| | | | | | | | |   

Dakar 2015: Os primeiros sinais

4 January , 2015

Seria sempre um Mini a triunfar no primeiro dia do Dakar 2015. Nasser Al-Attiyah foi o mais rápido, mas sofreu 2 minutos de penalização, entregando o triunfo a outro Mini All4 Racing, o do argentino Orlando Terranova, que venceu no seu país a etapa inaugural da grande aventura da América do Sul que começou ontem em Buenos Aires.

Da capital argentina até Villa Carlos Paz foram 838 km, mas apenas 175 foram realizados ao cronómetro. Terranova viria a triunfar com 42 segundos de vantagem frente ao sempre sensacional Robby Gordon que venceu ukma batalha de segundos perante uma concorrência muito aguerrida. O especialista Giniel DE Villiers deu o tom em relação às potencialidades das excelentes Toyota Hilux, ficando oito segundos atrás de Gordon, mas com escassa vantagem para o Mini do polaco Krzysztof Holowczyc e para o Renault surpresa de Spataro. Al-Attiyah acabou por ficar na 7ª posição depois da Toyota de Bernard Tem Brinke e seis segundos à frente do sempre eficaz Carlos Sainz que estreou o novíssimo Peugeot 2008 que promete dar luta aos Mini, mas também às resistentes e bem preparadas Toyota Hilux. O outro Peugeot 2008 encerrou o lote dos dez primeiros, com o “senhor Dakar” Stephane Peterhansel a medir os primeiros sinais de uma concorrência que promete animar os primeiros dias de janeiro. A equipa portuguesa formada por Carlos Sousa e Paulo Fiúza registam a 12ª posição num Mitsubishi ASX, demonstrando que podem contar com eles ao longo de quinze dias de dura competição. Ricardo Leal dos Santos, numa Nissan Navara a gasolina, rubricou o 26º lugar, um bom registo para um piloto que é especialista em recuperar terreno com o decorrer da prova.

Nas motos os quatro pilotos portugueses mostraram as suas credenciais, com o fantástico Paulo Gonçalves a abrir mão da vitória por apenas cinco segundos. O piloto da Honda perdeu para o inglês Sam Sunderland em KTM, mas obteve mais de um minuto de vantagem para o favorito Marc Coma também em KTM, que registou a 3ª posição. E se o 2º lugar de Paulo Gonçalves deve ser considerado excelente, também o 10º lugar de Ruben Faria (KTM) e o 12º de Hélder Oliveira (Honda) podem ser registos muito positivos. Mário Patrão (Suzuki) foi o 57º classificado na etapa inaugural.

Hoje disputa-se a 2ª etapa entre Villa Carlos Paz e San Juan, com um percurso muito seletivo de 625 quilómetros, onde 518 km serão registados pelo cronómetro.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks