| | | | | | | | |   

Rali de Mortágua: Num duelo de campeões a sorte sorriu a Pedro Meireles

19 September , 2015

O figurino do Rali de Mortágua foi alterado em 2015 e as especiais montadas pelo Clube Automóvel do Centro passaram a ser em terra. Uma prova nova para todos os concorrentes, com emoções que se perderam no muito pó que pairou no ar, apesar da organização ter decidido atribuir três minutos de intervalo entre cada participante. A festa começou no centro de Mortágua, com um Super Especial a atrair muito público, onde José Pedro Fontes foi segundo e meio mais rápido que Ricardo Moura. Estava dado o mote para um duelo que viria a ter diversos contornos, num sábado com muito sol, pó e algumas ocorrências que deixam para o Algarve a decisão do título de Campeão Nacional de Ralis 2015.

E se o duelo entre Fontes e Moura prometia aquecer o ambiente durante seis especiais, algumas surpresas viriam a surgir. O DS 3 conduzido por José Pedro Fontes, líder do campeonato, mostrou as suas credenciais vencendo as duas primeiras especiais do dia, dando sinais que desejavam vincar uma posição dominadora ao longo da prova. As respostas de Ricardo Moura foram pensadas, com o piloto açoriano a solidificar a 2ª posição a 15 segundos de Fontes, após os dois primeiros troços. A surpresa surgia no entanto da parte de Carlos Martins e Carlos Vieira, com os pilotos a registarem na primeira passagem por Rigueiras os tempos imediatos a Fontes. Mas o ponto chave desta prova viria a acontecer no troço mais longo, na 2ª passagem por Aguieira. O líder furou e parou para trocar a roda. Pedro Meireles, que abriu a estrada, abriu também o caminho para a vitória, uma vez que Ricardo Moura ficou envolvido  no pó levantado pelo DS3 de Fontes, que regressou ao troço segundos antes da passagem do Ford Fiesta R5 do açoriano. Ricardo Moura parou inúmeras vezes sem qualquer tipo de visibilidade, vindo a perder mais de um minuto em relação ao tempo que tinha registado na primeira passagem. Aproveitando a ocorrência, Pedro Meireles vence a especial e alcança a liderança da prova, com João Barros muito perto e Carlos Martins a instalar-se de forma algo confortável no 3º posto. Moura estava distante, agora a 50 segundos da liderança, e Fontes ainda mais distante a 2m30 do líder. E foi aqui que tudo se resolveu, pois durante a tarde apenas se assistiu à defesa da liderança por parte de Meireles, aos ataques de Ricardo Moura, que tudo fez para subir na classificação, vencendo duas das três especiais. Mas se estes “trabalhos” acabaram por não ser fáceis para Pedro Meireles e Carlos Martins, a tarefa de Ricardo Moura mostrou-se praticamente impossível, tal a diferença em relação ao líder, beneficiando no entanto da desistência de João Barros, com problemas de motor no Fiesta R5. Outro abandono de peso foi o de José Pedro Fontes, que depois de sentir graves problemas de travões no DS3, viria a capotar e abandonar o rali. Com este cenário, Meireles defendia a liderança, agora de forma mais simples e Moura esforçava-se ao máximo para chegar ao 2º lugar, mas Carlos Martins acabou por segurar esta posição, apenas por cinco décimas de segundo. Para além deste duelo pelo título, entre Fontes e Moura  que irá ficar adiado para o Algarve, de destacar a grande surpresa chamada Carlos Vieira, um piloto de asfalto, que veio da velocidade, mas que se adaptou extraordinariamente bem aos pisos de terra e à condução do Ford Fiesta R5. Vamos ter piloto para a próxima época!

Num pódio com uma dobradinha Skoda, o Fabia R5 de Meireles e o Fabia S2000 de Martins, Ricardo Moura não fez a colheita que desejava, acabando por perder preciosos pontos no pó de José Pedro Fontes, fechando o pódio com o seu Ford Fiesta R5, seguido por dois carros idênticos, o de Carlos Vieira (4º) e o de Diogo Salvi (5º). No Agrupamento de Produção que já elegeu Adruzilo Lopes como campeão de 2015, e que esteve ausente nesta prova do CAC, a vitória coube a Manuel Castro, enquanto nas duas rodas motrizes a vitória folgada de João Ruivo relança o duelo com Marco Cid para a derradeira prova do campeonato, o Rali do Algarve marcado para os dias 7 e 8 de nevembro.

Apesar do abandono José Pedro Fontes continua líder do campeonato, agora apenas com 9,5 pontos de diferença para Ricardo Moura, os dois únicos candidatos ao título de Campeão Nacional de Ralis de 2015.

CNR 2015 (após Rali de Mortágua)

1º José Pedro Fontes    145,5 pontos

2º Ricardo Moura            136

3º João Barros                    99

4º Pedro Meireles            68,5

5º Carlos Martins               63,5

6º Adruzilo Lopes              61


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks