| | | | | | | | |   

Entrevista a Jaime Puig: “cumprimos todos os objetivos”

5 August , 2015
  • O Diretor da SEAT Sport faz o balanço da primeira metade da época 2015 da SEAT Leon Eurocup
  • Com 30 pilotos inscritos para todos os fins de semana da competição monomarca, as excelentes perspetivas e naturais ambições são mais do que justificadas

A época do SEAT Leon Eurocup 2015 está a meio. Depois do fim de semana no Red Bull Ring, que recebeu a quarta jornada do campeonato, a competição monomarca faz uma merecida paragem. Mas Jaime Puig, Diretor da SEAT Sport, continua a trabalhar para manter o nível de sucesso a que temos assistido na SEAT Leon Eurocup. Com mais de 30 inscritos em cada fim de semana, 32 no Red Bull Ring, a competição está em plena forma e em sustentado crescimento nesta sua segunda época. Ainda há poucas semanas a SEAT Sport enviou a 100ª unidade da versão Cup Racer; um automóvel que tem demonstrado um imenso potencial evolutivo. Tudo isto garante um enorme nível de satisfação sobre o trabalho efetuado e, principalmente, alimenta o entusiasmo para a segunda metade do campeonato 2015, que recomeça no fim de semana de 19 e 20 de setembro no circuito de Nürburgring.

Estamos a meio da época do SEAT Leon Eurocup 2015. Qual é a avaliação que faz até ao momento?

“Alcançámos e ultrapassámos todos os nossos objetivos. O número de inscrições tem sido muito bom nas últimas corridas e até já ultrapassou os 30 pilotos no Red Bull Ring, chegando aos 32 inscritos. Estamos muito felizes por tantas pessoas terem apostado em nós. Incluindo cinco mulheres, que disputaram acesas lutas todos os fim de semana, alcançando boas posições, uma Pole e um pódio, como aconteceu com Lucile [Cypriano]. Portanto, sou obrigado a dizer que tudo tem corrido bastante bem. Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance, os circuitos são bons e a organização está a fazer um trabalho fantástico. Esperamos que continue tudo assim até ao final da época.”

Há umas semanas despacharam o 100º SEAT Leon Cup Racer e o piloto Loris Hezemans logo fez a Pole Position e arrebatou a vitória da primeira corrida no Red Bull Ring…

“Foi pura coincidência! Entregámos o 100º SEAT Leon Cup Racer e logo a seguir vimo-lo arrebatar a “pole” e a ganhar a corrida. No SEAT Leon Eurocup há normalmente trinta inscritos, o que corresponde a trinta carros. Isto significa que todos os restantes foram vendidos para correr noutras competições e campeonatos internacionais. Quando se organiza um campeonato deste tipo é fácil vender um certo número de veículos, porque somos nós que fazemos a nossa própria grelha. O difícil é vender o carro a profissionais que competem noutras ligas internacionais. E termos carros a competir em todo o mundo é um enorme orgulho; percebermos que o nosso carro corre muito bem nas mais variadas condições, o que nos deixa especialmente contentes e estimula-nos a trabalhar mais para que o nível de exigência e de resultados não desça.”   

Há muitos novos pilotos a experimentarem e a gostarem do SEAT Leon Cup Racer. É este o segredo do sucesso do SEAT Leon Eurocup?

“Quando fazemos um carro novo temos que garantir que fique um passo à frente do modelo anterior. No nosso departamento técnico, chefiado por Xavier Serra, tomaram-se riscos e houve dúvidas: “Jaime, talvez não seja tão rápido”. E o departamento comercial forçava o fator preço, para que fosse sempre acessível, já que é fácil fazer um carro rápido que depois fique muito caro de manter. Todos na SEAT trabalhámos no mesmo sentido e demos tudo para fazermos o automóvel que realmente queríamos: rápido, competitivo, fiável e fácil de guiar, mas também uma máquina capaz de acompanhar o piloto que precise de levá-lo ao extremo. É para isto que temos pilotos de todos os géneros, dos que são autênticos “gentleman” aos pilotos com a juventude própria de quem quer dominar o mundo.

Este é um ponto que deixa as pessoas muito contentes. O carro é fiável e não exige constante substituição de peças. Mas, se precisarem, sabem que podem contar com um serviço completo de assistência nas corridas para que o que quer que seja necessário seja feito. Enchemos os camiões com todas as peças necessárias para cobrirmos as necessidades de um fim de semana de corridas. Este é um dos pontos que sustenta o nosso sucesso em termos desportivos, a forma como correm os eventos, como são tratadas as pessoas e como é comunicado tudo que se passa. E, tecnicamente, fizemos um bom carro.”

E como vê o futuro do SEAT Leon Eurocup?

“Neste momento estamos concentrados nos três anos na Europa. Depois, talvez pensemos noutros locais. O que queremos é garantir uma plataforma de trabalho na qual as pessoas possam ficar tantos anos quantos queiram. Penso que terá que haver um salto para outros campeonatos. Felizmente, com este carro, podemos competir noutros campeonatos nacionais e internacionais. E também será rápido o salto para outros desafios. Já o disse noutras situações, que um piloto que seja rápido nesta competição pode ser também rápido noutras competições.”

SEAT Leon Eurocup é uma competição da SEAT Sport que este ano celebra a sua segunda edição.

Se no primeiro ano assistimos a corridas em seis fim de semana, na nova temporada contaremos com sete eventos num calendário repleto de circuitos europeus de elevado prestígio. A competição monomarca visitará sete traçados europeus diferentes: Paul Ricard (França), Estoril (Portugal), Silverstone (Reino Unido), Red Bull Ring (Áustria), Nürburgring (Alemanha), Monza (Itália) e o Circuito de Barcelona-Catalunha (Espanha).

Os pilotos voltarão a contar com o SEAT Leon Cup Racer, que espelha o espírito inovador SEAT, combinando um design apelativo com um motor potente. A imagem do Leon Cup Racer transmite toda a sua força desde o primeiro olhar, mantendo intacto o ADN e o desenho da família Leon.

Embora desenvolvido desde o zero pela equipa SEAT Sport como automóvel de competição, o Cup Racer está intimamente ligado com o SEAT Leon CUPRA, o modelo mais impressionante da marca tanto em rendimento dinâmico como no prazer de condução.

Estes automóveis de tração dianteira estão equipados com um motor turbo de dois litros que desenvolve uma potência máxima de 330 CV, caixa de velocidades de dupla embraiagem DSG com seis relações, suspensão amplamente regulável e um potente sistema de travões de competição, além da proteção de capotamento com “rollbar” homologado pela FIA.

Desde 1970 que a marca espanhola tem construído um rico património automobilístico, ganhando dois campeonatos do Mundial de Turismos em 2008 e 2009, além das variadas competições monomarca que fomentou em todo o Mundo. Através de diversos programas internacionais e regionais, a SEAT Sport também venceu mais de 25 títulos de ralis e campeonatos de turismos.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks