| | | | | | | | |   

Azores Airlines Rallye: O russo que veio do frio

3 June , 2016

O segundo dia competitivo do Azores Airlines Rallye confirmou a agressividade de Alexey Lukyanuk, o piloto russo que veio do frio para quebrar o gelo nos Açores e dizer que é candidato à vitória. Após disputadas 10 especiais de classificação, Lukyanuk lidera com quase dez segundos de vantagem para Kajetanowicz e cerca de quarenta perante Ricardo Moura. É este o pódio do rali açoriano à entrada para o último dia de prova, que conta com mais seis troços cronometrados.

O “Foguete Russo”, como é conhecido Alexey Lukyanuk, causou surpresa nas especiais da ilha de São Miguel e gelou a concorrência. O piloto do Ford Fiesta R5 que já tinha passado pela liderança da prova, resolveu arregaçar as mangas e pular para a liderança do rali, precisamente na última especial do dia, a 2ª passagem pelas Sete Cidades. O russo deu diversos sinais ao longo do dia, mas sempre com respostas prontas de Kajetanowicz, que defendia com afinco a liderança. Apesar de um susto na ligação até Ponta Delgada, Lukyanuk termina o dia como líder da prova, com 9,8 segundos de vantagem para o polaco Kajetanowicz.

Em relação a Ricardo Moura, o mais veloz dos pilotos portugueses, termina o dia na 3ª posição a 40,8 segundos do líder. O campeão açoriano confessa que fez o melhor possível para não perder tanto tempo para os dois pilotos da frente, prometendo dar mais no último dia da prova, onde Moura vai entrar nos seus terrenos preferidos, as especiais de Graminhais e Tronqueira.

Lukyanuk venceu 5 das 10 especiais disputadas até aqui, Kajetanowicz triunfou em 3, com Ricardo Moura e Ralfs Sirmacis a ganharem uma especial cada um. O jovem piloto do Skoda Fabia R5 de apenas 22 anos, já está a 1m05 do líder e a cerca de 25 segundos de Moura promete pressionar os homens do pódio durante o último dia de prova.

No que toca ao Campeonato Nacional de Ralis e com Ricardo Moura a ser nitidamente o melhor piloto nacional, mas a não afligir os candidatos ao título, pois o piloto açoriano não aposta este ano no CNR, a “guerra” está agora aberta entre Pedro Meireles (Skoda Fabia R5) e José Pedro Fontes (Citroen DS3 R5), com o piloto do Skoda a guardar uma vantagem de 15,8 segundos frente ao campeão nacional de ralis. Depois do abandono de João Barros nas Sete Cidades, as atenções estão agora focalizadas no duelo entre Meireles e Fontes, pelo 2º lugar entre os portugueses.

De destacar ainda a excelente prova de Luis Miguel Rego, que depois de ter aberto a estrada no primeiro dia, e ainda por cima estrear um Ford Fiesta R5, ocupa o 11º lugar da geral e o 4º entre os portugueses. Miguel Barbosa (Skoda Fabia R5), Ricardo Teodósio (Ford Fiesta R5) e Carlos Vieira (Citroen DS3 R5) estão classificados logo a seguir, sendo também pilotos em foco, juntamente com o regressado Fernando Peres, que se pode queixar de uma série de azares ao longo da prova.

De realçar ainda a excelente prestação do jovem Diogo Gago que, ao volante de um Peugeot 208 R2 está na liderança do ERC3, batendo para já o britânico Christopher Ingram em Opel Adam R2 com mais de vinte segundos de vantagem.

O último dia da prova açoriana leva os concorrentes até à zona do Nordeste da ilha de São Miguel, para disputarem duas passagens por Graminhais e Tronqueira, ainda com uma Super Especial para correr (Grupo Marques) e mais uma passagem pelo sempre complicado troço de Vila Franca/São Brás.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks