O bicampeão do Mundo, Sébastien Ogier é o líder do Rali da Grã-Bretanha. O francês tem uma vantagem de apenas 6,6s sobre Jari-Matti Latvala, no segundo Volkswagen Polo oficial. Em terceiro surge Mikko Hirvonen. O finlandês da Ford procura despedir-se do WRC com um lugar no pódio.
Num dia marcada por inúmeros incidentes, os dois homens da Volkswagen mostraram-se completamente à parte da concorrência. Ainda assim, passaram por alguns sustos. Mas sobreviveram e chegaram ao fim na frente. O mesmo não pode dizer Andreas Mikkelsen, que bateu com o terceiro Polo, ou Juho Hanninen, que também teve um acidente com o Hyundai. Ambos abandonaram. Hayden Paddon, também com um i20, teve problemas mecânicos no carro, e Robert Kubica passou um dia cheio de situações que o atrasaram
O quarto e o quinto são de Kris Meeke e Mads Ostberg, respectivamente. Os dois pilotos da Citroën procuram o terceiro lugar de Hirvonen e defendem-se de Thierry Neuville, o melhor Hyundai, que é sétimo. O oitavo lugar é de Elfyn Evans.
Bernardo Sousa compete ao volante de um Ford Fiesta RRC e ocupa o segundo lugar no WRC2. O português está a mostrou imensa velocidade, principalmente durante a tarde, quando ganhou três classificativas.
por: João Picado