| | | | | | | | |   

Rally Cidade de Guimarães: José Pedro Fontes Imperturbável

11 April , 2015

Desta vez foi perfeito! José Pedro Fontes e Miguel Ramalho levaram o DS3 R5 à vitória no asfalto do Rally Cidade de Guimarães, vencendo 8 dos 12 troços cronometrados da prova do Targa Clube.

No comando do rali do 2º ao último troço, desta vez o DS3 de Fontes levou a melhor frente aos Fiesta R5 de João Barros e Ricardo Moura, vingando os problemas de direção assistida que sentiu na estreia em Fafe. João Barros bem tentou, mas parecia impossível pressionar ou perturbar José Pedro Fontes, que se mostrou senhor de uma condução irrepreensível. João Barros e Jorge Henriques, que foram os primeiros comandantes da prova ao vencer a Super Especial, rolaram nos limites atrás de Fontes vencendo ainda mais três especiais, mas confidenciando que era impossível fazer melhor. Já Ricardo Moura, que estreou um Ford Fiesta R5, desejava apenas defender a liderança do campeonato de 2015, admitindo uma necessária adaptação ao Fiesta no asfalto. O tricampeão nacional conseguiu mesmo  o tão desejado pódio, com um 3º lugar, mas a 1m17 de Fontes e a 53 segundos do 2º lugar de Barros. Uma classificação planeada, mas com diferenças demasiado elevadas. Com este objetivo alcançado, Moura continua na liderança do campeonato com 44,5 pontos, contra os 41,5 de João Barros e os 40 pontos de José Pedro Fontes. Agora Ricardo Moura terá muito trabalho pela frente até ao Rali de Castelo Branco.

Para além de um pódio de luxo, o campeão nacional em título Pedro Meireles, que venceu o seu Rally de Guimarães na época passada por escassas três décimas de segundo, não teve carro à altura para os seus mais diretos opositores. Enquanto espera por um Fábia R5, Meireles teve de se contentar com as performances do Skoda Fábia S2000, o que foi manifestamente pouco para rolar na frente, terminando na 4ª posição a 2m15 do vencedor. Carlos Martins que parece prometer mais competitividade, ficou na 5ª posição com o antigo Fabia S2000 de Meireles, a apenas 36 segundos de diferença do piloto vimaranense.

Indiscutivelmente eficaz, Adruzilo Lopes, já não sabe o que mais pode fazer para retirar rendimento do Subaru Impreza de Grupo N. Ganhou lógica e naturalmente o grupo e conquistou o 6º lugar da geral, batendo por diversas vezes alguns concorrentes que dispunham de R5 ou S2000. Uma guerra inglória, mas simplesmente fantástica e que só demonstra bem as capacidade de um piloto como Adruzilo Lopes.

E se as posições do pódio ficaram definidas demasiado cedo, foi a luta pela vitória nas duas rodas motrizes que aqueceu e muito o ambiente competitivo em Guimarães. Marco Cid e Nuno Rodrigues da Silva levaram o Renault Clio S1600 à vitória, depois de uma constante alternância de poder com Gil Antunes (Renault Clio R3) que terminou em 2º a apenas 8 segundos de diferença e com Paulo Neto (Citroen DS3 R3) que ficou na 3ª posição a apenas 7 segundos de Gil Antunes. Uma luta simplesmente interessante. De destacar ainda as prestações de dois “gentleman driver’s” como o madeirense Gil Freitas (Porsche 997 GT3) que terminou em 7º lugar e Elias Barros o 8º ao volante de um Ford Fiesta R5.

Um Rally Cidade de Guimarães que não foi muito emotivo, mas que mostrou como poderá ser muito competitivo o Campeonato Nacional de Ralis de 2015.

 


por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks