| | | | | | | | |   

RVM: Stéphane Lefebvre substitui José Pedro Fontes

10 July , 2017

Stéphane Lefebvre aos comandos do Citroën DS 3 R5 no Rali Vinho Madeira 2017

Stéphane Lefebvre e Gabin Moreau vão estar à partida do Rali Vinho Madeira 2017, aos comandos do Citroën DS 3 R5 “Campeão Nacional” da equipa Citroën Vodafone Team, viatura entretanto recuperada do acidente sofrido no Vodafone Rali de Portugal, em maio último.

A dupla francesa irá ali defender o ceptro que a equipa nacional conquistou na edição passada deste rali insular, utilizando, para tal, o Citroën DS 3 R5 habitualmente tripulado por José Pedro Fontes e Inês Ponte, pilotos do Citroën Vodafone Team, ambos ainda em processo de recuperação do acidente que sofreram. Esta solução permitirá, assim, o regresso da equipa às competições nacionais, num processo que envolve uma das duplas oficiais da Citroën no WRC.

Os responsáveis da equipa nacional estão naturalmente orgulhosos pela confiança demonstrada pela Citroën Racing com esta cedência de uma das suas duplas de pilotos, eles que irão ocupar as bacquets de um carro que não é de todo desconhecido para Lefebvre, já que parte importante da sua escalada nos ralis foi feita aos comandos de um Citroën DS 3 R5, nomeadamente quando, em 2014 e 2015, disputou provas da categoria WRC2 do Campeonato do Mundo de Ralis.

José Pedro Fontes, o piloto oficial da equipa que agora cede o seu lugar ao jovem francês, refere: “Fico muito contente com esta solução encontrada e orgulhoso por ser substituído por um piloto de fábrica da Citroën no WRC, numa participação que também demonstra a confiança que a Citroën Racing tem no nosso projeto. Depois de todo o empenho e sucesso da equipa ao longo dos dois últimos anos é bom sentir isso, sendo que fico agora a torcer por uma nova vitória da Citroën neste rali tão especial”.

Acrescente-se que para além da Citroën e da Vodafone, como Patrocinador Principal, são parceiros da equipa no CNR 2017 a Milaneza, ExpressGlass e a Total, estando a preparação da viatura a cargo da Sports & You.

STEPHANE LEFEBVRE:
DAS FÓRMULAS PROMOCIONAIS A PILOTO OFICIAL CITROËN

Stéphane Lefebvre iniciou o seu processo de aprendizagem no âmbito das fórmulas promocionais do Campeonato de França de Ralis. Conquistando o estatuto de “Melhor Junior” na edição de 2012 do “Volant 207”, teve a sua primeira internacionalização no Campeonato da Europa de Ralis (ERC) do ano seguinte, temporada que terminaria no 5º lugar da categoria de 2WD (2 rodas motrizes), conquistando de permeio a “208 Rally Cup”.

Mas o crescendo de resultados e, consequentemente, mediático dar-se-ia em 2014, temporada em que Lefebvre conquistou nada menos do que 3 títulos FIA: Junior WRC, WRC3 e ERC Junior. Como recompensa pelo ceptro JWRC viu ser-lhe atribuído um programa de 6 ralis do WRC2 no ano seguinte, num processo que se vira entretanto alargado a outras provas, em função do potencial que vinha a ser demonstrado pelo jovem francês.

Em 2015, Lefebvre esteve, por isso, à partida de 13 provas do Campeonato do Mundo. Começou por vencer a classe WRC2 no Rali de Monte-Carlo, dando início a uma temporada que se mostrou um pouco mais difícil, mas onde continuou a apreender tudo sobre os ralis a nível mundial, primeiro aos comandos de um DS 3 R5 e depois com um DS 3 RRC. Foi depois convidado a conduzir um DS 3 WRC nos 5 últimos ralis do ano, conquistando o seu primeiro ponto na Alemanha e subindo ao 8º lugar no Rali de Gales/GB.

No ano seguinte integrou a formação do Abu Dhabi Total WRT, iniciando aí a sua colaboração com Gabin Moreau, o seu atual navegador, ele que havia completado duas temporadas no Europeu de Ralis com Chris Ingram. A época começou em Monte-Carlo com um bom 5º lugar, seguindo-se uma evolução ao nível dos conhecimentos em Portugal e na Polónia. A temporada foi entretanto e abruptamente interrompida na Alemanha, devido a um acidente que provocou alguns ferimentos em ambos. Lefebvre recuperaria a tempo de estar à partida da última prova da época – o Rali Gales/GB – que terminou em 9º, mas Moreau só voltaria à sua bacquet no Rallye du Var, prova do Campeonato de França de Ralis que serviu de teste de preparação para 2017, ano em que ambos surgem integrados no Citroën Total Abu Dhabi WRT, marcando o regresso oficial da marca do double chevron ao Mundial de Ralis.

Já em 2017, aos comandos do novo Citroën C3 WRC com o nº 9 nas portas, Stéphane Lefebvre e Gabin Moreau participaram em 6 dos 8 ralis entretanto disputados, alcançando o seu melhor resultado – igualando o da carreira – no Rali da Polónia do passado fim-de-semana, prova realizada em condições particularmente adversas, mas onde conseguiram alcançar um muito festejado 5º lugar final. No Campeonato do Mundo ocupam, ambos, atualmente o 11º lugar nas suas categorias (Pilotos e Navegadores).

Segue-se, entre outros testes oficiais do Citroën Total Abu Dhabi WRT e participação em ações de promoção, o regresso ao solo português, com esta participação no Rali Vinho Madeira, prova a realizar nos primeiros dias de agosto.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks