| | | | | | | | |   

Sata Rallye Açores 2014: Bernardo Sousa ao segundo

18 May , 2014

Foi simplesmente emocionante assistir ao duelo final entre Bernardo Sousa e Kevin Abbring na última passagem pela especial da Tronqueira, o último troço do rali. O piloto madeirense levou o Ford Fiesta RRC à vitória, ganhando ainda mais um segundo ao piloto oficial da Peugeot Sport Academy, que não conseguiu dar uma necessária vitória ao novo Peugeot 208 T16.

Bernardo Sousa vence de forma categórica a prova organizada pelo Grupo Desportivo Comercial, batendo uma concorrência bem equipada. Apesar de fazer parte do lote dos favoritos, o piloto do Fiesta RRC impôs um ritmo que colocou em respeito os seus principais adversários, apesar de ter sido o primeiro piloto na estrada nas três primeiras especiais do rali. Os dois Peugeot 208 T16 entregues a Craig Brean e Kevin Abbring tinham como “missão” vencer a prova açoriana, atirando para trás das costas alguns problemas de juventude dos novos R5 da Peugeot. No entanto, ainda não foi desta. O irlandês Craig Brean teve um problema de electrónica com princípio de incêndio no 208 T16, que o obrigou a desistir, e até mesmo Kevin Abbring não deixou de se debater com problemas de direcção assistida no Peugeot durante dois troços, independentemente de ter sido claramente batido por Bernardo Sousa.

A estes candidatos há que juntar ainda outros nomes de peso. O tricampeão nacional Ricardo Moura, a estrear um Ford Fiesta R5, prometia lutar pelo pódio, mas na nossa opinião teria todas as condições de lutar pela vitória. Para além do piloto açoriano, a correr num terreno que tão bem conhece, o polaco Kajetan Kajetanowicz mostrou sempre um ritmo ganhador. Mas o azar para estes pilotos chegaria demasiado cedo. Na 4ª especial, a primeira passagem por Batalha Golfe, Ricardo Moura viria a embater forte numa pedra fixa, arrancando um braço da suspensão do Fiesta, acontecendo precisamente o mesmo (mesma pedra), com o polaco Kajetanowicz. Duas baixas de peso, que prometiam dar luta aos dois Peugeot 208 T16 e a Bernardo Sousa, ficavam pelo caminho. No último dia, e ao abrigo do “Rali 2”, Ricardo Moura já sem pensar no campeonato, regressou à estrada, vencendo duas especiais de classificação e retirando preciosas conclusões em relação à evolução do novo Ford Fiesta R5.

Entretanto em termos nacionais, Adruzilo Lopes ia dando cartas ao volante do Subaru Impreza, instalando-se no comando até dois troços do final, altura em que Pedro Meireles em Skoda Fabia S2000 passou para o comando, alcançando assim a sua quarta vitória consecutiva em quatro ralis disputados, ficando muito perto do título deste ano. Adruzilo Lopes, autor de uma prova magnífica, terminou na 2ª posição do CNR e venceu o Grupo de Produção, deixando o 3º lugar para um piloto não menos espectacular. O jovem açoriano Luis Miguel Rego, acompanhado por António Costa, não só foi o 3º melhor piloto do nacional, como terminou a prova do ERC como o 2º melhor piloto português, o melhor açoriano em prova, vencendo ainda o Grupo de Produção do ERC. Um resultado que ficará na história.

Uma prova muito disputada e bem organizada, onde Bernardo Sousa e Hugo Magalhães se mostraram imparáveis aos comandos do Ford Fiesta RRC, surpreendendo todos os concorrentes estrangeiros de topo, que abrilhantaram a 49ª edição do Sata Rallye Açores.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks