Quem olha para a nova gama do Citroen C4, já disponível em Portugal, quase não se apercebe que foram introduzidas mudanças. Este clássico da marca francesa sugere conforto e contribui com notas de robustez, apesar de ficar distante de olhares mais arrojados. Reforçar o estatuto de uma berlina familiar, espaçosa e confiante foi o principal objetivo deste retocar de tradições.
Novo painel de bordo, bem montado e com matérias de qualidade, conta com um novo ecrã tátil que domina um tablier austero, mas elegante. Quanto a ruídos a bordo, são praticamente inexistentes, mesmo quando o C4 está equipado com motor a gasóleo. Uma profunda renovação nos propulsores do Citroen C4 é talvez a maior aposta da marca francesa para este importante segmento do mercado, embora o modelo esteja ainda à espera da nova plataforma que foi já instalada no Picasso.
Todos os blocos diesel e gasolina respeitam as normas Euro 6 e contribuem para uma condução mais serena. Para Portugal, a Citroen propõe o motor a gasolina 1.2 Puretech com 110 ou 130 cavalos, enquanto o 1.6 BlueHDI irá contar com potências de 100 e 120 cavalos. Num patamar superior, o Citroen C4 poderá vir equipado com o bloco 2.0 BlueHDI com 150 cavalos. Em relação a equipamentos, existem três níveis, para além de uma tentadora edição de lançamento. Os preços para o gasolina oscilam entre os 21.008 e os 24.208 euros, enquanto o bloco diesel de 1,6 litros está disponível entre os 23.808 e os 28.308 euros. O 2.0 Blue HDI aponta para os 31.808€.
por: António Xavier