| | | | | | | | |   

Novos DS 4 e DS 4 CROSSBACK

31 August , 2015

Um modelo, duas silhuetas distintas e uma nova face dianteira. Um estilo único, baseado nos elementos de identidade fortes e emblemáticos do estilo DS. Sempre mais tecnologias high tech e sempre mais requinte nos mínimos detalhes… Eis os novos DS 4 e DS 4 Crossback.

Com 115.000 exemplares vendidos desde o seu lançamento, o DS 4 ganha um novo ânimo com o Novo DS 4, uma berlina dinâmica e desportiva para clientes à procura de sensações e do prazer de conduzir, e uma nova silhueta inédita, o DS 4 Crossback, com um ‘look’ de ‘aventureiro chique’, com uma distância ao solo mais elevada.

Esta dupla oferta é a resposta da marca DS às expectativas dos clientes do segmento dos compactos premium. Um segmento que ficou mais rico com a emergência de novas silhuetas de forte personalidade.Oscrossovers representam já 30 % do mercado actual das berlinas compactas premium.

«DS é espírito de vanguarda. Para o DS 4, este espírito traduz-se na nossa oferta formada por duas silhuetas: uma nova berlina premium e uma nova proposta inédita : o DS 4 Crossback, com o aspecto de um ‘aventureiro chique’. Com uma tal oferta complementar, a marca DS mostra a sua ambição e fica mais perto das expectativas dos clientes». Yves Bonnefont, Director geral da marca DS.

Linhas fluidas, dinâmicas e elegantes, assinaturas cromadas na carroçaria, motorizações performantes e eficientes, o Novo DS 4 possui todos os atributos da berlina premium, para lá de trazer um toque mais pessoal com a sua oferta de carroçaria em dois tons com a carroçaria e o tejadilho distintos, o que é único no seu segmento. Com o seu interior requintado, exclusivo e sempre personalizável, o Novo DS 4 assume-se como o digno herdeiro da tradição dos automóveis DS, sinónimo de vanguardismo, de personalidade, de requinte e de tecnologias de ponta. O Novo DS 4 é e será uma oferta única e incontornável no segmento dos compactos premium.

O DS 4 Crossback é a viatura polivalente por excelência. Afirma o seu estatuto de ‘aventureiro chique’ graças à sua distância ao solo elevada, às suas grandes rodas negras e também graças aos seus embelezadores dos guarda-lamas ou às suas barras no tejadilho.

Assim, os Novos DS 4 e DS 4 Crossback encarnam perfeitamente o espírito dos automóveis DS:

  • Uma identidade forte sublinhada pela sua nova face dianteira (grelha DS Wings saída directamente do concept car Numéro 9, e os novos projectores DS LED VISION),
  • Tecnologia de última geração com a sua oferta de conectividade DS CONNECT, incluindo o protocolo CarPlay®, lançado para os Novos DS 4 e DS 4 Crossback,
  • Motorizações performantes com até 210 cv e emitindo entre 97 g/km e 138 g/km de CO2,
  • E, finalmente, requinte com o painel de bordo e os painéis das portas revestidos a couro nappa, e a confecção dos bancos tipo «bracelet» em couro semi anilina, que constituem outras tantas exclusividades da Marca DS.

Apresentados em estreia mundial no Salão de Frankfurt 2015, estes modelos serão comercializados a partir de Novembro de 2015 na Europa.

UM MODELO, DUAS SILHUETAS

Objecto único aquando do seu lançamento em 2011, que lhe valeu os prestigiosos títulos de «Most Beautiful Car of the Year»e «Most Beautiful Interior»do Festival International Automobile, o DS 4 escolheu ficar com duas versões diferenciadas e complementares : o Novo DS 4 – berlina premium, dinâmica e requintada – e o DS 4 Crossback – que se apresenta sob a forma de um ‘aventureiro chique’ graças à distância ao solo mais elevada 30 mm, às suas grandes rodas negras e aos seus elementos da carroçaria específicos mais robustos (embelezadores das passagens de rodas, defletores e barras no tejadilho).

Novo DS 4: requintado e único pela sua personalização, o seu estilo e a sua dinâmica

O Novo DS 4 oferece uma morfologia única, linhas fluidas, esculpidas e elegantes, nomeadamente com assinaturas cromadas na carroçaria (grelha e pára-choques dianteiro e traseiro, frisos laterais, contorno dos vidros…). Com um chassis mais firme, reforçado pelas grandes rodas e um estilo excepcional, este Novo DS 4 possui todos os atributos de uma berlina premium e promete todas as sensações e o prazer de condução.

Símbolo de todos os DS, a personalização. Já presente no DS 3, é agora mais ampla no Novo DS 4. Com uma escolha de 4 cores dos tejadilhos e dos deflectores (negro perla nera, whisper, azul virtuel, laranja tourmaline e a possibilidade de combinar com os elementos associados: retrovisores e tampas das rodas, o Novo DS 4 inaugura a sua própria visão do bi-tom. À partida, são nada menos que 38 combinações possíveis, entre as cores do tejadilho e as cores de carroçaria propostas (4 novas cores: azul Encre, laranja Tourmaline, cinzento Artense e vermelho Rubis). Graças a esta oferta única para o segmento das berlinas compactas, o cliente pode assim criar a sua própria viatura e adaptá-la à sua personalidade e ao seu estilo. 

DS 4 Crossback: alma de aventureiro chique, polivalente e expressivo

Polivalente pela sua concepção e o seu design, o DS 4 Crossback é concebido para os clientes que procuram uma promessa de aventura, urbana e extra-urbana. Esta viatura afirma o seu estatuto de «aventureiro chique» através de elementos estilísticos fortes: distância ao solo aumentada em 30 mm, grandes rodas negras, embelezadores dos guarda-lamas, face dianteira e defletores negros, barras de tejadilho específicas cinzentas, visibilidade para cima graças ao pára-brisas panorâmico (45°), retrovisores exteriores negros, estribos das portas e tapetes específicos. Com as suas cores alegres e expressivas (laranja Tourmaline), o DS 4 Crossback abre uma alternativa única às berlinas clássicas do segmento.

DESIGN VANGUARDISTA

«Um DS é antes de mais uma silhueta, de proporções únicas e com uma forte personalidade. A nossa proposta é uma silhueta larga e baixa para o Novo DS 4 e uma silhueta de aventureiro chique para o DS 4 Crossback. Com estas duas criações distintas, somos fiéis à nossa ambição: propor uma experiência inédita e entusiasmante.»Thierry Metroz, director do Design DS.

Uma face dianteira identitária com as DS Wings e a assinatura luminosa DS LED VISION

Depois do DS 5, é agora a vez dos novos DS 4 receberem esta nova face dianteira, inspirada no concept car Numéro 9. 

Compõe-se:

  • de uma grelha verticalizada que arvora orgulhosamente o emblema DS – as DS Wings, um piscar de olho ao DS original. De forma hexagonal, ela apresenta um design único, esculpido e gráfico. Os seus contornos são cromados – o que sublinha a sua elegância – e prolongam-se para o interior dos projectores.
  • e de novos projectores. Tal como os DS 3 e DS 5, os novos DS 4 adoptam igualmente a nova assinatura luminosa, baptizada DS LED VISION.Os projectores associam assim as tecnologias LED e Xénon (35 W, módulo direccional) a novos indicadores de direcção LED sequenciais. Trabalhados como pedras engastadas, estes projectores contribuem fortemente para a identidade da face dianteira, oferecendo uma maior qualidade de iluminação (um ganho de 51 % ao nível do fluxo luminoso das luzes de cruzamento). No total, com os faróis de nevoeiro LED dotados da função cornering light, são 84 módulos LED apenas na face dianteira.

E para que, desde o primeiro olhar, o cliente diferencie o DS 4 Crossback do Novo DS 4: o pára-choques dianteiro é específico, com uma moldura inferior e embelezadores negros, para afirmar o seu lado de ‘aventureiro chique’, enquanto estes elementos são, respectivamente, da cor da carroçaria e em cromado, na berlina. 

Um estilo ao mesmo tempo notável, elegante, requintado…

Com uma forma esculpida, pontuada por linhas e elementos gráficos fortes, os novos DS 4 ilustram todos os atributos estilísticos dos DS.

De perfil, nas duas silhuetas, a viatura apresenta um friso cromado em volta dos vidros laterais, dominado por um tejadilho fluido, prolongado pelo deflector. Ao mesmo tempo compacto e musculado, o estilo traseiro continua requintado e distintivo. Para sublimar este estilo único, as guias de luz põem em evidência os faróis dianteiros e traseiros.

 

UM OBJECTO DECIDIDAMENTE TECNOLÓGICO

«Os Novos DS 4 e DS 4 Crossback reúnem o melhor da tecnologia DS. Resultado: duas viaturas, dois novos DS, de personalidade muito forte, com um nível de equipamento e de acabamentos geralmente reservados aos segmentos superiores, com motorizações eficientes – que são referências em prestações e consumos – e uma oferta ultramoderna de conectividade. A silhueta Crossback vai surpreender e seduzir e o Novo DS 4 será uma verdadeira alternativa ao tradicional premium.» Eric Apode, Director Produto e Desenvolvimento da Marca DS.

 

Uma viatura cada vez mais conectada

Grande novidade, o DS 4 é o primeiro DS (e a primeira viatura do Grupo PSA) a trazer o protocolo CarPlay®, compatível com os mais recentes aparelhos Apple iPhone.

Graças ao novo ecrã táctil de 7” a cores e às últimas inovações do Grupo PSA no domínio da IHM (Interface Homme-Machine), a experiência de conduzir o DS 4 é cada vez mais high tech. Este ecrã de última geração oferece um acesso fácil a todas as funcionalidades da viatura (12 botões a menos no painel central) e permite, sobretudo, a prestação New Mirror Screen, que é como quem diz a duplicação do smartphone(Android e IOS) no ecrã do painel de bordo. Desde logo, o cliente pode desfrutar a qualquer momento de muitas das suas aplicações e isto com toda a segurança. A título de exemplo, o DS propõe a escrita de SMS por reconhecimento vocal.

Todos os modelos DS estão hoje conectados, prova de que os DS são de facto objectos decididamente tecnológicos. 

Como toda a gama, os Novos DS 4 e DS 4 Crossback beneficiarão igualmente da oferta DS Connect Boxcom:

  • o Pack SOS & Assistência: um sistema percursor que permite uma chamada automática de urgência e de assistência localizada com o envio do socorro adequado em caso de problema,
  • o Pack Monitoring: guia de manutenção virtual (seguimento automático da quilometragem e alerta de intervenções previstas) e conselhos de eco-condução a partir das informações técnicas emitidas pela viatura,
  • o Pack Mapping: localização do veículo, informações por e-mail no caso de entrada ou saída de uma zona geográfica,
  • o Pack Tracking: em caso de roubo, a posição geográfica da viatura é transmitida às forças da ordem.

 

Riqueza de equipamentos para conjugar segurança e conforto

Em paralelo com estes novos serviços de conectividade (Mirrorlink e Carplay®), a tecnologia encontra-se igualmente noutros equipamentos propostos nos novos DS 4. Assim, a câmara de marcha-atrás e o ADML (Acesso e Arranque Mãos Livres) surgem ao lado do sistema de vigilância de ângulo morto e do alerta de saída involuntária de faixa, para maior conforto e sobretudo mais segurança. Por outro lado, os bancos do condutor e do passageiro da frente com função de massagem, únicos neste segmento de mercado, o couro semi-anilina para a confecção tipo “bracelet” dos assentos, o painel de bordo inteiramente revestido a couro nappa… permitem transformar qualquer viagem em verdadeiro prazer. 

De notar também, numa digna herança do DS original com os seus faróis direccionais, os projectores Xenon dos novos DS 4 que são também direccionais, os indicadores de direcção em LED sequencial (único no segmento), os faróis de nevoeiro em LED com função cornering light. Seja na versão berlina, ou na versão Crossback, a maior parte destes elementos estão disponíveis desde o primeiro nível de equipamento.

Motorizações sempre mais performantes

O Novo DS 4 será lançado em Outubro, com seis motores turbo, emitindo entre 97 g/km e 138 g/km de CO2: três motorizações a gasolina (um PureTech e dois THP) e três motorizações BlueHDi. O DS 4 Crossback disporá de quatro motorizações:duas a gasolina e duas Diesel. Com esta oferta de motores, a potência proposta aumenta e estende-se agora dos 120 aos 210 cv, o binário progride para atingir uma faixa de 230 a 400 Nm, e os consumos diminuem fortemente (de 3,7 a 5,9 l aos 100 km). Resultado: os novos DS 4 e DS 4 Crossback estão ao melhor nível do seu segmento.

O PureTech 130 S&S CVM6 

A família PureTech (motores a gasolina de 3 cilindros) – que entretanto recebeu o prémio internacional de Motor do Ano em Junho passado – foi aumentada com uma versão dotada de um turbocompressor, o PureTech 130 S&S. Este novo grupo motopropulsor, caracterizado por um importante binário, disponível desde muito cedo e situado numa faixa de utilização muito larga, oferece brio e dinamismo.

Nos novos DS 4, a potência é de 96 kW (130 cv) às 5500 rpm (ou seja, + 9 % em relação ao motor que substitui, o VTi 120) e o binário máximo de 230 Nm (ou seja, + 44 % em relação ao VTi 120, a partir das 1750 rpm, em vez das 4250 rpm).

Em paralelo, o motor PureTech 130 S&S CVM6 permite ganhar 21 % nos consumos de carburante e diminuir na mesma medida as emissões de CO2. Assim, o Novo DS 4 e o DS 4 Crossback PureTech 130 S&S CVM6 apresentam um consumo de 4,9 l/100 km com uma taxa de emissões de CO2de 112 g/km, com jantes de 16’’.

O THP 165 S&S EAT6 

Dotados da nova caixa de velocidades automática EAT6 de última geração (passagem de velocidades mais rápida, melhor engreno, diminuição das fricções internas, etc…), os novos DS 4 THP 165 S&S exibem belas performances: um consumo de 5,5 l aos 100 km (um ganho de 29 % em relação aos THP 160), emissões de CO2 inferiores aos 130 g/km, um binário de 240 Nm.

Com uma pressão de injecção máxima de 200 bar e a tecnologia Stop&Start (com arranque reforçado), este motor desenvolve uma potência máxima de 121 kW (165 cv CEE) às 6000 rpm. O binário máximo obtido é de 240 Nm a partir das 1400 rpm e mantém-se constante até às 4000 rpm, característica de uma notável agradabilidade de condução desde os baixos e médios regimes.

O THP 210 S&S CVM6 

O novo DS 4 será o primeiro DS a estar dotado do THP 210 S&S. Com este motor, a potência máxima é de 155 kW (210 cv CEE) às 6000 rpm. O binário máximo obtido é de 285 Nm a partir das 1750 rpm e permanece constante até às 4000 rpm, característica de uma notável agradabilidade de condução a baixos e médios regimes. Desde logo, 5,9 l aos 100 km e 138 g/km de CO2.

Disponível exclusivamente na berlina, esta motorização performante casa-se perfeitamente com a sua silhueta dinâmica e requintada.

Do lado Diesel, a gama está, é claro, dotada da última geração de motorizações Diesel, chamada BlueHDi. Garantia de performances de alto nível com consumos e emissões de CO2 particularmente reduzidos! Estes resultados devem-se ao trabalho realizado no próprio motor (melhoria do rendimento, revestimento do tipoDiamond Like Carbon, redução das perdas mecânicas,…) e a uma linha de escape inovadora e eficiente.

O lado inovador e único desta linha reside numa gestão precisa das tecnologias: o módulo SCR (Selective Catalytic Reduction), posicionado a montante do filtro de partículas aditivado, é o único sistema de pós-tratamento capaz de reduzir ao mesmo tempo até 90 % as emissões de NOx, diminuindo até 4 % o CO2.

BlueHDi 120 S&S CVM6 ou EAT6

Seja associado a uma caixa de velocidades manual CVM6 ou com a nova caixa de velocidades automática de última geração EAT6, apresenta números prometedores: 3,7 l aos 100 km e 97 g/km de CO2 com a caixa  CVM6 ou 3,8 l aos 100 e 99 g/km de CO2 com a EAT6, e um binário de 300 Nm. Com tais números, o Novo DS 4 e o DS 4 Crossback são referências em sobriedade entre os seus concorrentes.

BlueHDi 150 S&S CVM6

O BlueHDi 150 S&S CVM6 apresenta ganhos de 50 Nm de binário, de 25 cv de potência, de mais de 20 % em emissões de CO2 e em consumo (em relação ao HDi 135).

Resultado: números que falam por si, pois são 3,8 l aos 100 km de carburante consumido, 98 g /km de CO2 emitidos e um binário de 370 Nm. Assim, com estes três critérios, o Novo DS 4 BlueHDi 150 S&S CVM6 é ‘benchmark’ em potência, binário e CO2, nomeadamente com 20 a 70 Nm de binário a mais que os seus principais concorrentes. De notar que este motor está unicamente disponível na berlina.

BlueHDi 180 S&S EAT6 

Outro motor Diesel: o BlueHDi 180 S&S EAT6. Com a nova caixa de velocidades automática de 6 relações (EAT6), oferece ao cliente performances de alto nível e de eficiência energética: 4,3 l aos 100 km, 113 g/km de CO2 e um binário de 400 Nm. Com até mais 50 Nm de binário que os seus principais concorrentes, é o melhor binário da sua categoria e assegura um grande prazer de condução, seja no Novo DS 4 ou no DS 4 Crossback.

O REQUINTE E A ATENÇÃO AO DETALHE, VALORES-CHAVE DA DS

Seja no exterior ou no interior, as palavras-chave da DS são o requinte e a atenção ao detalhe.

É bem esse o caso do Novo DS 4 e do DS 4 Crossback.

O sentido do detalhe traduz-se desde logo pela utilização de materiais autênticos, usados de forma exclusiva e única, à imagem da confecção tipo “bracelet” dos assentos em couro.

A título de exemplo, o DS 4 propõe três tipos de couro, nomeadamente couro nappa e couro semi-anilina, um dos mais belos couros do Mundo, raramente utilizado no automóvel. Nos novos DS 4, a atenção ao detalhe é levada ao extremo com a oferta de couro integral: o painel de bordo e os painéis das portas à frente e atrás são revestidos a couro nappa e cozidos à mão. A par das suas formas côncavas e convexas, só o painel de bordo necessita de 8 horas de trabalho manual de um artesão.

Outra ilustração do ‘luxo à francesa’ do DS: a oferta bi-tom no Novo DS 4 (tejadilho e carroçaria). Uma oferta única no segmento das berlinas premium. Esta operação de pintura especial mobiliza uma equipa de peritos em pintura que personalizam manualmente o Novo DS 4.

UM COMPORTAMENTO DINÂMICO E SERENO

Para ter em conta a evolução da altura da carroçaria, foi realizada uma afinação específica das ligações ao solo e da direção nas duas silhuetas, a fim de reforçar as qualidades estradistas unanimemente reconhecidas do DS 4 em termos de compromisso conforto / comportamento.

Com um centro de gravidade mais baixo, o Novo DS 4 ganha em agilidade e em comportamento. A viatura permite prazer e sensações ao volante com toda a serenidade.
Com a sua distância ao solo mais elevada em 30 mm, o DS 4 Crossback oferece uma posição de condução mais alta, que permite dominar melhor a estrada e enfrentar terrenos diferentes.

Disponível nas duas silhuetas, a tecnologia Intelligent Traction Control é um sistema de ajuda à condução que, numa situação de pouca aderência, optimiza a regulação do sistema de antipatinagem das rodas dianteiras. Isso permite melhorar as performances de «arranque» nomeadamente em estradas com neve e melhorar também a motricidade à saída das curvas.

Intelligent Traction Control está particularmente adaptado ao DS 4 Crossback, pois reforça o seu caráter de aventureiro, optimizando as capacidades da viatura em pisos de fraca aderência.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks