| | | | | | | | |   

Baja TT Idanha-a-Nova: Miguel Barbosa dominador

13 September , 2014

O campeão nacional de TT não deu hipóteses a ninguém na etapa do Campeonato Nacional de Todo o Terreno que decorreu em Idanha-a-Nova. Miguel Barbosa, desta feita acompanhado por Mário Castro, venceu as duas passagens pelo troço do Prólogo, dominando os acontecimentos nos dois sectores selectivos disputados durante sábado. Foram cerca de 350 km onde o Mitsubishi Racing Lancer deixou a principal concorrência a distância considerável. Barbosa aproveitou bem os problemas de aquecimento que o BMW Proto de Ricardo Porém teve logo no inicio do dia, por ter queimado um fusível da ventoinha do motor do BMW, gerindo a partir daí a seu belo prazer, aprova da Escuderia de Castelo Branco. Durante o primeiro sector, a emoção ainda pairou num interessante duelo entre Ricardo Porém e Nuno Matos para a segunda posição, com esta dupla separada apenas por cinco segundos a estar já distante do líder Miguel Barbosa, que terminava o primeiro sector com 5m35 de vantagem. No entanto, problemas na direcção do Opel Mokka Proto de Nuno Matos, durante o 2º sector selectivo, deixavam o líder do campeonato algo descansado no segundo lugar da geral, alcançando assim os pontos necessários para lutar pelo título. Quem esteve também em excelente plano foi Rómulo Branco que, apesar de um excelente andamento, foi obrigado a abandonar devido a problemas de pressão na válvula de gasolina da Toyota Hilux. João Ramos em Toyota Rav4 viria a abandonar demasiado cedo, enquanto uma penalização afastou Rui Sousa de lutar por melhores posições. Azares também para Hélder Oliveira na sua estreia ao volante do Depieres 2RM que partiu o veio da transmissão logo aos 6 km do segundo sector e para Lino Carapeta que também abandonou devido a uma fuga de óleo do Bowler Wildcat.

Prova positiva para Paulo Ferreira que rolou sempre em lugares de destaque, terminando a prova no último lugar do pódio, a 14m27 de Miguel Barbosa e a mais de sete minutos de Ricardo Porém. Na 4ª posição ficou André Amaral no Mercedes Proto, mas já a quase meia hora de diferença do vencedor. Excelente é o que se pode dizer da actuação de Alexandre Franco que não só colocou a sua Nissan Navara no 5º lugar final, como venceu de forma categórica a categoria T2. Sem concorrência esteve também o vencedor da categoria T8. César Sequeira levou o Toyota Land Cruiser ao 6º lugar da classificação geral e á vitória no agrupamento. Entre os concorrentes ao “Desafio Total Mazda”, a vitória acabou por sorrir a Carlos Pinto, que aproveitou da melhor forma o abandono de Bruno Oliveira que dominou os acontecimentos durante grande parte da prova e o atraso de Etelvino Carvalho que viria no entento a terminar na 2ª posição. Depois desta inequívoca vitória de Miguel Barbosa, o campeão nacional volta a ter aspirações para renovar o título, embora o 2º lugar de Ricardo Porém o mantenha na liderança do campeonato, agora com 83 pontos, enquanto Rómulo Branco é 2º com 54 e agora Miguel Barbosa o 3º com 50 pontos.

Uma prova dominada por muito pó e muitos azares dos concorrentes, mas que chegou a ter momentos bastante emotivos. Relançando agora o Campeonato Nacional de TT.


por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks