| | | | | | | | |   

Calculadoras na mão… e que a batalha comece!

15 October , 2014

As 4 Horas do Estoril, no dia 19 de Outubro, serão o palco para a grande final do European Le Mans Series de 2014 com nada menos de 10 pilotos e quatro equipas em luta pelo título! Com um máximo de 26 pontos possíveis (25 para a vitória e um para a “pole position”) e com 23 pontos a separar os protagonistas na categoria LMP2, os chefes de equipa terão as suas calculadoras na mão na tarde de Domingo.

A Signatech Alpine, campeã europeia em título, encontra-se neste momento à frente da classificação geral de equipas com 68 pontos contabilizados, ou seja, mais 10 que a sua maior rival, a formação britânica Jota Sport. Para garantir a renovação do título europeu de 2014, Nelson Panciatici, Oliver Webb e Paul-Loup Chatin deverão terminar impreterivelmente em primeiro ou segundo da geral no próximo Domingo.

Por seu lado, se os pilotos da Jota Sport, Filipe Albuquerque, Simon Dolan e Harry Tincknell vencerem a corrida e o Alpine A-450 Nissan da Signatech terminar em terceiro, será o ponto da “pole position” que fará a diferença e decidirá a entrega do título. Se nenhuma destas equipas assinar a “pole” ficarão empatadas com 83 pontos. Nessa eventualidade, a Jota Sport a ser declarada vencedora por ter ganho duas corridas durante a época, contra uma da Signatech. A NewBlood by Morand Racing e os seus pilotos Christian Klien e Gary Hirsch têm actualmente 50 pontos, 18 atrás da Signatech Alpine e menos oito que a Jota Sport. A “pole-position” e o triunfo dariam à escuderia suíça um total de 76 pontos, o que significa que apenas chegariam ao título se a Signatech Alpine e os seus pilotos ficassem classificados em sexto ou abaixo. Mesmo que a Jota termine em segundo, a Morand Racing conseguiria o título, pois nesse caso somaria dois triunfos contra um dos britânicos.

A equipa Race Performance e os seus pilotos Michel Frey e Frank Mailleaux estão ainda na corrida para o título, com 45 pontos no contador, ou seja 23 menos do que dispõe a Signatech Alpine. Com a vitória e a “pole” ficariam com 71 pontos, significando isso que os actuais líderes teriam de terminar em nono ou abaixo, e a Jota teria que se classificar para lá da quarta posição para o título do ELMS pertencer à Race Performance. Neste mesmo quadro, a equipa NewBlood  by Morand Racing não conseguirá somar o número suficiente de pontos para chegar ao título, mesmo que venha a terminar em segundo da geral.

Resumindo, cada um dos pretendentes ao título necessita de ser o primeiro a ver a bandeira de xadrez para ser campeão e, em seguida, deverá verificar em que lugares se classificaram as equipas rivais. Esta contabilidade algo complexa comprova que a época de 2014 do European Le Mans Series tem sido intensamente disputada na categoria LMP2.

As 4 Horas do Estoril terão lugar no dia 19 de Outubro, sendo a derradeira jornada do European Le Mans Series de 2014. A acção na pista começa no Sábado, dia 18, com duas sessões de treinos livres, de 90 minutos cada. As qualificações, que ditarão a posição na grelha de partida, terão lugar às 9h30 de Domingo, com a corrida de 4 Horas a iniciar-se pelas 13h30.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks