| | | | | | | | |   

A Falperra está de volta!

14 May , 2015

É já no próximo fim-de-semana que o Clube Automóvel do Minho (CAM) realiza uma das mais importantes provas de desporto motorizado de Portugal.

A Rampa da Falperra soma já 36 edições, sempre a subir, no traçado que liga Braga ao Sameiro, passando, por Fraião e (claro) pela Falperra. É a mais importante das provas de montanha do calendário nacional e ombreia em notoriedade e em público com provas como WTCC, sendo até por vezes apontada como uma espécie de pequeno Rali de Portugal.

Com efeito os números desta prova são avassaladores:

No que a público diz respeito, segundo dados fornecidos pela organização do CAM, durante um fim-de-semana são cerca de 200 mil os espectadores que assistem no local ao desempenho de alguns dos mais impressionantes carros de velocidade da Europa.

Em Maio de 2014, só em Portugal,  foram publicadas 118 notícias sobre a competição em Montanha, que valeram 983.707 Euros, de acordo com um estudo realizado pela Netpress/Manchete, sobre o desempenho do Campeonato ao longo do ano.

As velocidades máximas controladas na Rampa da Falperra, na zona mais rápida da rampa, antes da travagem para a Curva de Morte, são frequentemente superiores a 220 Km/h. Em 2014, Fausto Bormolini foi controlado a 240 Km/h nesse local e o vencedor Simone Fagiolli a 248 Km/h. O italiano é detentor da melhor marca em subidas na Falperra. A terceira subida de prova do Campeão Europeu em 2014 foi realizada em 1m 50,386s, à média de 169,59 Km/h.

Paralelamente com a presente edição, há ainda uma serie de outros eventos que prometem trazer muita animação a Braga.

Logo na sexta-feira, tal como já aconteceu em 2014, a Avenida Central vai receber uma exposição invulgar. Logo após as verificações técnicas, que se realizam no Largo do Pópulo, os carros são transportados para a Avenida Central, onde vão ficar expostos.

O público terá ainda mais uma oportunidade para contactar de perto com os pilotos, pois paralelamente com a exposição decorre uma sessão de autógrafos, que se prevê seja muito participada, tal como aconteceu já em 2014.

Para todos os fotógrafos profissionais e amadores, vão decorrer dois concursos de fotografia. Um, sujeito ao tema “36ª Rampa Internacional da Falperra  2015”, outro dedicado à participação de Andrés Vilariño, na presente prova. O regulamento está disponível em: www.rampadafalperra.com.

Responsabilidade Social na ordem do dia, para a presente edição da Rampa da Falperra. Os “Bilhetes de Boa Vontade” não são uma novidade, mas é sempre de realçar esta acção que o CAM e a Confraria do Sameiro realizam em conjunto, vendendo bilhetes a dois Euros (2,00€) cada,  contribuir para sustentabilidade financeira da organização futura da Rampa da Falperra e para o pagamento das avultadas obras que se estão a realizar na Basílica do Sameiro. Alem disso há ainda dezenas de prémios em jogo.

Competição para todos os gostos

A montanha é uma das mais espectaculares  disciplinas da velocidade automóvel  que actualmente se disputam.

São corridas curtas, onde participam alguns dos mais excitantes automóveis do parque internacional, permitindo que a competição possa ser travada com o mais modesto clássico, ou com o  mais competitivo Fórmula Um.

Em pista vamos ter o suprasumo deste tipo de competições, entre campeonato nacionais, troféus e, claro, o Europeu da especialidade. A saber:

Campeonato Europeu de Montanha (CEM) – Campeonato sancionado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), onde participam os principais especialistas internacionais deste tipo de competição, com destaque para Simone Fagiolli, que em 2014 se sagrou Campeão pela sétima vez.  


por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks