| | | | | | | | |   

Rallye de Mortágua: João Barros e Ford Fiesta R5 em estreia

20 September , 2014

João Barros e Jorge Henriques obtiveram em Mortágua a primeira vitória absoluta das suas carreiras. Foi também a primeira vez que um Ford Fiesta R5, o carro da moda, vence uma prova pontuável para o Campeonato Nacional de Ralis. Um rali que contou com 8 especiais de classificação e que colocou em confronto direto a equipa vencedora com o Porsche 997 GT3 de José Pedro Fontes e Inês Ponte. Um duelo que só seria resolvido na última especial, quando João Barros deu tudo para bater o irresistível Porsche de Fontes.

Mas o Rallye de Mortágua viria, uma vez mais, a atribuir mais um título nacional. Adruzilo Lopes é o novo Campeão Nacional do Agrupamento de Produção, levando o Subaru Impreza R4 da ARC Sport à vitória no agrupamento e ao 3º lugar da classificação geral. Se Mortágua voltou a ser uma prova fetiche para Adruzilo Lopes que ali já tinha averbado com a ARC Sport dois título de Produção e um de Duas Rodas Motrizes, já o seu navegador Vasco Ferreira terá de aguardar pelo Rali de Castelo Branco para poder festejar com o seu piloto o título nacional.

As emoções da prova do Clube Automóvel do Centro começaram a ser servidas na super Especial, onde João Barros foi o mais rápido por apenas duas décimas de segundo perante José Pedro Fontes que, no dia seguinte começou por demonstrar as capacidades do seu Porsche 997 GT3, vencendo quatro das sete especiais do rali. No entanto, um problema no travaão de mão do Porsche durante a 5ª especial viria a permitir que João Barros chegasse ao comando, com Fontes a retomar a liderança logo na especial seguinte, mas com Barros a responder categóricamente no último troço, para poder festejar a primeira vitória absoluta da sua carreira.

Já Adruzilo Lopes, que voltou a exibir o nº 1 nas portas do Subaru Impreza, mais de dez anos depois, teve uma vitória calma no Grupo N, mas rolando sempre a um nível extraordinário. Lopes vence ao nível do grupo todas as especiais do rali, podendo no fim festejar mais um título para o seu vasto palmarés.

Foi um excelente rali onde voltámos a alcançar os nossos propósitos. Este ano, em sete provas disputadas conquistámos cinco vitórias e um segundo lugar, o que significa que conseguimos quase um ano perfeito. Controlámos do princípio ao fim, rolando até mais rápido na parte final da prova, numa altura em que já não era necessário, mas em Mortágua é impensável não ter um andamento rápido. Quero agradecer à ARC Sport por todo o empenho e dedicação que mais uma vez demonstrou, sendo gratificante que tenha alcançado mais um título aqui em Mortágua. Em Castelo Branco vamos tentar que o Vasco Ferreira consiga também o título de Grupo N”, disse Adruzilo Lopes.

Ricardo Teodósio voltou a dar muito espectáculo, terminando a prova em 4º lugar da geral e 2º do Grupo N. Paulo Neto com o Citroen DS3 R3 foi o 5º da geral, vencendo a categoria RC3, enquanto o 6º lugar de Ricardo Marques em Peugeot 208 R2 lhe deu o triunfo na categoria RC2N.

Um rali onde faltaram muito concorrentes, entre os quais o três vezes Campeão Nacional Ricardo Moura, que espera poder recuperar em breve o Ford Fiesta R5, depois do acidente sofrido no Rallye da Madeira, e também o novo Campeão Nacional Pedro Meireles (2014), que resolveu não inscrever o Skoda Fabia S2000.

A próxima e última prova do calendário nacional terá lugar em Castelo Branco a 17 e 18 de Outubro, onde será conhecido o “Vice” campeão nacional absoluto, posição que conta ainda com três candidatos.


por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks