| | | | | | | | |   

Audi Prologue showcar: o início de uma nova era de design

21 November , 2014

A Audi está a iniciar uma nova era de design. Marc Lichte, Diretor de Design da marca irá apresentar no Salão Automóvel de Los Angeles o protótipo deste novo conceito da Audi. Lichte está a transferir uma nova direção de estilo aos modelos da Audi através deste coupé, o prologue.

“Quando iniciou a sua atividade na Audi, Marc Lichte traçou no mesmo dia uma ofensiva no campo do design”, destaca o Prof. Dr. Ulrich Hackenberg, Membro do Conselho para o Desenvolvimento, e também responsável pela chegada de Lichte a Ingolstadt em 2014. “Com a sua filosofia clara e uma compreensão precisa do ADN da Audi, desenvolveu uma estratégia de design que nos abre perspetivas completamente novas. É moderna e altamente emocional e expressa perfeitamente em toda a sua amplitude a competência e qualidade tecnológica reivindicada pela marca. O Audi prologue é o primeiro representante desta estratégia; um veículo de referência para a Audi”.

Marc Lichte descreve o carácter deste show car destacando: “A Audi é sinónimo de desportivismo, construção leve e de tração integral permanente quattro. O Audi prologue reúne todo este know-how num novo envolvimento. Criámos o veículo mais desportivo do segmento de luxo. A nossa equipa inovou tanto no desenho exterior como no interior.”

O design da Audi passa a expressar de forma ainda mais progressiva a moderna tecnologia. O coupé de duas portas destaca um desenho elegante e fluido e, ao mesmo tempo, desportivo e tenso. As suas formas e linhas são inconfundíveis e introduzem muitas novas ideias. Num claro e desobstruído habitáculo funde-se a arquitetura com o conceito operacional e de manuseamento para criar um novo tipo de unidade. Toda a parte dianteira do painel de instrumentos converteu-se num visor tátil e parte do manuseamento é processado através de um novo display OLED constituído por díodos luminosos orgânicos.

A tecnologia do show car alia potência, conforto e eficiência. O motor 4.0 TFSI debita uma potência de 605 Cv (445 kW) e um binário máximo de 750 Nm, acelerando o Audi prologue em 3,7 segundos dos 0-100 km/h. A direção dinâmica às quatro rodas, que permite que as rodas traseiras possam girar até 5 graus, converte este coupé num veículo extremadamente maneável e estável em andamento.

Proporções harmoniosas: o exterior

Com 5,10 metros de comprimento, 2,94 metros de distância entre eixos, 1,95 metros de largura e 1,39 metros de altura, o Audi prologue é mais curto e mais plano que o atual A8. A frente é dominada pela grelha Singleframe que foi integrada na arquitetura do veículo e incorpora os quatro anéis. A grelha do radiador está mais larga e foi posicionada de maneira mais baixa que nos atuais modelos de produção. O seu marcante efeito horizontal expressa uma imagem poderosa e plena de dinamismo. As barras transversais têm um padrão de diamante finamente estruturado e as suas extremidades são divididas.

Os faróis – largos com cunha plana – estão localizados nos contornos acima da grelha Singleframe. Apresentam a tecnologia Matrix laser de alta definição: uma inovação da Audi que abre novos horizontes no desenho de faróis e permite funcionalidades completamente novas. Os faróis são compostos por uma lente de projeção com uma fonte de luz laser, que produz uma matriz que ilumina toda a rua em alta resolução. Debaixo deste elemento estão cinco lentes de plástico que recebem luz através de um feixe de fibras de vidro, as quais estão montadas numa estrutura em construção leve; com elas aumenta ainda mais o feixe de luz dos “máximos”. A nova tecnologia a laser permitiu que os designers de iluminação criassem uma forma similar a um olho extremamente leve, compacto e elegante.

Uma clara referência ao ADN quattro da Audi

Outra novidade é a forma escultural das entradas de ar sob os faróis. Além de serem muito apelativas, têm um padrão em diamante no seu interior. Uma lâmina dinâmica, separada do para-choque por uma intervalo, provoca a associação desporto automóvel. Incorpora dois spoilers adicionais em preto brilhante que transmitem ao show car uma postura ainda mais poderosa e larga na estrada.

No perfil lateral, a sua silhueta fluida expressa o caráter de movimento para a frente do Audi prologue. As equilibradas proporções também realçam a ênfase nas rodas dianteiras e traseiras, uma clara referência ao ADN quattro da Audi. As jantes de 22 polegadas estão alojadas em cavas das rodas largas e salientes. Está equipado com pneus na dimensão 285/30.As jantes de 10 raios entrelaçados em forma de Y projetam uma imagem de requinte, tridimensional e poderosa.

Contornos acima das cavas das rodas recordam o Ur-quattro

Um aspeto característico do Audi prologue é a saliência na zona de cintura sobre as rodas dianteiras e traseiras. Como já acontecia no blister do Audi Ur-quattro dos anos 80, visualiza-se o sistema de tração quattro, ainda que neste caso os contornos não se encontram sobrepostos, mas foram integrados com fluidez na arquitetura base. Numa perspetiva lateral, constituem duas suaves curvaturas por cima das rodas, que interrompem a linha de cintura que percorre de uma forma mais baixa entre as rodas.

Os para-choques, portas e painéis laterais traseiros evidenciam superfícies curvas musculadas. A zona inferior da porta tem uma forma côncava baixa e que se vai elevando para a parte traseira. Trata-se de uma opção em perfeita consonância com o desenho das entradas de ar. As soleiras laterais deslocam-se para dentro; já as embaladeiras em preto brilhante são a continuação do spoiler dianteiro. Todas as linhas e superfícies no Audi prologue são logicamente interligadas entre si, o que é típico na Audi.

Componentes de alumínio com qualidade artesanal

Os espelhos retrovisores exteriores são pequenas esculturas de alumínio: a caixa do retrovisor em forma de concha cria uma transição fluida até à moldura oca da janela. Esta integra também as superfícies dos sensores para a abertura das portas. As portas não possuem manípulos e são abertas eletro-mecanicamente após se tocar nas superfícies iluminadas dos sensores.

A rígida carroçaria do Audi prologue foi concebida em diferentes tipos de materiais de alumínio e de aço com a máxima resistência. As janelas possuem um contorno em alumínio polido e mate. No extremo do tejadilho plano, o contorno das janelas termina numa superfície sólida de alumínio. Todos os acabamentos são um exemplo que ilustra a qualidade artesanal da Audi e permite abrir e baixar o vidro da janela apesar dos pilares C.

Esta zona integra no lado direito deste show car o tampão do depósito de combustível. Possui um mecanismo de abertura elétrico e pode ser envolvido por completo no pilar C após premir um botão desde o interior. Um fecho sem tampa proporciona um maior conforto na hora de abastecer. A cor clara Cinzento Diva, com um novo efeito pérola, transmite uma aparência plena de elegância.

Seção traseira “empurra” todo o veículo para a frente

A seção traseira do Audi prologue também quebra com todas as convenções. Está inclinado na direção do andamento e desde uma perspetiva lateral e traseira é uma reminiscência que faz recordar um luxuoso iate. A união em forma de foice entre o painel lateral e o para-choques realça este dinamismo. O contorno da tampa da bagageira que integra um discreto spoiler, é uma continuação da linha blister procedente do painel lateral. Entre os pilares C encontra-se um
arqueado óculo traseiro em forma côncava até ao interior. Tal permite um habitáculo em separado e possibilita cómodas operações de carga e descarga através de um portão traseiro independente. Deste modo o Audi prologue combina as melhores propriedades de uma limousine com as vantagens estéticas de um coupé.

O design pouco convencional dos farolins em LED com vidro 3D, dá às luzes traseiras todos os benefícios do novo design, estendendo-se em toda a largura traseira do veículo. Finalmente ilumina a moldura em relevo do vidro 3D. As delgadas linhas no vidro 3D parecem pairar no meio da luz. A luz dos travões está aprofundada no interior da unidade de iluminação. Ao travar, a parte inferior do cunho 3D também é iluminado fazendo, aparentemente, com que a luz se mova em direção a quem a observe. Esta configuração tem diferentes níveis e a alternância entre funções de iluminação em 2D e 3D permite observar nas luzes traseiras um dinamismo completamente novo.

Debaixo do para-choques encontra-se um difusor em alumínio anodizado preto; como a lâmina dianteira, estende-se como um corpo independente ao longo da largura total traseira do veículo. O difusor integra duas entradas de ar trapezoidais que se correspondem visualmente com os farolins em relevo e que alojam o sistema de escape.

Luxuoso e inovador: interior e conceito operacional

O espaçoso interior do Audi prologue parece ser um autêntico salão de luxo. O design é baseado num Gran Turismo e permite não só uma condução desportiva como viajar de forma confortável e relaxante. O interface adapta-se visualmente ao correspondente estilo de condução. O interior assinala o início de uma nova era na Audi em que a arquitetura funde-se numa só unidade com o conceito de manuseamento. As superfícies para os monitores e controlos são inovadoras e integradas no painel de instrumentos e consola do túnel central e o sistema de infotainment estabelece o diálogo entre o condutor e o passageiro.

Ao entrar no veículo, o coupé de quatro lugares recebe os seus passageiros com uma discreta hospitalidade. O “mordomo” – um programa de software inteligente inovador – identifica-os com base nos seus smartphones e regula os bancos e controlo de temperatura do sistema de acordo com suas preferências. O sistema também faz recomendações em termos de música e no planeamento de rotas que são orientadas para as preferências do proprietário. O Easy Slot System, uma avançada evolução do Audi phone box, está localizado sob uma cobertura na consola central. Um mecanismo especial conecta os smartphones dos passageiros com o sistema de infotainment do veículo, além de recarregá-los.

Generosa amplitude do espaço interior

Linhas tensas e finas formas geométricas transmitem ao interior um ambiente leve e luminoso. Com uma orientação estritamente horizontal, sem qualquer interrupção, o tablier possui uma aparência leve e elegante e enfatiza a generosa largura interior. Tem dois níveis de profundidade. O nível superior situa-se como um teto sobre o Audi virtual cockpit future (um avançado desenvolvimento do Audi virtual cockpit) e acima da linha dos difusores de saídas de ar. É parte integrante do wrap-around – o grande arco que circunda o condutor e o passageiro da frente.

Um segundo wrap-around une as seções frontais e traseiras do interior e já é bastante visível a partir do exterior. A consola central com a sua abertura parece flutuar, à semelhança dos bancos dianteiros, cujos trilhos são montados sobre o túnel e soleiras laterais. Os apoios de cabeça dos dois bancos individuais traseiros são recolhidos quando não estiverem em utilização; emergem automaticamente quando um passageiro acede à parte traseira do veículo com a ajuda da função elétrica easy entry.

Quando o sistema de som é ativado, emerge da chapeleira traseira um novo um novo tipo de spoiler acústico para expandir de uma forma otimizada o som Premium típico da Audi.

Toda a parte frontal do painel de instrumentos converte-se num display

Na elegante arquitetura foi integrado um display com um conceito de indicação e de manuseamento radicalmente novo. A parte dianteira do painel de instrumentos foi desenhada como uma superfície de visualização e integra três ecrãs tácteis. O display orientado para o condutor à esquerda do volante é usado para controlar as funções dos sistemas de iluminação e dos sistemas de assistência. A unidade operacional direita, também orientada para o condutor, possui os comandos multimedia. O passageiro da frente, por sua vez, possui à sua frente um grande ecrã que é integrado na superfície total do painel de instrumentos, podendo controlar de forma individual e cómoda as suas funções de entretenimento.

O novo display do passageiro permite pela primeira vez una interação digital entre o condutor e o passageiro da frente. Um movimento de varrimento por parte do passageiro é tudo o que é preciso para enviar rotas pré- configuradas para exibição e entrada no display do condutor e introduzi-las então no Audi virtual cockpit future.

Na consola do túnel central, há um quarto display tátil adaptado de forma flexível e ergonómica ao condutor para o controlo da temperatura da climatização, entrada de texto manuscrito e outras configurações do veículo. È composto basicamente por uma finíssima lâmina OLED flexível (OLED: organic light emitting diodes) e exibe imagens extremamente nítidas e ricas em contraste. Quando não estiver em utilização, o display OLED é recolhido na consola central sendo praticamente impercetível. Quando o veículo entra em funcionamento o display flexível emerge. A curvatura garante uma distância constante entre o ecrã e a mão e, como tal, uma melhor ergonomia. Quando o display é operado, o pulso repousa sobre a baixa alavanca seletora da transmissão tiptronic de 8 velocidades.

Os designers também redesenharam a alavanca shift-by-wire, que agora está posicionada de forma discreta na consola central. Suportes para copos e slots de smartphones estão posicionados sob a cobertura na consola central, à esquerda e à direita.

O Audi virtual cockpit future reproduz gráficos em três níveis

O Audi virtual cockpit future permite-nos um “primeiro olhar” ao futuro do cockpit digital: os ecrãs de alta resolução e três espelhos produzem um cenário virtual com três níveis, uma visão verdadeiramente fascinante. Em termos de navegação, o primeiro nível apresenta a informação mais importante sobre a condução; os níveis dois e três produzem o efeito de profundidade no cockpit. A estruturação da informação em diferentes níveis torna melhor a organização e uma mais fácil compreensão para o condutor. Os conteúdos e as cores do Audi virtual cockpit future variam em função do estilo de condução; em condução desportiva, o visor muda para o modo Sport com apresentação particular das informações mais relevantes, tais como a rotação do motor, as temperatura ou a pressão de sobrealimentação.

Dentro do Audi prologue, cada detalhe ilustra claramente o seu caráter exclusivo. Um painel perfurado harmoniosamente trabalhado circunda as aberturas dos difusores de ventilação. Se o condutor regular o ventilador para um nível superior, o painel retrai para baixo.

As distintas linhas do interior são delineadas por fios condutores em LED, começando nas portas. Os raios do volante são constituídos por uma grande inserção em alumínio, harmonizando com as molduras dos ecrãs e dos manípulos das portas. Todas as aplicações de alumínio evidenciam a perfeição artesanal: as suas superfícies têm acabamentos mate e os contornos são polidos numa verdadeira interação entre diferentes níveis de brilho.

Materiais naturais transportam a um novo luxo

Para os desenhadores da Audi do departamento Color & Trim, os materiais naturais são um novo luxo; todos os materiais no showcar fascinam pela sua autenticidade. As superfícies dos bancos e os respetivos encostos, o painel de instrumentos, a consola no túnel central e os apoios de braços são revestidos em couro “Passion” em tonalidade clara; trata-se de um novo tipo de couro suave que respeita as características naturais da pele do animal.

A parte traseira dos bancos e os revestimentos laterais traseiros recorrem ao couro Nubuck, também em tonalidade clara. No painel de instrumentos, a parte inferior é revestida em cor Castanho e Cinzento que lhe transmite um toque especial. O wrap-around é revestido em couro “Passion” escuro; aqui e muitas outras zonas, as molduras de alumínio contrastam com embelezadores concebidos em madeira de olmo com poros abertos de cor cinzenta prata.

Desportivo mas confortável: a tecnologia

A tecnologia do Audi prologue é tão sofisticada quanto o seu interior evoca emoção. O motor 4.0 TFSI é uma verdadeira obra-prima tecnológica que debita uma potência de 605 Cv (445 kW) e um binário máximo de 700 Nm; no modo overboost, que o condutor pode aplicar em cerca de 15 segundos, o binário disponível é aumentado para 750 Nm. Este bloco V8 biturbo com uma sonoridade única acelera o coupé, de duas portas e 1.980 kg, dos 0-100 km/h em 3,7 segundos.

O consumo de combustível combinado é de apenas 8,6 l/100 km, o que equivale a emissões de CO 2 de 199 g/km. Contributo para esta elevada eficiência é um novo subsistema de 48 volts do sistema elétrico do veículo; esta é uma tecnologia que em breve será apresentada em modelos de produção da Audi.

O sistema de 48 volts é alimentado por um poderoso alternador de arranque por correia, que converte o sistema de propulsão num híbrido parcial, com recuperação de energia na travagem de até 12 kW. A caixa de 8 velocidades tiptronic envia a potência do motor para o sistema quattro com vectorização do binário (gestão do binário individual para cada roda).

Nova geometria das suspensões com cinco braços

No chassis, a suspensão pneumática adaptativa sport oferece uma ampla escolha de amortecimentos: entre um modo suave e uma manobrabilidade desportiva e firme; além disso varia a altura livre ao solo deste show car em vários níveis. As suspensões dianteira e traseira apresentam uma geometria de cinco braços. Os discos de travão cerâmicos e fibra de carbono permitem uma poderosa desaceleração ao Audi prologue. Os travões dianteiros de 20 polegadas têm pinças fixas de seis pistões.

Um elemento em destaque no âmbito tecnológico no Audi prologue é a direção dinâmica às quatro rodas, que incrementa o dinamismo e o conforto em andamento através de uma combinação inteligente da direção dinâmica e da direção às quatro rodas. O condutor dispõe, assim, de um veículo com uma excelente manobrabilidade. A baixas velocidades, aquela manobrabilidade caracteriza-se pela elevada agilidade e rapidez nas mudanças de direção. A elevadas velocidades, os engenheiros melhoraram a capacidade de resposta, conseguindo assim uma grande estabilidade ao veículo.

Em conjunto, a direção dinâmica às quatro rodas com ângulos de viragem até cinco graus no eixo traseiro facilita as manobras de estacionamento e, ao mesmo tempo, proporciona um andamento preciso e desportivo em estradas sinuosas e um comportamento e conforto majestoso em auto-estrada.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks