| | | | | | | | |   

Citroën em busca de novos sucessos no WTCC

19 May , 2014

Tendo deixado o Centro Técnico de Versailles após o encontro do Circuito Paul Ricard, os camiões-oficina da Citroën Racing estão na estrada para uma viagem de nove semanas. Depois das provas do Hungaroring, do Slovakia Ring e, já neste fim-de-semana, de Salzburgring, a viagem continuará para a Moscow Raceway (7-8 de Junho) antes de chegar a Spa-Francorchamps (20-22 de Junho). Atingir-se-á, então, o meio da temporada, preparando-se para as deslocações para os eventos mais longínquos, a ter lugar nos continentes americano e asiático.

«O ritmo é ainda mais intenso já que realizamos, em paralelo, a nossa campanha no WRC,» refere Yves Matton, Director da Citroën Racing. «Na semana passada, enquanto Sébastien Loeb se impunha no Slovakia Ring, Kris Meeke e Paul Nagle subiam ao pódio do Rali da Argentina. É muito gratificante que um construtor possa estar presente a este nível em dois Campeonatos do Mundo da FIA, algo que não acontecia desde há 30 anos.»

Os Citroën C-Elysée WTCC encontram-se já perto de Salzburg. Localidade famosa por ali ter visto nascer Mozart, esta cidade fronteiriça com a Alemanha conta, também, com um circuito, localizado na comuna de Plainfeld. O traçado revela, de imediato, a sua natureza: dois ganchos e uma chicane, mas a maior parte dos seus 4 241 metros consiste de linhas rectas e curvas rápidas. No ano passado, Yvan Muller ali estabeleceu a «pole position» a mais de 178 km/h! Para além do circuito de Monza, há poucos outros traçados onde se podem alcançar essas velocidades médias tão elevadas…

«Vamos descobrir Salzburgring, mas já sabemos o que esperar,» confirma Xavier Mestelan, Director Técnico da Citroën Racing. «É um circuito que coloca em destaque as performances e a aerodinâmica. Dado que os pontos fortes do Citroën C-Elysée WTCC abrangem estas duas áreas, deveremos conseguir estar no top, isto apesar dos 60 kg de lastro adicional a bordo. Para além das qualidades intrínsecas do carro, o fenómeno da aspiração é a chave para se conseguir uma volta rápida. As qualificações prometem, assim, ser mais intensas do que nunca. A gestão da Q2, onde os carros rolam em conjunto, será crucial para ganhar um dos cinco lugares da Q3. Uma vez ali, na volta lançada individual, apenas o piloto ao volante fará a diferença.»

Nas sete corridas já disputadas esta temporada, a equipa Citroën Total ganhou seis. Dado que os três pilotos dos C-Elysée WTCC partilham equitativamente os sucessos, as diferenças de pontos na classificação geral são explicadas pelos factores das corridas ou nas falhas pontuais em termos de performance. Nesta altura, José-María López mostra-se o mais regular: para além das duas vitórias (Marraquexe 1 e Paul Ricard 2), o argentino contabiliza três 2ºs lugares, um 4º e um 6º. A 25 pontos de distância, Sébastien Loeb marcou passo no Hungaroring, enquanto os 29 pontos de atraso de Yvan Muller se devem ao um abandono em Marraquexe e à falsa partida na Eslováquia.

«Podemos felicitar-nos por contar com uma equipa de pilotos muito homogénea,» comenta Yves Matton. «Eles são todos iguais e livres de competir entre si dentro dos limites do desportivismo. Já assistimos a pequenos toques em alguns eventos, naturais da disciplina. Mesmo se o Pechito está no topo do Campeonato do Mundo desde a primeira ronda, ele não tem uma vantagem decisiva. A situação pode mudar rapidamente numa direcção ou noutra. Todos os três sabem que devem fazer fins-de-semana tão perfeitos quanto possível, garantindo alguns pontos sobre os seus rivais. Deveremos, de novo, assistir a belas lutas na Áustria.»

O PROGRAMA*

Na 6ª Feira tem lugar a primeira sessão de treinos livres, entre as 13h15 e as 13h45, seguindo-se no Sábado duas outras sessões, às 09h00 e 11h00. As qualificações disputam-se a partir das 14h30. Devido à transmissão do Torneio de Roland-Garros no Eurosport, as corridas de Domingo terão lugar mais cedo do que é hábito, a primeira às 10h00 e a segunda às 13h45.

* Horas locais, uma hora a menos em Portugal


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks