| | | | | | | | |   

WTCC 2016: Honda começa a incomodar a Citroen

4 April , 2016

Vitórias ara Robert Huff e José Maria López

Tiago Monteiro em excelente plano

Começou a temporada de 2016 do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), com o circuito francês de Paul Ricard a desvendar as primeiras emoções da época. A Honda marcou importante posição para a nova época. Robert Huff estreou-se ao volante de um Civic e venceu a primeira corrida. O campeão Lopéz ganhou a segunda, muito pressionado por Tiago Monteiro. A marca japonesa provou que podem contar com os Civic para animar o campeonato.

Com o campeão do Mundo José Maria López a ser o mais rápido na qualificação, impondo o Citroen C-Elysée ao Honda Civic do português Tiago Monteiro, o segundo mais rápido à frente de outro Citroen, o de Yvan Muller, a prova de abertura mostrou que poderemos vir a assistir a um animado campeonato, e que Tiago Monteiro tem estatuto de candidato.

Com a inversão da grelha de partida para os dez primeiros da qualificação para a primeira corrida, Monteiro viria a partir do 9º lugar e López do 10º. Uma tarefa ingrata, que no entanto o português conseguiu resolver da melhor forma, com uma excelente operação que o fez subir até ao 4º lugar. Só faltou mesmo a entrada no pódio. Isto porque lá na frente, Robert Huff em corrida de estreia pela Honda não dava hipóteses, caminhando para uma vitória que até foi fácil, apesar das tentativas do marroquino Mehdi Bennani que levou o Citroen da “Sébastien Loeb Racing Team” ao 2º lugar, à frente de Michelsiz, um húngaro convincente que subiu ao 3º lugar do pódio com outro revigorado Civic. A Honda começa o ano a vencer e coloca três Civic nos cinco primeiros lugares. Em estreia absoluta, a Volvo não conseguiu melhor que o 7º lugar com o S60 da Polestar tripulado pelo sueco Thed Bjork, depois do seu compatriota Ekblom ter sido obrigado a abandonar após um peão. Ficou logo a abrir o campeonato, um sério aviso da Honda à Citroen, que continua a ser a grande favorita para esta temporada, com José Maria López e Yvan Muller.

López e o estatuto de campeão

Grande corrida de Tiago Monteiro

Para a segunda corrida de Paul Ricard, o campeão José Maria López e o português Tiago Monteiro ocuparam a primeira fila da grelha de partida. Monteiro não fez um grande arranque, mas acabou por efetuar uma corrida fantástica, pressionando até à última o piloto argentino, que acabou por suspirar de alívio ao ver a bandeira de xadrez. Se López teve de se aplicar para se defender dos ataques de Monteiro, de destacar também a corrida do húngaro Norbert Michelisz que conseguiu subir por duas vezes ao pódio, conquistando dois terceiros lugares nas duas corridas francesas. Yvan Muller não chegou para as encomendas dos pilotos da Honda, terminando a corrida na 4ª posição, à frente do Lada Vesta de Catsburg. Robert Huff, que venceu a primeira corrida do dia, viria a terminar na 6ª posição, depois de prodigiosa recuperação, após um toque sofrido logo na primeira volta. A “guerra” entre a Citroen e a Honda promete animar o WTCC de 2016, com o português Tiago Monteiro a assumir o estatuto de candidato, depois de um 2º e um 4º lugar na jornada francesa que abriu esta temporada. Uma vitória para a Honda, outra para a Citroen, mas com os Civic a conseguirem conquistar dois dos lugares do pódio em cada uma das corridas. Este ano promete!

José Maria lópez (Citroen) 38
Tiago Monteiro (Honda) 34
Robert Huff (Honda) 33
Norbert Michelisz (Honda) 30
Mehdi Bennani (Citroen) 27

por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks