| | | | | | | | |   

Novo Seat Leon Cupra

24 January , 2017

A performance elevada a um novo patamar

Ouvimos sempre a mesma pergunta em cada apresentação de um novo modelo SEAT à imprensa; “Haverá uma versão CUPRA?” Hoje, o acrónimo derivado das palavras CUP RACER tornou-se muito mais do que apenas uma versão adicional na gama. Os CUPRA são modelos muito desejados, a última expressão na herança desportiva, combinada com tecnologia, funcionalidade e fiabilidade. Um CUPRA, por outras palavras, é o melhor exemplo de equilíbrio entre razão e emoção.

O Leon CUPRA sempre se destacou pela sua performance e equipamento, sem esquecer o design e a excelente relação preço/qualidade. Tudo isto foi elevado para o patamar seguinte. Embora o CUPRA seja um modelo muito bem-sucedido, conseguimos torná-lo ainda mais apetecível.

Um completo sucesso

Como demonstram as vendas de 9.000 unidades em 2016 em todo o Mundo (das quais 8.300 entregues na Europa) o sucesso do SEAT Leon CUPRA é inegável. Estes números colocam o mais desportivo modelo da marca no top 5 deste segmento de mercado.

Neste automóvel desportivo encontrará potência, uma incrível experiência de condução e a mais avançada tecnologia. É assim que se define a experiência de condução do Leon CUPRA, enquanto os utilizadores da restante gama Leon preferem conceitos como segurança, fiabilidade, elegância e funcionalidade. Agora, graças à introdução da mais avançada tecnologia em segurança, conetividade e multimédia, o novo Leon CUPRA consegue oferecer tudo isto sem atenuar o fator intensidade. O Leon CUPRA assegura a versatilidade graças à disponibilidade de três carroçarias diferentes: 5 portas, versão SC e a familiar ST. O 5 portas permite adicionar intensidade ao seu dia-a-dia, o SC representa o design e a performance na sua forma mais pura e o ST combina versatilidade e dinamismo com perfeição.

O SEAT mais potente de sempre

Com o seu 2.0 TSI capaz de debitar 300 cavalos, o novo Leon CUPRA, além de ocupar o topo da gama, passa a ser, também, o modelo de série mais potente alguma vez produzido pela SEAT. Os números relacionados com este feito merecem uma referência especial. Este motor não só é 10 cavalo mais potente (sobe de 290 para 300 CV) mas, mais significativo, vê o valor de binário máximo incrementado de 350 Nm para uns impressionantes 380 Nm. Este valor de binário máximo está disponível num leque alargado de rotações, desde as 1800 às 5000 rpm. Com esta amplitude de regime, o resultado é uma convincente e poderosa resposta do motor praticamente desde o ralenti até ao limitador de rotação. Este comportamento deve-se, essencialmente, ao variador de fase das válvulas na árvore de cames combinado com a injeção direta e indireta. As duas tecnologias resultam na extração ótima de potência do motor, alcançando resultados excecionais de performance.

A velocidade máxima é eletronicamente limitada aos 250 km/h, independentemente da caixa de velocidades adotada, que tanto pode ser manual como automática, ambas com seis relações. Esta performance é obtida, claro, com um elevado nível de eficiência, como se comprova através das emissões de CO2; situadas entre as 153 e 164 g/km de CO2; dependendo da versão. O consumo médio da versão SC com caixa automática fica-se pelos 6.7 l/100 km e nos 6.8 l/100 km para a versão de 5 portas. O consumo médio sobe para os 7.2 l/100 no caso do CUPRA ST DSG 4Drive.

O SEAT Leon CUPRA também receberá quatro rodas motrizes na versão familiar ST em conjunto com a caixa de dupla embraiagem DSG. Os fãs recordar-se-ão, certamente, que no ano 2000 a primeira geração do Leon CUPRA também tinha tração às quatro rodas. Agora, com a tração 4Drive e os mais recentes sistemas de assistência à condução, o Leon CUPRA ST DSG 4Drive assume-se como uma referência entre os veículos desportivos, em segurança e versatilidade.

kW/CV Nm @ rpm Vmax CO2
2.0 TSI 221/300 380 1800-5500 250 158
2.0 TSI DSG* 221/300 380 1800-5500 250 153 – 164

* Apenas este motor estará disponível em Portugal

Um chassis de elevado calibre

Para que seja possível retirar o máximo de uma máquina tão brilhante, o Leon CUPRA traz os seus próprios e específicos amortecedores com controlo eletrónico. O Controlo de Chassis Adaptativo (DCC) garante simultaneamente o melhor grau de eficiência e de controlo, assegurando não apenas um comportamento superlativo, mas também um deslizar suave graças à capacidade de conseguir adaptar-se às condições da estrada e ao estilo de condução numa fração de milissegundos.

O novo SEAT Leon CUPRA traz, obviamente, o Sistema de Direção Progressiva como equipamento de série. Este sistema facilita as ações do volante, tornando o automóvel mais ágil nas estradas contorcidas, garantindo maior suavidade em condução veloz, enquanto as manobras de estacionamento podem ser completadas com menos voltas de volante. Tudo isto transforma a condução numa experiência de condução muito mais confortável.

Outro dos elementos-chave é o diferencial autoblocante Haldex VAQ. Diferencia-se pela ação hidráulica através de controlo eletrónico. Também merece ser sublinhado que as suas funções são muito mais ativas do que as de outros sistemas que utilizam os sensores do ESP para travar a roda interior na curva de forma a transferir potência para a roda exterior. Neste caso, depois de analisar a aderência de cada pneu, os discos de embraiagem Haldex abrem e fecham de forma a concentrarem 100% do binário numa única roda. Este funcionamento é, claro, perfeitamente coordenado com a restante atuação dos sistemas de assistência eletrónica, tratando de aplicar e de repartir a potência de forma a eliminar os sacões à saída das curvas apertadas. Isto permite que os travões sejam menos utilizados e reduz as interrupções na entrega de potência. O condutor apenas notará o total desaparecimento da subviragem e um desempenho extraordinário do motor em qualquer situação.

As qualidades das características dinâmicas do carro podem ser adaptadas ao estilo do condutor através do Perfil de Condução CUPRA. Há cinco modos de condução à escolha – Comfort, Sport, Eco, Individual e CUPRA. O acelerador, caixa de velocidades, DCC, Sistema de Direção Progressiva e o diferencial autoblocante ganham uma resposta mais desportiva quando selecionado o modo CUPRA.

O Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) pode ser ajustado às exigências do condutor, havendo três escolhas disponíveis. No arranque do motor o Sistema ESC fica integralmente ativo, permitindo uma experiência de condução desportiva e, simultaneamente, garantindo um elevado padrão de segurança. Num patamar mais exigente, para uma condução mais dinâmica, como por exemplo numa pista, pode ser desativado em dois níveis: no primeiro desliga o controlo de tração mantendo ativa a função ESC; um segundo nível vai mais além desligando integralmente o ESC.

A melhor tecnologia

Tal como nas restantes versões na gama do novo SEAT Leon, o CUPRA vem repleto da mais recente tecnologia e funcionalidade. Sem esquecermos os dispositivos já disponíveis no atual CUPRA 290, como o Radio Media System Plus, o Cruise Control Adaptativo ou o Front Assist, podemos acrescentar novas e melhores luzes graças aos faróis Full LED que traz agora o novo SEAT Leon CUPRA. Os indicadores de mudança de direção estão agora integrados com as luzes de dia Full LED; as luzes de nevoeiro também são LED e os indicadores de mudança de direção traseiros são LED e de maiores dimensões.

No interior, travão de estacionamento elétrico, o Sistema Keyless Entry, o carregador de telefones sem fios e o ecrã tátil de 8 polegadas com toda a atual tecnologia in-car surgem colocados na consola central. A iluminação ambiente também recorre à tecnologia LED, podendo ser escolhida uma de 8 cores e ajustada a intensidade de acordo a disposição.

Em acréscimo a tudo isto, o novo Leon CUPRA vem equipado com os mais recentes sistemas de auxílio à condução, de multimédia e tecnologia de conetividade. As câmaras e radares foram atualizados para servirem o Sistema de Proteção de Peões e o de Assistência de Emergência, e garantem mais precisão e rigor para o sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito. O Sistema de Assistência em Trânsito está disponível para as versões DSG, oferecendo mais conforto e aliviando o stress em situações de para-arranca.  

Um design exclusivo com as parecenças da família Leon

Outro dos aspetos que fazem o novo SEAT Leon CUPRA destacar-se de todos é a sua imensa personalidade embora mantenha os traços fundamentais do design do novo Leon. No exterior, salientam-se os novos faróis Full LED, incluindo as luzes de nevoeiro dianteiras, os pilares B e C em preto e os para-choques dianteiros e traseiros desenhados especificamente pela SEAT para a versão CUPRA. Mas não é apenas isto; merecendo igualmente destaque as maiores entradas de ar dianteiras do CUPRA, ponteira de escape dupla e cromada, pinças de travão vermelhas com logo CUPRA, soleiras de portas em alumínio com logo CUPRA, assim como o spoiler traseiro exclusivo para o CUPRA e os vidros escurecidos. Está também disponível um Pack Performance para o novo SEAT Leon CUPRA, que acrescenta ainda mais detalhes desportivos ao mais desportivo da série, tal como as jantes de 19 polegadas com rebordos à cor da carroçaria e as pinças de travão Brembo em preto ou vermelho.

Por dentro, o logo CUPRA domina o volante forrado a pele com costuras em linha branca. Os painéis das portas são forrados a Alcantaraâ com detalhes em fibra de carbono que são repetidos nos bancos desportivos.

Também estão disponíveis os estofos em Alcantaraâ com pele perfurada e o logo CUPRA marcado nos encostos de cabeça; e os bancos tipo baquet em Alcantaraâ são também outra opção. Os pedais e o apoio do pé esquerdo são revestidos em alumínio.

A gama de cores exteriores foi alargada com a disponibilidade de duas novas tonalidades metalizadas, o Azul Mystery e Vermelho Desire.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks