| | | | | | | | |   

Baja Portalegre 500: Dois em um para Ricardo Porém

1 November , 2014

A alegria não podia ter sido maior para o jovem Ricardo Porém. Alcançou o título de Campeão Nacional de TT e foi o grande vencedor da Baja Portalegre 500, a prova que encerrou as contas do nacional e também da Taça do Mundo. Porém não conseguia conter imensa alegria “Acreditei até ao fim, embora nos últimos quilómetros as emoções tivessem falado mais alto. Consegui realizar um sonho de criança, que era ser campeão e vencer a Baja de Portalegre. Foi mesmo um dois em um”, afirmou o grande triunfador de Portalegre. Para a Taça do Mundo de TT, e apesar dos esforços de Nasser Al-Attiya, o russo Vladimir Vasilyev em Mini All 4 Racing conquistou o desejado troféu mundial, embora tenha sido o 6º classificado na prova portuguesa.

Mas a prova organizada pelo ACP foi bastante emotiva ao longo de um dia que teimou em ser seco, deixando os pisos demasiado duros e desgastantes. As estrelas da Taça do Mundo que abrilhantaram a prova portuguesa, acabaram por ser ensombradas  pela excelente qualidade dos pilotos nacionais. Para além da grande exibição dos irmãos Ricardo e Manuel Porém, que estrearam da melhor forma um Mini All 4 Racing oficial, a notoriedade sorriu também a outros pilotos lusos ao longo de quase 500 km ao cronómetro. Miguel Barbosa vendeu cara a derrota e a entrega do título de Campeão Nacional de TT a Ricardo Porém: “Os meus parabéns ao Porém. Foi um justo vencedor da prova e do campeonato, que este ano foi muito competitivo. Nas zonas de mau piso foi impossível fazer melhor com este carro. Tentámos até ao fim, mas não havia nada a fazer”, afirmou Miguel Barbosa, que viria a terminar no 4º lugar da classificação geral.

Pela liderança da Baja Portalegre 500 passaram também outros pilotos portuguêses, como o regressado Filipe Campos ao volante de um Mini All 4 Racing e João Ramos que estreou uma competitiva Toyota Hilux Overdrive. A emoção foi palavra forte ao longo do traçado. Após três anos de paragem, Filipe Campos continua com os dons competitivos que sempre o caracterizaram. Um erro de percurso comprometeu a liderança para nunca mais a recuperar, vindo a terminar a prova no 5º lugar. Quanto a João Ramos, uma exibição ao melhor nível do piloto, incluindo uma saída de estrada e alguns toques ao longo do percurso, para além de ter efectuado os últimos 80 km sem direcção assistida na Toyota Hilux, o que lhe valeu o 8º lugar final, tirando no entanto excelentes conclusões em relação ao comportamento da Toyota Hilux que poderá vir a utilizar no campeonato de 215. Ricardo Porém venceu com um Mini All 4 Racing, mas da geração de 2011, ao contrário de Vladimir Valilyev e Filpe Campos que contaram com carros idênticos, mas de 2014. De destacar também a presença das competitivas Toyota Hulux Overdrive. O brasileiro Reinaldo Varela que chegou a pensar poder chegar ao triunfo em Portalegre, deixou excelentes apontamentos ao volante de uma Hilux, terminando no 3º lugar final a 2m40 dos vencedores e a apenas 1m07 de Nasser Al-Attiyah que ao volante de um Ford Hrx acabou em 2º lugar a 1m33 de Ricardo Porém, falhando o título mundial por apenas sete pontos. De destacar ainda as actuações muito positivas de Nuno Matos em Opel Mokka Proto (7º) e Paulo Ferreira em Nissan Navara Off Road (10º). Em relação ao agrupamento T2, o russo Andrey Rudskoy, já campeão na Taça do Mundo desta categoria, viria também a triunfar na prova do ACP, à frente do regressado Vasco Pedro numa Isuzu D-Max e do já campeão nacional T2 Alexandre Franco em Nissan Navara.

Em relação ao evento nacional, a vitória pertenceu à dupla Luis Dias/Mário Feio em Nissan Navara, apesar do domínio foi de Lino Carapeta/Rui António, que viriam a abandonar a mei do derradeiro sector selectivo, devido a terem gripado o rolamento da roda traseira esquerda do Bowler, numa altura em que comandavam destacados.

Nos Desafios Total Mazda, a vitória pertenceu a Bruno Oliveira, que comandou desde os primeiros quilómetros, pertencendo a Carlos Pinto a 2ª posição e a Rui Lopes o 3º lugar.

Uma prova muito competitiva do principio até final, com uma justa vitória dos irmãos Ricardo e Manuel Porém em Mini All 4 Racing.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks