| | | | | | | | |   

A segunda geração do Audi Q5 chega a Portugal

25 January , 2017

Mais desportivo e multifacetado

A Audi apresenta mais um modelo de pleno sucesso. As vendas da segunda geração do Audi Q5 começam agora em Portugal. Este SUV da Marca dos quatro anéis combina o desportivismo de um Limousine da Audi com um caráter multifacetado e um interior muito flexível. Seja na conectividade, eficiência ou sistemas de assistência à condução, o novo Audi Q5 define novamente os padrões no seu segmento.

“O primeiro Audi Q5 foi durante muitos anos o SUV mais vendido do mundo na sua categoria. Não foi uma tarefa fácil projetar o seu sucessor, mas é precisamente por isso que é muito excitante“, diz Rupert Stadler, Presidente do Conselho de Administração da Audi AG. “Com o novo Q5 estamos a elevar ainda mais a fasquia. Entre as grandes inovações estão o sistema de tração quattro com tecnologia ultra, motores altamente eficientes, a suspensão pneumática com controlo de amortecimento e uma linha abrangente de infotainment e sistemas de assistência.”

O novo SUV da Audi tem uma postura desportiva e tensa na estrada. Uma grelha Singleframe esculpida com uma estrutura sólida domina a sua parte dianteira aerodinamicamente plana. Está disponível com faróis em LED ou tecnologia LED Matrix de alta resolução com luzes de viragem dinâmicas.

Tipicamente Audi: referência ao sistema de tração quattro

Uma linha de cintura distintamente curva e fortemente rebaixada transmite uma forma estrutural ao perfil lateral. Os guarda-lamas fortemente enfatizados são uma referência para o sistema de tração quattro. Assim como na frente, as linhas horizontais na traseira transmitem uma imagem de largura e presença. Os farolins também estão disponíveis com indicadores de mudança de direção dinâmicos, opcionais. A bagageira circunda os pilares C, uma característica típica dos modelos Q da Audi. Um difusor integra as ponteiras de escape

O novo sistema quattro ultra é constituído por uma embraiagem multidisco que acopla, quando seja necessário, o eixo de transmissão das rodas traseiras. Até aqui é similar ao sistema Haldex que a Audi utiliza em outros modelos. A diferença é que no diferencial traseiro existe uma embraiagem que pode desligar os elementos do diferencial que provocam as maiores perdas por arrastamento, como a roda dentada de maior diâmetro banhada a óleo. Este sistema foi desenvolvido pela Audi e a Magna.

A versão 3.0 V6 TDI mantém o sistema quattro com três diferenciais em que o central é autoblocante mecânico, garantindo a correta distribuição de potência entre as rodas do eixo dianteiro e traseiro.

A Audi propõe o novo Q5 em 14 cores exteriores diferentes. Cinco níveis de equipamentos recém-configurados estão disponíveis – as linhas Sport e Design, o pacote desportivo S line, o design selection e o pacote exterior S line. Um conjunto que influencia a aparência geral. Na linha Design, elementos de contraste em cinzento enfatizam o caráter robusto do novo SUV, enquanto a linha Sport do Audi Q5 propõe os mesmos elementos totalmente pintadas na cor da carroçaria.

Peso reduzido: até 90 kg mais leve do que o modelo anterior

Com um comprimento de 4,66 metros, uma largura de 1,89 metros, uma altura de 1,66 metros e uma distância entre eixos de 2,82 metros, o novo Q5 cresceu em quase todas as suas dimensões em comparação com o modelo anterior. Consequentemente, o peso do conjunto foi reduzido: até 90 kg, dependendo do motor. Aços com máxima resistência à torsão e alumínio formam uma mistura de materiais inteligentes na carroçaria.

A nova geração do Q5 está construída sobre a plataforma MLB EVO. Agora o Q5 é mais silencioso uma vez que o habitáculo está melhor isolado através de janelas dianteiras laminadas, uma opção barata que reduz significativamente o ruído proveniente do exterior.

O novo Q5 também está no topo da sua categoria em termos da aerodinâmica. As versões de quatro cilindros apresentam um Cx de 0,30 com o tejadilho otimizado aerodinamicamente. Os ruídos aerodinâmicos são excecionalmente baixos e o conforto das vibrações é elevado; o novo SUV da Audi permite ao condutor e aos passageiros a melhor acústica interior da sua categoria.

Espaçoso e amplo: o interior

O interior oferece muito espaço para cinco pessoas e supera o modelo anterior e os seus concorrentes em dimensõeschave. As suas linhas orientadas horizontalmente ressaltam a impressão de largura e conforto, e uma faixa de acabamento tridimensional percorre toda a largura do painel de instrumentos.

O novo conceito de linhas de equipamentos oferece aos clientes uma ampla seleção de cores e materiais.

Nos bancos dianteiros existe espaço suficiente para pessoas de qualquer estatura. Os apoios de cabeça dos bancos podem ser regulados também em direção longitudinal, para serem colocados a uma distância adequada da nuca do ocupante.

O novo sistema de ar condicionado de alta eficiência está disponível em duas versões. Um volante multifunções de três raios é de série e, nas versões com caixa automática, incluem patilhas; funções adicionais como o aquecimento do volante são opcionais. As características dos bancos variam e podem incluir a função de massagem pneumática. Na escuridão, a iluminação ambiente opcional (de série na linha Design) cria uma atmosfera atraente em 30 cores diferentes. A qualidade de fabrico no novo Q5 é intransigente.

Se o Q5 estiver equipado com sistema de aquecimento auxiliar, também se pode programar este para aquecer o habitáculo. Para quem utilize o veículo em condições climatéricas mais frias, pode também optar pelo volante aquecido e para-brisas térmico.

Por baixo dos comandos da climatização existe uma fila de botões para elementos como o Hill Descent assist ou o comando Audi Drive Select. Entre os bancos e atrás da alavanca da caixa de velocidades, estão posicionados dois portabebidas e um compartimento para arrumação de pequenos objetos. Sob o apoio de braços dianteiro, localiza-se o Audi phone box que inclui o carregamento por indução de um telemóvel (apenas com telemóveis compatíveis) e o sistema Bluetooth com ligação à antena do veículo para um melhor sinal.

O banco traseiro do novo Audi Q5 pode estar dividido em três partes e ter regulação longitudinal. Dispõe de uma tomada de 12 V na parte traseira. Dependendo da posição do banco traseiro, o volume base da bagageira varia de 550 a 610 litros, mais 10 litros do que no modelo anterior. Com o banco traseiro rebatido, este volume cresce para 1.550 litros. A colocação das bagagens é simplificada através de soluções inteligentes como Advanced key com sensor de movimento para abertura da bagageira e a diminuição da altura da carroçaria em 55 mm através da suspensão pneumática, opcional.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks