápido que está a ser estabelecida nas estradas europeias como parte da joint venture, IONITY. No local de trabalho ou em casa, o Mission E Cross Turismo pode ser carregado através da tecnologia de indução, mas também através de uma estação de carregamento ou do Porsche Home Energy Management System. Esta última opção pode ser combinada com o próprio sistema fotovoltaico da casa para carregar utilizando a energia solar.

 
Google has deprecated the Picasa API. Please consider switching over to Google Photos

por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks