| | | | | | | | |   

O Honda HR-V está de regresso! Ou quase…

15 July , 2015

Foi um caso de sucesso em Portugal, nos dois primeiros anos de comercialização, em 1999 e 2000, em que se venderam cerca de cinco milhares de unidades do Honda HR-V. A produção deste SUV cessou em 2005 e foi preciso esperar dez anos para que a Honda apresentasse uma segunda geração. Foi agora mesmo e a Honda escolheu mesmo o nosso país para central a operação de lançamento à imprensa europeia. E são algumas dezenas de unidades que desde início mês e até à próxima sexta-feira têm andado a circular, num percurso centrado na área metropolitana de Lisboa, entre a capital e a península de Setúbal, ou até Sintra e a admirável costa do Guincho. Os ensaios com os jornalistas podem até criar a ilusão de que o novo HR-V é um modelo com a mesma popularidade em Portugal que gozava anteriormente, mas a verdade é que o lançamento somente está marcado para dia 26 de Setembro.

Ontem tocou-nos a nós experimentar o novo HR-V. Fomos os primeiros a madrugar e ao encontrarmos o parque de estacionamento ainda totalmente cheio, não tivémos dificuldade em escolher exactamente a versão que nos parecia mais interessante: a turbodiesel! Acreditamos que o motor 1.5 i-VTEC, a gasolina, com 130 cv e caixa manual de 6 velocidades ou automática, CVT, tem tudo para ser um caso de sucesso, pois é precisamente 3000 euros mais barato que o Diesel, diferença que prevalece nos três níveis de equipamento (Comfort, Elegance e Executive) e que implicará percorrer largas dezenas de milhares de quilómetros até ser amortizada. Mesmo assim, sabendo que em Portugal o gasóleo ainda é o combustível preferido, não hesitámos em partir da Expo ao volante de um Honda HR-V 1.6 i-DTEC azul. Este turbodiesel, com 120 cv e fornecido apenas com caixa manual de seis velocidades, não nos surpreendeu pelo seu desempenho, verificando consumos médios que oscilaram entre os 5,3 e os 7,5 litros aos 100 km; o valor mais baixo foi registado enquanto mantivémos uma condução tranquila, como será normal cada um de nós fazer no seu dia-a-dia. O valor mais elevado foi o que nos indicou o computador de bordo, depois de cerca de duas centenas de quilómetros sem pensarmos em economizar combustível, mas tão somente em “espremer” ao máximo este pequeno SUV. E desviámo-nos do caminho previsto, para descrevermos uma ronda por troços em terra, até entrarmos no Alentejo.

Embora o HR-V não conte com nenhuma versão 4×4, a tracção dianteira chegou perfeitamente para evoluirmos por estradões e caminhos, pisando até algumas passagens em areia. A melhor conclusão depois deste ensaio é que este modelo é um verdadeiro milagre em espaço interior. Mede apenas 4,3 metros de comprimento e a altura anda pelos 1,6 metros, mas a bordo há lugar à farta para quatro adultos de tamanho XL, até mesmo XXL e ainda cabem as malas para uma viagem. E a versão de entrada do Honda HR-V 1.6 i-DTEC são 26.000 euros; os mais exigentes podem eleger a versão intermédia (Elegance) por 27.700 euros, e a versão topo, a Executive, custa 30.800 euros. A reservar a partir dos primeiros dias do Outono…

Revista Todo Terreno


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks