| | | | | | | | |   

Rali Serras de Fafe: Uma prova para Campeões!

5 March , 2016

José Pedro Fontes e Inês Ponte num DS3 R5 sagraram-se vencedores do Rali Serras de Fafe, a prova inaugural da época de 2016 do Campeonato Nacional de Ralis. No entanto, não foi um triunfo fácil nem previsível. Primeiro foi a entrada de rompante de Ricardo Moura, depois a enérgica resposta de Miguel Campos, e ainda a tenacidade de Pedro Meireles. No final, tudo correu bem a Fontes, muito bem navegado pela regressada Inês Ponte.

No primeiro dia de prova, numa dupla passagem noturna pelo troço do Confurco, o açoriano Ricardo Moura em Ford Fiesta R5 teve uma entrada muito forte, vencendo as duas especiais de classificação, conseguindo alcançar 13,8 segundos de vantagem para um muito eficaz, mas surpreendido Miguel Campos em Skoda Fabia R5 e 15,4 segundos para o campeão em título José Pedro Fontes num DS3 R5. Numa noite fria e com um traçado muito enlameado e escorregadio, esperavam-se respostas prontas para o segundo dia de prova, com mais oito troços cronometrados nos míticos troços de Luilhas, Montim e Lameirinha.

No segundo dia de prova o figurino competitivo do rali começou a mudar logo muito cedo, através da ofensiva de um decidido Miguel Campos, da consistência de um convincente José Pedro Fontes e da subtileza de Pedro Meireles. Para que tudo se tornasse mais fácil para este trio, Ricardo Moura registava um furo lento na primeira especial do dia, abandonando dois troços depois, após ter partido uma transmissão do Ford Fiesta. Uma baixa de peso, quando se esperava assistir a um duelo a quatro pela vitória no rali.

Primeiro foi Miguel Campos que herdou o comando, até ficar sem direção assistida no seu Skoda Fabia R5 e perder mais de um minuto na luta direta pela vitória. Depois o herdeiro foi mesmo José Pedro Fontes, que se limitou a controlar a curta distância um Pedro Meireles que ia ganhando cada vez mais confiança. À chegada a Fafe os maiores sorrisos foram mesmo para José pedro Fontes e Inês Ponte que entraram com o pé direito no Campeonato Nacional de Ralis de 2016.

Entre inúmeras ocorrências, mais ou menos felizes, numa prova que se mostrou bastante competitiva e bem emoldurada pelo muito público que encheu as estradas da região de Fafe, ficaram também notas positivas para os desempenhos de Carlos Martins que estreou um DS3 R5, terminando no 4º lugar da geral, e para o campeão de TT Miguel Barbosa que fechou o lote dos cinco primeiros classificados ao volante de um Skoda Fabia R5, e logo na sua prova de estreia nos ralis. Prova positiva também para Joaquim Alves que se estreou ao volante de um Ford Fiesta R5 e até para Diogo Salvi ao registar a 6ª posição 4,6 segundos à frente de Joaquim Alves. Entre os azarados deste Rali Serras de Fafe, e para além de Ricardo Moura, de registar também os abandonos de outros pilotos bem cotados como João Barros (Ford Fiesta), Carlos Vieira (DS3), Paulo Meireles (Skoda Fabia) e Ricardo Teodósio (Ford Fiesta), para além da contrariedade do regressado Fernando Peres que viria a terminar num imprevisto 13º lugar depois de ter aberto a direção do seu Ford Fiesta.

No pódio de Fafe Fontes subiu ao lugar mais alto, seguido de muito perto por Pedro Meireles a apenas 9,6 segundos e com Miguel Campos no 3º lugar a 1m07,2. Nas duas rodas motrizes o inquestionável triunfo pertenceu a um rapidíssimo Diogo Gago em Peugeot 208 R2, que registou nada mais, nada menos, que 5m36 de vantagem para o 2º classificado Paulo Neto. Na Produção (RC2N) o triunfo, também folgado, pertenceu a José Barbosa num Mitsubishi Evo X. A próxima prova do Campeonato Nacional de Ralis está marcada para Castelo Branco a 23 e 24 de abril.


por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks