| | | | | | | | |   

A Nissan iniciou a produção do seu segundo veículo eléctrico

8 May , 2014

A Nissan iniciou a produção do seu segundo veículo totalmente eléctrico, a e-NV200, que será disponibilizada quer em diversas configurações de furgão comercial ligeiro, quer ainda como veículo de passageiros. A unidade fabril da Nissan em Barcelona será o local de produção global deste inovador veículo de emissões zero, que na sua versão de passageiros contará com uma inovadora proposta específica para táxis eléctricos.

A cerimónia de início de produção contou com a presença do ministro da Indústria espanhol, José Manuel Soria, do Presidente da Catalunha, Artur Mas, e do Presidente da Câmara de Barcelona, Xavier Trias, que foram recebidos por Andy Palmer, Chief Planning Officer da Nissan Motor Co.Ltd.

Representando só por si um investimento de 100 milhões de euros na fábrica da Nissan em  Barcelona – como parte de um investimento mais alargado de 431 milhões de euros nas operações industriais da Nissan em Espanha – o e-NV200 será inicialmente exportado para cerca de 20 mercados internacionais, incluindo o Japão. Tal como ocorreu na introdução do Nissan LEAF, o número de mercados aumentará progressivamente após o lançamento, de modo a dar continuidade à expansão sustentável de veículos eléctricos da marca.

Andy Palmer afirmou que este é “mais um dia histórico para a Nissan, já que marca o início da produção do nosso segundo veículo totalmente eléctrico. Isto acontece num momento em que os VEs estão a ser reconhecidos como uma tecnologia comercialmente viável, com muitos dos nossos concorrentes a começar a lançar os seus primeiros veículos eléctricos. A Nissan tem uma clara vantagem como pioneira. Orgulhamo-nos de que o Nissan LEAF seja o veículo eléctrico mais vendido do mundo, existindo mais de 110.000 clientes satisfeitos que apreciam as viagens silenciosas e calmas só possíveis num veículo eléctrico”. 

Barcelona será a primeira cidade do mundo a introduzir o e-NV200 como um táxi 100% eléctrico, uma iniciativa que Palmer julga ser vital para a cidade: “O táxi e-NV200 assume uma redobrada importância na sequência de níveis recorde da poluição do ar registados em cidades como Londres e Paris. Colocar um número significativo de veículos de emissões zero nas ruas de Barcelona garantirá um ar mais puro para todos os cidadãos, visitantes e turistas e acreditamos que autarquias vanguardistas por toda a parte reclamarão estes benefícios para as suas localidades nos próximos anos”.

Para o Presidente da Câmara de Barcelona, o início da produção do novo furgão totalmente eléctrico e a parceria entre a Nissan e Barcelona “faz parte de uma estratégia para a cidade e a sua área metropolitana, com vista a consolidar Barcelona como o centro de um novo modelo de economia urbana, assente na inovação, na tecnologia e na sustentabilidade. Na nossa cidade, estamos a apontar estrategicamente para sectores que são essenciais para o futuro e os veículos eléctricos são um deles. Além disso, estamos a trabalhar para gerar riqueza na nossa cidade, fortalecendo a nossa economia e o sector industrial, dando assim um grande passo em frente na melhoria da qualidade de vida dos residentes”.

Frank Torres, director-executivo e vice-presidente das Operações Industriais da Nissan Espanha, declarou: “Barcelona tem a honra de produzir o segundo veículo 100% eléctrico da Nissan e isto é o resultado de muitos anos de trabalho árduo e de melhorias de qualidade constantes levadas a cabo pela equipa da fábrica. Esta será a segunda vez que produzimos um modelo em Espanha para exportar para o mercado de origem da Nissan, o Japão, e isso é um feito fantástico conquistado por todos na fábrica”.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks