De modo a que clubes, equipas e pilotos possam ir planeando a época de 2015 e seguindo o princípio a que nos propusemos de tentar manter estáveis os regulamentos para os próximos anos, embora abertos a adaptações e melhoramentos, aqui apresentamos as linhas gerais dos ralis em Portugal para 2015.
Brevemente anunciaremos os detalhes técnicos, embora se pretendam que não sejam muito diferentes de 2014.
Campeonato Nacional de Ralis
– o Campeonato Nacional de Ralis 2015 vai ser composto por oito provas, cinco ralis nacionais e três internacionais em moldes semelhantes aos de 2014.
– o modo de inclusão do CNR nos ralis internacionais está pendente das regras FIA que ainda não estão completamente esclarecidas, mas que se espera para breve.
– das oito provas, quatro serão disputadas em asfalto e quatro em terra.
– para efeitos de pontuação contarão todos os resultados das provas realizadas menos um, com um mínimo de cinco provas realizadas; neste caso contarão a totalidade das provas.
– deixa de existir o bónus de 5 e 10 pontos para as participações na 7ª e 8ª participação.
– a quilometragem total de PEC’s poderá chegar aos 130/140km.
Campeonato FPAK de Ralis
– os actuais campeonatos de Ralis Norte, Centro e Sul, que são compostos por cerca de 17 provas (6 + 6 + 5) passarão a ser um único campeonato, com cerca de 12 provas (metade alcatrão e metade terra) e passará a chamar-se Campeonato FPAK de Ralis.
– a quilometragem total de PEC’s poderá chegar aos 70km.
– para efeitos de classificação final serão apurados os melhores resultados de metade das provas realizadas mais duas, com arredondamento para cima.
– neste campeonato serão criados dois Troféus, um de asfalto e outro de terra, cada um composto de seis provas e para efeitos de classificação final serão apurados todos os resultados menos um.
Campeonato Nacional Clássicos de Ralis
– o Campeonato Nacional Clássicos de Ralis disputará as seis provas de asfalto do Campeonato FPAK e para efeitos de classificação final contarão todos os resultados das provas realizadas menos um.
Campeonato Nacional Iniciados de Ralis
– vai ser criado um Campeonato Nacional de Iniciados de Ralis (CNIR) que disputará as cinco provas nacionais do CNR (asfalto e terra) ou seis provas, três de asfalto do CNR e três de asfalto do Campeonato FPAK.
– o campeonato de iniciados disputará a totalidade dos quilómetros da prova em que estiver inserido.
– os carros admitidos são de baixa cilindrada, 2RM, até 1600cc nominal, brevemente serão indicados mais detalhes técnicos.
– no CNIR para efeitos de classificação final contarão os melhores resultados das provas realizadas, menos um.
– em todos os campeonatos de ralis, haverá pontuação para as vitórias nas provas especiais de classificação (0,5 pontos), para a geral e para o grupo.
Rali Sprint
– vão ser criadas três competições, Master Rali Sprint Norte, Centro e Sul. Cada um deles será composto por um máximo de doze (12) provas.
– para efeitos de classificação final serão apurados os melhores resultados de metade das provas realizadas mais quatro, com arredondamento para cima.
– quilometragem máxima total de PEC’s é de 30km.
Grupo RGT
– poderão participar no CNR e a sua classificação contará para a geral e campeonato absoluto.
– aguardamos as ultimas definições FIA de modo a melhor se poderem adaptar á nossa realidade.
Grupo X
– estas viaturas podem participar no Campeonato FPAK de Ralis, e a exemplo de 2014, podem ser campeões de Grupo X mas não absolutos.
Este comunicado é meramente informativo e não dispensa a consulta dos regulamentos específicos.
por: Comunicado de Imprensa