A Volkswagen sagrou-se campeã do Mundo de ralis com três pilotos no pódio. No dia em que assegurou o título de construtores pelo segundo ano consecutivo, a marca alemã colocou Ogier, Latvala e Mikkelsen em primeiro, segundo e terceiro, respectivamente.
A prova foi muito disputada entre os dois primeiros, mas foi o campeão em título quem levou a melhor. O francês bateu o seu companheiro de equipa por 6,8s. “O Jari-Matti esteve forte, mas eu sabia que hoje, se não cometesse erros, estaria numa boa posição para vencer”, afirmou Ogier que não deixou escapar o triunfo e assim consolidou o primeiro lugar no campeonato.
Mikkelsen ficou com o terceiro lugar, mas só teve a vida facilitada quando Kris Meeke levou mais de um minuto de penalização. O piloto da Citroën cortou demasiado uma curva, o que os comissários consideraram atalho. Ainda caiu para quinto, mas acabou confortavelmente no quarto posto à frente de Mikko Hirvonen.
Entre os Hyundai, o melhor foi Hayden Paddon, com o sexto lugar absoluto, à frente do seu líder de equipa, Thierry Neuville. Depois da vitória na Alemanha, o belga não conseguiu mais do que sétimo posto.
No WRC2, competição em que corre Bernardo Sousa, o vencedor foi Nasser Al-Attiyah. O português não esteve presente nesta prova, pois é uma das que escolheu para não pontuar.
por: João Picado