Desafio entra no 8º ano em 2015
A Mazda Motor de Portugal irá apostar, pelo 8º ano consecutivo, na iniciativa monomarca que se mantém como singular no panorama do todo-o-terreno nacional. O sucesso e exposição que este troféu de enorme competitividade lhe garante são factores suficientes para a sua manutenção nesta disciplina, como explica José Santos, Director de Após Venda e Desenvolvimento de Rede da Mazda Motor de Portugal e Responsável do Desafio Total/Mazda.
“É crescente a aceitação que o Desafio tem obtido ao longo dos primeiros sete anos, quer no domínio desportivo, com lutas acesas pelos lugares de topo da categoria e, algumas vezes, integradas nas lutas à geral, mas também junto do público, que acarinha e incentiva os nossos pilotos à sua passagem,” refere este responsável, chamando, também, a atenção para o facto de “a Mazda continuar a ser a única marca automóvel envolvida oficialmente no todo-o-terreno nacional, levando a cabo um troféu da sua responsabilidade”.
Em destaque na edição do próximo do Desafio irão estar as diferentes silhuetas Mazda que, segundo o regulamento em vigor, os Mazda Proto inscritos poderão assumir, muito em particular para os que surgirem com o ‘kit’ CX-5 disponibilizado este ano e que resultou nos atractivos modelos conduzidos por Bruno Oliveira e também, desde o início do mês em Portalegre, por Rui Lopes. Em princípio tudo indica que possam ser quatro as unidades CX-5 a colorir o Desafio do próximo ano, complementando as mais comuns, mas robustas e fiáveis, ‘pick-up’ BT-50 que também vierem a ser utilizadas e que têm estado presentes desde a edição original deste troféu, em 2008.
Demais informações, nomeadamente em termos de potenciais acertos de pormenor no regulamento, pacote de prémios e calendário de provas, serão prestadas aquando da entrega de prémios do Desafio Total/Mazda 2014, que irá consagrar como vencedores Carlos Pinto e o seu navegador Miguel Sanchez. “Garantidos irão estar o equilíbrio da competição, cativante para todos e a custos controlados,” acrescenta aquele responsável.
Classificações do Desafio Total/Mazda 2014
Pilotos – Provisória, antes de Fronteira: ‘Campeão’ Carlos Pinto, 93 pontos (4 provas); 2º Bruno Oliveira, 43 pontos (4 provas); 3º Etelvino Carvalho, 36 pontos (4 provas); 4º Pedro Dias da Silva, 0 pontos (4 provas). Não classificado*: Rui Lopes, 15 pontos (2 provas).
Navegadores – Definitiva: ‘Campeão’ Miguel Sanchez, 93 pontos (4 provas); 2º Valter Cardoso, 36 pontos (4 provas); 3º Vânia Paím, 18 pontos (3 provas). Não Classificados*: Paulo Marques 25 pontos (1 prova); Francisco Cabral, 15 pontos (2 provas); Pedro Colaço, 0 pontos (2 provas); Mário Castro, 0 pontos (1 prova); e Jorge Conde, 0 pontos (1 prova).
* de acordo com o Regulamento do Desafio Total Mazda 2014, para pontuar para a Classificação Final cada piloto terá que participar num mínimo de 3 das 5 provas do calendário (art. 8). Os mesmos critérios aplicam-se aos navegadores (art. 11.6)
Vencedores das provas do Desafio Total/Mazda 2014
Data Prova Organizador Vencedor
25/26 Abril Vinhos Ervideira Rali TT S. A. Reguenguense Carlos Pinto/Miguel Sanchez
27/28 Junho Baja TT Oleiros Escuderia C. Branco Carlos Pinto/Miguel Sanchez
12/13 Setembro Baja TT Idanha-a-Nova Escuderia C. Branco Carlos Pinto/Miguel Sanchez
30 Out/01 Nov Baja Portalegre 500 ACP Motorsport Bruno Oliveira/Paulo Marques
27/30 Novembro 24 Horas TT V. Fronteira ACP Motorsport -/-
Palmarés do Desafio Total/Mazda
Ano Piloto Navegador
2014 Carlos Pinto Miguel Sanchez
2013 Etelvino Carvalho Nuno Gonçalves
2012 João Rato José Motaco
2011 João Rato José Motaco
2010 João Pais José Janela
2009 João Pais José Janela
2008 Bruno Oliveira Bruno Fernandes
por: Comunicado de Imprensa