| | | | | | | | |   

A Alpine está de volta!

7 March , 2017

Um ano após a apresentação do show car Alpine Vision, a Alpine revela, no Salão Automóvel de Genebra, o seu mais recente modelo de série: o novo A110. Recuperando os princípios intemporais que fizeram o sucesso do Alpine – leveza, agilidade e performance – este coupé de dois lugares com motor central traseiro, mantém-se fiel ao espírito das suas origens e ao A110 «Berlinette». Fabricado em Dieppe, em França, será comercializado nos finais 2017, primeiro na Europa continental e, depois, na Grã-Bretanha e no Japão, em 2018. A Alpine está de volta e pretende retomar o seu lugar no segmento dos automóveis desportivos, com uma promessa: o prazer de conduzir.

UMA CONCEÇÃO CENTRADA NA AGILIDADE

Um coupé desportivo compacto e leve

A carroçaria e o sub-chassis em alumínio do A110 são rebitadas, coladas e soldadas de forma a obter uma estrutura simultaneamente rígida e leve.

O A110 pesa apenas 1080 kg (sem opções). Compacto (comprimento: 4178 mm, largura: 1798 mm) e baixo (altura: 1252 mm), com uma repartição de massas perfeita (56 % na traseira, com o motor em posição central-traseira, 44 % na frente, com o depósito de gasolina instalado atrás do eixo dianteiro), o A110 foi concebido para se ligar de corpo e alma com o condutor e ser ágil, especialmente nas estradas montanhosas onde a Alpine consolidou a sua reputação nos anos 60 e 70.

Uma relação peso/potência otimizada

O A110 está equipado com um motor turbocomprimido de injeção direta, 1,8 L, 4 cilindros, desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan. Os engenheiros da Alpine e da Renault Sport associaram-se para desenvolver uma versão específica Alpine, com componentes fabricados por medida: a admissão de ar, o turbocompressor, o escape e a cartografia. Desenvolve uma potência de 185 kW / 252 cv e um binário máximo de 320 Nm. Este motor, combinado com um peso de 1080 kg, oferece uma excelente relação peso/potência de 4,3 kg/cv, que se traduz numa aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos.

Este motor está associado a uma caixa de velocidades DCT Getrag de embraiagem húmida e 7 relações.  

Os diferentes modos de condução («Normal», «Sport» e «Track») modificam as parametrizações do motor e da caixa de velocidades, do ESP, da direção e da sonoridade do escape. A visualização no ecrã TFT de 10 polegadas também se altera consoante o modo de condução selecionado.

Uma aerodinâmica proveniente da competição

O A110 possui um fundo plano integral e um difusor que são opções técnicas provenientes da competição, orientadas pela vontade de preservar uma linha fluida tipicamente Alpine.

O difusor, dotado de aletas, gera uma zona de baixa pressão que faz baixar o automóvel quando há perda de motricidade. O A110 é o único automóvel da sua categoria capaz de atingir 250 km/h sem aileron, nem spoiler.  

Um design moderno e fiel às suas raízes

O A110 conjuga um design, materiais e modernas tecnologias, com os princípios de conceção da «Berlinette»: leveza, compacidade e fluidez de linhas. 

Na dianteira, a assinatura luminosa que integra 4 faróis diurnos (DRL) independentes e a nervura central do capô são uma referência clara ao ADN da Alpine. 

Na traseira, as luzes compactas de LED em forma de X, que integram os piscas, reforçam o look moderno do conjunto, enquanto o óculo traseiro evoca os primeiros Alpine. 

No interior, o design minimalista do A110 propicia uma atmosfera acolhedora e uma posição de condução confortável. A utilização de materiais de grande qualidade – couro, elementos de estrutura em alumínio, fibra de carbono – proporciona uma extraordinária experiência a bordo do A110.   

Performance e conforto no dia-a-dia

A leveza do A110, combinada com um sistema de suspensão de duplos triângulos à frente e atrás, permite conciliar desempenho com o conforto de condução. Da mesma forma, o acesso ao cockpit foi estudado para facilitar a utilização diária do A110 e o espaço disponível a bordo permite receber praticamente todas as morfologias.

Em resumo, o A110 está tão à vontade nos trajetos do dia-a-dia, como num circuito de competição.

Fornecedores e componentes de primeiro plano

Durante a fase de desenvolvimento do A110, os engenheiros e designers do Alpine selecionaram os melhores fornecedores para garantir um elevado nível de desempenho e de acabamento. Alguns exemplos:

  • A Brembo concebeu estribos de travões totalmente em alumínio com o acionador do travão de estacionamento integrado, o que é uma estreia mundial e significa um ganho de peso de 2,5 kg.
  • A Otto Fuchs fornece as jantes em alumínio forjado de 18 polegadas do A110, numa combinação perfeita de leveza e estética.
  • A Sabelt desenvolveu um banco monoestrutura que pesa apenas 13,1 kg, sem comprometer o conforto.

ALPINE A110 PREMIÈRE EDITION       

O Alpine A110 Première Edition é uma versão de lançamento limitada a 1955 exemplares, em homenagem ao ano de criação da marca Alpine por Jean Rédélé. 

Disponível em 3 cores (Azul Alpine, Branco Solar e Preto Profundo), cada automóvel é único, com uma placa numerada e personalizada.

 O A110 Première Edition está ricamente equipado:

  • Jantes em alumínio forjado com um acabamento exclusivo preto mate, desenvolvidas pela Otto Fuchs
  • Três modos de condução: «Normal», «Sport» e «Track»
  • Um sistema de travagem com acionador do travão de estacionamento integrado, estribos em alumínio e discos bimaterial com cubo em alumínio
  • Pedais em alumínio escovado
  • Bancos monoestrutura Sabelt revestidos a couro
  • Sistema de som Focal, especialmente desenvolvido para a Alpine
  • Monograma tricolor – azul, branco e vermelho – no habitáculo e na carroçaria

DISPONIBILIDADE DO A110 PREMIÈRE EDITION

A Alpine abriu as reservas para o A110 Première Edition em dezembro de 2016 através de uma aplicação móvel Alpine. Todas as unidades com volante à esquerda foram reservadas em cinco dias.

A aplicação Alpine continua aberta para as reservas dos A110 de série que serão produzidos em 2018, depois de entregues os A110 Première Edition.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks