| | | | | | | | |   

Lappi vence na Finlândia e lidera o WRC 2

4 August , 2015

Outro marco histórico para o novo ŠKODA Fabia R5: Esapekka Lappi passou a liderar a classificação geral do Campeonato Mundial de Ralis (WRC 2), após o domínio e vitória no Rali da Finlândia. Depois de uma exibição deslumbrante na chamada “Formula One in the Forest”, o finlandês-voador na companhia de Janne Ferm triunfou à frente do segundo ŠKODA da dupla Pontus Tidemand e Emil Axelsson. Esta foi a segunda dobradinha consecutiva para a equipa da ŠKODA, apenas quatro semanas depois da histórica primeira vitória no WRC 2 do Fabia R5, no Rali da Polónia.

“Um grande dia para a ŠKODA! Esta é mais uma confirmação de que o trabalho árduo da equipa está a valer a pena. O nosso novo Fabia R5, mais uma vez teve uma atuação perfeita durante o total de 320 quilómetros dos troços disputados no rali mais rápido do ano “, disse Michal Hrabánek. O Diretor da Škoda Motorsport Director elogiou em particular as duas duplas: “No Rali da Finlândia, cada equipa necessita de uma concentração ainda maior e evidenciar coragem e nervos de aço. Esappekka Lappi e Janne Ferm e Pontus Tidemand e Emil Axelsson mostraram mais uma vez toda a sua classe. Estarmos na liderança do WRC 2 dá-nos um outro impulso de motivação para enfrentar os próximos ralis.”

Os 25 pontos garantidos na Finlândia catapultaram Esapekka Lappi para o primeiro lugar no campeonato de pilotos, embora a ŠKODA apenas tenha marcado presença em metade dos oito ralis da temporada do WRC até agora disputados Lappi lidera com 70 pontos, seguido pelo seu compatriota Jari Ketomaa (67). Em terceiro lugar está o segundo piloto da ŠKODA, Pontus Tidemand (61). “Obviamente é incrível conquistar as duas primeiras posições no WRC 2. Acima de tudo, tenho o grato prazer de ganhar o meu rali em casa. É realmente especial ganhar este clássico rali do WRC perante tantos fãs. Não cometi quaisquer erros na condução, tínhamos notas de andamento corretas e o carro esteve sempre perfeito. Gostaria de agradecer a toda a equipa da ŠKODA”, destacou um Lappi muito feliz.

O piloto de 24 anos de idade teve uma atuação excecional com um dominante Fabia R5. No seu caminho para a vitória ganhou duas vezes o emblemático troço de Ouninpohja, que, com mais de 70 saltos, é visto como o maior teste de coragem no mundo dos ralis. Com uma velocidade média de 127,13 km/h, Lappi provou porque o Rali da Finlândia é também conhecido como “Formula One in the Forest”. O ŠKODA Fabia R5 ganhou 17 dos 20 troços, tornando-o claro ser o carro número um entre os concorrentes do WRC 2.

“As velocidades elevadas durante toda a prova, muitos saltos, milhares de fãs em cada troço: o Rali da Finlândia é um verdadeiro ícone no calendário do Mundial de Ralis. Felizmente para nós, o Fabia R5 é o carro perfeito”, disse Tidemand. “O segundo lugar foi o melhor resultado que poderia ter esperado aqui. Parabéns ao Esapekka e ao Janne.” Esapekka Lappi e Janne Ferm continuam a querer mais vitórias e títulos após estas duas semanas e meia. O Rali Alemanha (21 a 23 de agosto) é o próximo desafio, e o segundo ŠKODA será entregue à dupla Jan Kopecký e Pavel Dresler.

Pontus Tidemand e Emil Axelsson irão, por sua vez, regressar ao Campeonato Ásia- Pacífico da FIA (APCR) no rali a realizar na Malásia, dentro de duas semanas. Com duas vitórias e uma segundo lugar até ao momento, a ŠKODA mantém a liderança na classificação geral do APCR.

Número do dia para o Rali da Finlândia: 7

Sete pódios em apenas quatro presenças no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC 2): o impressionante recorde alcançado pela ŠKODA com o novo Fabia R5. A estreia do carro no Rali de Portugal terminou com o segundo e terceiro lugar para Esapekka Lappi e Pontus Tidemand. O terceiro piloto, Jan Kopecký (CZ), terminou em terceiro para reivindicar também um lugar no pódio no Rali de Itália. Depois seguiu-se uma dobradinha para Lappi e Tidemand na Polónia, e agora repetem o mesmo resultado na Finlândia.

Classificação Final (WRC 2)
1. Lappi/Ferm (FIN/FIN), ŠKODA Fabia R5, 2h 40m 15,0s
2. Tidemand/Axelsson (S/S), ŠKODA Fabia R5, a 1m 41,0s
3. Lefebvre/Prevot (F/B), Citroën DS3 RRC, a 3m 03,5s
4. Protasov/Cherepin (UA/UA), Ford Fiesta S2000, a 4m 58,3s
5. Pedder/Moscatt (AUS/AUS), Ford Fiesta R5, a 6m 45,6s

Próxima prova: Rali da Alemanha (20 a 23 de agosto)


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks