| | | | | | | | |   

24 Horas TT Vila de Fronteira: Os especialistas franceses

30 November , 2014

Os vencedores das 24 Horas TT de Fronteira

Jean Brochard, Stephane Santucci, Mickael Caze e Thierry Charbonnier num Caze Nissan Buggy foram os grandes vencedores do desafio de resistência disputado no “terródromo” de Fronteira.
A hegemonia dos automóveis concebidos para este tipo de provas voltou a ser uma realidade, com os heróis de carros mais convencionais a proporcionarem um espetáculo à parte.

Desta vez a vitória em Fronteira não foi portuguesa, apesar da equipa vencedora da edição passada ter comandado a prova do ACP durante mais de 13 horas. A lei dos especialistas franceses voltou a marcar o destino deste desafio à resistência de homens e máquinas, com diversos carros “made in France” a dominarem os destinos da 17ª edição da 24 Horas TT Vila de Fronteira. Apesar do domínio francês, houve portugueses no pódio, isto porque alguns pilotos lusos escolheram equipas francesas para alugarem lugares ao volante.

Se Alexandre e Mário Andrade, dois portugueses radicados em França foram os segundos classificados em Fronteira (AC Nissan Proto), depois de já terem subido por 4 vezes ao lugar mais alto do pódio, também Luís Dias fez uma escolha acertada ao sentar-se ao volante do Propulsion Onyx de Jean Chervier, que lhe valeu o 3º lugar na prova. Mas para além desta associação frutuosa, houve outras alianças produtivas, como Pedro Silveira e Nuno Coelho que estiveram ao lado dos franceses Paul Lamic e Anthony Gandon.

Mas a história da longa corrida foi escrita com diversos momentos de interesse, sempre vincado pelo domínio dos verdadeiros especialistas nas corridas de resistência. Mais de metade da prova foi dominada pela equipa vencedora da edição passada. O Jms Bmc-Ev2 dos portugueses António Coimbra, Luís Silva, José Pedro Fontes, Miguel Barbosa e Pedro Bianchi Prata foi líder da prova durante mais de 13 horas, levando a pensar que iriam sair de Fronteira com mais um triunfo. No entanto, graves problemas na caixa de velocidades obrigaram a uma paragem demasiado longa nas boxes, levando a equipa a cair na classificação geral. Retomando a prova com ritmo suficiente para recuperar o terreno perdido, a equipa viria a abandonar após a quebra da suspensão. Essa foi a altura para os especialistas franceses esfregarem as mãos e tomarem conta dos destinos da prova até à bandeirada final.

Em relação a equipas totalmente portuguesas, de destacar o 9º lugar da Nissan Navara de Vítor Conceição, Tiago Rodrigues, João Carvalho e Nuno Pires, vencedores da Classe C, a 11ª posição de José Lopes, Sérgio Batista, José Dimas e Emanuel Sousa em Mitsubishi L200 ou o 12º lugar do Nissan Patrol de Marco Martins, José Martins, Romeu Duarte e Marco Rodrigues.

Destaque também para as atuações de José Dinis Lucas, Pedro Silva Nunes, Ricardo Santos Silva e Adélio Machado em Mitsubishi Pajero Di-D ou do regressado Bowler Wildcat de Lino Carapeta, que fez equipa com o madeirense Alberto Rosário, e ainda com Cláudio Carapeta e Sérgio Inocêncio. Uma verdadeira festa do desporto automóvel, em mais uma edição bem conseguida e repleta de público. Com as 24 Horas TT Vila de Fronteira termina a época de 2014, projetando-se agora um novo ano cheio de incógnitas, mas com algumas janelas abertas para uma competição que poderá vir a contar com momentos emocionantes.


por:

Tags: , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks