| | | | | | | | |   

Mazda Motorsports anuncia criação do Mazda Team Joest

20 July , 2017

Nova equipa Mazda Prototype em competição na temporada de 2018

A Mazda Motorsports dá início a uma nova era na competição com a criação do Mazda Team Joest, que será a equipa de fábrica da Mazda Prototype no âmbito do Campeonato Norte-Americano IMSA WeatherTech SportsCar, que se disputa sob as regras da categoria Daytona Prototype international (DPi). A equipa fará a sua estreia em competição na temporada de 2018, nas 24 Horas Rolex de Daytona, em Janeiro.

A Joest Racing é uma das mais bem sucedidas equipas de corridas de resistência da história do automobilismo, contando com 16 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, múltiplas vitórias em prestigiantes corridas norte-americanas como as 24 Horas de Daytona, 10 vitórias nas 12 Horas de Sebring e 6 títulos no campeonato Petit Le Mans. Muito do sucesso da Joest deu-se como equipa de fábrica da Audi de 1999 a 2016, ano em que o construtor alemão terminou o seu programa de competição. Antes disso, a Joest Racing obteve múltiplas vitórias em Le Mans com a Porsche e foi a equipa de fábrica da Opel no Campeonato Alemão de Turismos (DTM). A empresa alemã nasceu em 1978, sendo criada por Reinhold Joest, então piloto de fábrica da Porsche.

Quanto à herança da Mazda nas corridas, destaca-se a manutenção do estatuto de único construtor asiático a vencer em Le Mans, a que se somam 22 vitórias na classe nas 24 Horas de Daytona, 13 vitórias na classe nas 12 Horas de Sebring e 11 outros grandes títulos em diversos campeonatos. De acordo com estatísticas da IMSA, a Mazda é o 3º fabricante melhor sucedido na história da competição norte-americana profissional, contabilizando 155 vitórias em diversos patamares.

“Desde a chegada da Mazda aos circuitos em 1964 que cada vez que corremos mantemos o nosso espírito de ‘Never Stop Challenging’, esforçando-nos por alcançar vitórias e campeonatos,” refere Masahiro Moro, Presidente e CEO da Mazda North American Operations (MNAO) e Director Executivo da Mazda Motor Corporation (MMC). “A criação do Mazda Team Joest garante-nos uma oportunidade única de realizar uma parceria com uma equipa de sucesso comprovado na categoria de protótipos, naquela que é a melhor oportunidade para voltar a colocar a Mazda no degrau mais alto do pódio. Congratulo-me com a integração da família Joest na família Mazda e estou convicto de que, juntos, vamos escrever muitas mais páginas no livro de sucessos da Mazda nas corridas.”

“Estamos animados e orgulhosos com esta nova oportunidade com a Mazda,” disse Ralf Jüttner, Director da Joest Racing. “A Mazda tem uma longa tradição no automobilismo e, em especial na América, criou-se uma enorme plataforma de entusiastas das corridas. Para nós, não só é um regresso às corridas em solo americano, de que sempre gostámos, como também é uma fantástica notícia para o nosso enorme grupo de fãs japoneses, que sempre nos abraçaram de  modo caloroso.”

Quanto a John Doonan, Director do departamento de Competição da Mazda North American Operations, reconhece que esta associação representa “uma oportunidade única. É um momento importante na história da Mazda Motorsports, em que nos apresentamos o nosso programa de competição de topo em associação com uma das melhores equipas de todos os tempos,” acrescentou. “O que o Sr. Joest, Ralf Jüttner e toda a organização da Joest Racing alcançaram não é susceptível de alguma vez ser igualado. Estamos, por isso, muito animados em trabalhar com eles para colocar a Mazda no caminho das vitórias, aumentando o número de troféus conquistados, aumentando os substanciais legados da Mazda e da Joest Racing ao longo dos próximos anos.”

A partir de agora totalmente focada na temporada de 2018, a actual equipa Mazda Prototype não irá alinhar nas três restantes corridas da presente temporada do campeonato IMSA.

“Quero agradecer aos nossos parceiros de longa data da SpeedSource Race Engineering e ao seu proprietário, Sylvain Tremblay,” acrescentou Doonan. “Alcançamos enormes resultados com esta organização a todos os níveis do desporto de há mais de duas décadas a esta parte. Eles são um exemplo perfeito de uma equipa que tem crescido através do nosso sistema Mazda, da génese dos encontros de clube até às batalhas pelas vitórias nas 24 Horas Rolex na categoria GT e, daqui, para o programa Prototype. As amizades neste nosso desporto são profundas e certamente não iremos ver alterações nesse capítulo”.

O Mazda Team Joest irá iniciar em breve os testes com o Mazda RT24-P, em preparação para a próxima temporada. Manter-se-á a concepção da carroçaria, inspirada num modelo de produção e desenvolvido em conjunto com os designers da Mazda, tal como o motor Mazda MZ-2.0T, um quatro cilindros em linha, com 2,0 litros de cilindrada e turbocompressor, bloco que produz aproximadamente 600 CV e que é desenvolvido pela divisão Advanced Engine Research (AER).

A Multimatic Motorsports, de Markham (Ontário, no Canadá), que esteve intimamente ligada ao desenvolvimento do Mazda RT24-P, tem como objectivo evoluir e melhorar o chassis, pelo que irá trabalhar em conjunto com Joest ao longo das sessões de testes e no trabalho nos simuladores. Os actuais quatro pilotos da equipa Mazda Prototype irão participar nesses testes e nos processos de desenvolvimento, embora a estrutura final da equipa para a temporada de 2018 driver ainda não esteja fechada.

Mantendo a sua sede em Wald-Michelbach (Alemanha), a Joest Racing irá estabelecer um quartel-general para a equipa de competição na América do Norte, na região de


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks