| | | | | | | | |   

Hyundai pronta para enfrentar superfícies mistas no rali de Espanha

21 October , 2014

A Hyundai Shell World Rally Team prepara-se para a penúltima ronda do 2014 FIA World Rally Championship e a única com superfície mista da temporada – RallyRACC Catalunya – Costa Daurada, Rally de España, na próxima semana.

Três Hyundai i20 WRC vão enfrentar uma combinação de especiais de terra e asfalto com Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul no carro nº7, os heróis locais Dani Sordo e Marc Martí com o carro nº8 e os Kiwis Hayden Paddon e John Kennard, que marcam o seu regresso ao Hyundai i20 WRC nº20.

O rali terá a sua base na cidade costeira de Salou, com o primeiro dia de competição em percurso de terra (com SS4/7 Terra Alta em piso misto) e os dois últimos dias em especiais de asfalto. O Rali de Espanha representa um desafio para as tripulações e técnicos; após as seis especiais de asfalto na sexta-feira, a equipa terá que adaptar os três Hyundai i20 WRC à corrida de asfalto. Adicionalmente ao trabalho normal de reparação e afinação, os mecânicos irão mudar transmissões, travões e suspensões dos carros em apenas 75 minutos.

A Hyundai Shell World Rally Team preparou-se para o rali, realizando um teste curto em terra, com Sordo, e um mais longo em asfalto com os três pilotos, na semana passada em Espanha, para se adaptar ao tipo especifico de superfície do evento. Ao contrário da Alemanha e de França, a área de asfalto do rali é lisa e abrasiva, e em alguns lugares, as estradas são similares a circuitos de corrida, exigindo uma afinação mais rígida.

O principal objectivo para o rali continua a ser chegar ao final com os três carros, mas a equipa vai usar o rali para avaliar o seu nível de performance em asfalto.

O Chefe da Equipa Michel Nandan comentou: “O Rali de Espanha vai ser um grande desafio não só para os pilotos, mas para toda a equipa, pois é como se fossem dois ralis num só, com especiais de terra e asfalto em simultâneo. O Serviço da noite de sexta-feira, vai ser difícil para os nossos engenheiros e mecânicos, que terão de preparar o carro para asfalto em apenas 75 minutos. Sendo este, o último rali de asfalto da temporada, vamos pedir aos nossos pilotos que puxem mais para ver a que nível chegámos desde França e o teste pré-evento. É claro que não esperamos ficar exactamente no topo porque esta, ainda é uma temporada de desenvolvimento para nós, mas seria bom ver Dani, Thierry e Hayden subirem um pouco mais sem comprometerem o nosso principal objectivo, que é, como sempre, aprender o máximo possível para o futuro, levando todos os nossos carros até ao final”.

Neuville, que terminou o Rali de Espanha em quarto lugar no ano passado, vai usar ao máximo a sua experiência no evento e contribuir positivamente para a Hyundai Shell World Rally Team.

Neuville referiu: “Como este é o único evento com superfície mista do ano, o Rali de Espanha é seguramente bastante diferente dos restantes ralis que disputamos ao longo da temporada. Testámos em asfalto para acumular quilómetros nesta superfície com o i20 WRC e encontrarmos a melhor configuração possível para o tipo específico de asfalto que encontraremos em Espanha. Avançamos para este rali com o objectivo de terminarmos o evento sem problemas e tentaremos manter um bom ritmo ao longo do fim-de- semana. O Nicolas e eu, aprendemos imenso sobre este rali no ano passado e daremos o nosso melhor para obtermos um desempenho positivo.”

Na sua 12ª participação no rali “em casa”, o herói local Sordo, está ansioso para continuar a série de resultados positivos que tem atingido este ano em asfalto com a Hyundai Shell World Rally Team. Correr em “casa” dar-lhe-á um impulso adicional pois terá muitos fãs e simpatizantes a torcer por ele no terreno.

Sordo comentou: “Há sempre uma atmosfera especial no Rali de Espanha e as especiais de asfalto são muito rápidas e agradáveis. Claro que é especial para o Marc e para mim pois vamos ter muito apoio dos espectadores. Vamos ter o primeiro dia em terra e eu prefiro que assim seja; a minha posição no campeonato faz com que tenha uma boa posição de partida e, com sorte, uma superfície da estrada mais limpa que poderá ajudar no resultado final. Não é tão difícil mudar para asfalto nos dois últimos dias pois vamos passar de uma superfície com pouca aderência para outra com mais aderência. Na verdade, é mais difícil o contrário.”

O jovem neozelandês Paddon, fez a sua estreia no World Rally Car no Rali de Espanha do ano passado terminando num notável oitavo lugar. Este ano, o Rali de Espanha marca a sua estreia em asfalto com a Hyundai Shell World Rally Team.

Paddon comentou: “É óptimo voltar ao Rali de Espanha, um rali que já fiz algumas vezes e de que gosto particularmente. O John e eu, vamos enfrentar o rali com os pés bem assentes na terra, dado que é a nossa primeira vez em asfalto com o Hyundai i20 WRC, pelo que há muito para aprender. Mas fizemos um bom teste e preparativos para o evento e penso que estamos à altura da tarefa. As especiais de terra na sexta-feira, podem ser um desafio importante pelo que as faremos com calma, para atacar um pouco mais nas bonitas e rápidas especiais de asfalto dos últimos dois dias. Estas são especiais onde me sinto à vontade, é apenas uma questão de conseguir uma boa sensação com o carro. Penso que se conseguir isso rapidamente, conseguiremos obter um bom resultado.”

Com o Parque de Assistência e a Sede baseados em Port Aventura Resort, o Rali de Espanha começará oficialmente na quinta-feira, 23 de Outubro, em Barcelona com uma Super Special que terá lugar na zona de Montjuic. Na sexta-feira, dia 24 de Outubro, os concorrentes vão enfrentar seis especiais de terra e uma especial de superfície mista antes de mudarem para asfalto no sábado e no domingo, num itinerário total de 372 competitivos quilómetros. Para comemorar a sua 50ª edição, o rali contará com uma especial de 50km no sábado (SS9/11 Escaladei), uma das mais longas do campeonato deste ano.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks