| | | | | | | | |   

Muller, López e Loeb dão espectáculo sm SPA

23 June , 2014

Neste primeiro fim-de-semana de Verão, o sol não se esqueceu de marcar presença no circuito de Spa-Francorchamps. Incentivados pelo azul do céu, muitos espectadores completavam o «paddock» e as bancadas do lendário traçado belga.

Qualificados nos três primeiros lugares da grelha, Yvan Muller, Sébastien Loeb e José-María López tinham todas as cartas na mão para assegurar um excelente resultado na Corrida 1. Uma vez extintas as luzes vermelhas do semáforo, os três C-Elysée WTCC alcançavam o gancho de La Source por esta mesma ordem.

Na segunda volta, José-María López infligia o seu primeiro ataque a Sébastien Loeb. O nónuplo Campeão do Mundo de Ralis defendia-se com autoridade, numa guerra permitia a Yvan Muller amealhar um pequeno avanço. Longe de baixar os braços, Pechito tentava, repetidamente, flanquear Seb, embora em vão! A meio da corrida, o fosso entre Muller e os seus dois companheiros de equipa via-se definitivamente alargado. Ainda não resignado em terminar no 3º lugar, López poupava os pneus para um assalto final, que ocorreu na última volta! Mais rápido no Raidillon, o argentino surpreendeu Loeb na travagem para Les Combes.

O Citroën C-Elysée WTCC assegurava, assim, uma tripla pela segunda vez na presente temporada! A quarta unidade inscrita, conduzida por Ma Qing Hua, terminou na 11ª posição, a um passo dos lugares pontuáveis, tendo feito toda a segunda parte da prova com problemas de fixação do pára-brisas.

Após uma primeira corrida bastante animada, a segunda prometia sê-lo ainda mais, fruto da inversão de grelha para os dez primeiros classificados. José-María López era o 8º, à frente de Sébastien Loeb e de Yvan Muller. Ma Qing Hua saía, de novo, da sétima linha.

Apesar dos toques nas primeiras curvas, o pelotão não sofria baixas. Tom Coronel descrevia a primeira curva à frente de Monteiro, Chilton, Bennani, Tarquini, López, Müller, Valente e Loeb. Tendo partido com um «set-up» aerodinâmico ligeiro para ganhar velocidade de ponta, López não demorou a iniciar o seu festival de condução. Era já 4º classificado na segunda passagem pelas boxes, ultrapassando depois Chilton e Monteiro para ocupar o 2º lugar na quinta volta. Duas voltas depois, assumia a liderança mesmo antes do Raidillon!

Quanto a Muller, o piloto da Alsácia não baixou os braços, estando, também, em destaque, nomeadamente quando ascendeu ao 2º lugar, a três voltas do final. Tendo perdido um pouco de tempo na busca de uma abertura de Valente, Loeb alcançava um lugar no «top 5». Confrontado com problemas de motor, Ma Qing Hua abandonou após cumprir quatro voltas.

Com uma tripla na qualificação e na Corrida 1, seguida de uma dupla na corrida 2, a Citroën Racing alcançou uma pontuação perfeita no Campeonato do Mundo de Construtores. A diferença para a segunda marca é, agora, superior a 200 pontos.

O QUE ELES DISSERAM

Yves Matton, Director da Citroën Racing: «Para um belga, ver a sua equipa obter um tal conjunto de resultados no circuito de Spa-Francorchamps representa, sem dúvida, um momento muito forte. Acredito que podemos estar orgulhosos do modo como alcançámos estas novas vitórias. O Raidillon constitui um desafio único, proporcionando fenómenos técnicos inigualáveis. A equipa soube trabalhar para os atenuar e os nossos pilotos fizeram o resto, explorando todo o potencial do Citroën C-Elysée WTCC. Não podíamos pedir melhor fechar a temporada europeia. Mesmo se agora vamos ter um longo intervalo, estamos ansiosos em continuar esta bela temporada em redor do mundo.»

Yvan Muller: «Após garantir a ‘pole-position’, tinha que fazer um bom arranque na primeira corrida. Fui prudente na primeira volta, antes de atacar um pouco mais para me colocar ao abrigo da aspiração, sendo que a luta entre o Pechito e o Seb me facilitou um pouco a tarefa. Já o meu segundo arranque não foi extraordinário, mas não perdi posições. A corrida foi difícil, tendo lutado para ultrapassar os meus adversários e recuperar posições até ao 2º lugar. O nosso C-Elysée WTCC esteve melhor do que nunca neste fim-de-semana e a nossa velocidade no Raidillon e em Blanchimont permitia-nos atacar em Les Combes e no Bus Stop.»

José-María López: «Não tive descanso algum na primeira corrida! O Sebastien era muito rápido nos segundo e terceiros sectores e os meus pneus degradavam-se rapidamente. Dei o tudo por tudo na última volta e isso funcionou. Este 2º lugar é importante para mim, mas será especialmente a tripla da equipa que ficará na memória. Na segunda corrida as coisas estavam quentes com o Valente nas primeiras voltas. Tocámo-nos várias vezes mas o carro estava OK e vi que tinha melhor performance do que os outros. Fiz várias ultrapassagens no Bus Stop e devo dizer que todos os meus adversários demonstraram um espírito desportivo. Esta é uma vitória incrível! Mesmo que o Yvan me tenha recuperado dois pontos, é uma boa operação para o campeonato. Mas repito: a minha situação continua frágil, apesar da diferença pontual.»

Sébastien Loeb: «Gostei muito da primeira corrida… até a última volta! O Pechito era tão rápido no Raidillon que me sentia constantemente ameaçado. Em todas as vezes fechei a porta, mas mesmo assim ele ultrapassou-me! Na segunda corrida não consegui ganhar lugares no início e perdi muito tempo atrás do Valente. Quando o passei, as diferenças já eram grandes e não pude fazer melhor do que um 5º lugar.»

Ma Qing Hua: «Esta não foi uma jornada de sonho para mim. Até consegui ganhar vários lugares no início da primeira corrida, mas após algumas voltas o meu pára-brisas soltou-se e deixei de conseguir ver bem a pista. Lutei com o Chilton e com o Borkovic mas terminei fora dos pontos. Na segunda corrida tive de abandonar devido a um problema de motor.»

RESULTADOS

CORRIDA 1

1. Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)

2. José-María López (Citroën C-Elysée WTCC)

3. Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC)

4. Gianni Morbidelli (Chevrolet RML Cruze TC1)

5. Tom Coronel (Chevrolet RML Cruze TC1)

6. Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC)

7. Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)

8. Gabriele Tarquini (Honda Civic WTCC)

9. Dusan Borkovic (Chevrolet RML Cruze TC1)

10. Tom Chilton (Chevrolet RML Cruze TC1)

11. Ma Qing Hua (Citroën C-Elysée WTCC)

Volta mais rápida: Yvan Muller, em 2’26’’579


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks