| | | | | | | | |   

TOYOTA Racing vence em SPA

5 May , 2014

A TOYOTA Racing venceu a 2ª prova do Campeonato do  Mundo de Endurance FIA, realizada no circuito de Spa-Francorchamps, fazendo o pleno de 2 corridas, 2 vitórias.

Nas 6h de Spa, Anthony Davidson, Nicolas Lapierre eSébastien Buemi venceram e aumentaram a vantagem na liderança do Campeonato do Mundo de Pilotos, além de terem alcançado uma inédita 3ª vitória para o carro nº8.

A TOYOTA Racing conseguiu ainda ampliar a sua vantagem no Campeonato do Mundo de Construtores graças ao 3º lugar,
conquistado pelo TS040 HYBRID #7 de Alex Wurz, Stéphane Sarrazin e Kazuki Nakajima, no final de uma entusiasmante e  muito
competitiva corrida.

Lapierre fez a partida no carro #8, que se tinha classificado em 2º na grelha e manteve a sua posição, enquanto Sarrazin esteve envolvido numa série de peripécias nesta fase da corrida e foi trocando várias vezes de posição, até estabilizar no 4º lugar, tal como tinha arrancado.

Finalizado o seu turno, foram substituídos por Nakajima (carro #7) e por Buemi (carro #8), que entraram para a pista já com pneus novos.

Buemi começou a ameaçar o 1º lugar e durante as paragens seguintes nas boxes, assumiu a liderança tendo encetado um ritmo elevado e criado alguma vantagem. Entretanto, Nakajima subiu  a uma posição de pódio, começando a colocar pressão sobre o carroque rodava em 2º lugar.

A estratégia de utilização de pneus mudou em ambos  os carros, passando a utilizar o mesmo jogo de pneus durante 2turnos de
condução, de forma a minimizar o tempo perdido nas boxes, mas já no final voltaram ao plano inicial de trocar de pneus  a cada paragem no momento de troca de pilotos.

Um pouco antes de 3h cumpridas de prova Nakajima recebeu o volante das mãos de Wurz e Buemi cedeu o seu lugar a Davidson, que depressa estabeleceu a melhor volta da corrida, conquistando uma liderança confortável.

Wurz continuava a lutar arduamente pela 2ª posição mas a sua missão estava a ser dificultada por uma visibilidade deficiente, causada pelo óleo que saltava de um carro que seguia na sua frente para o seu para-brisas. O problema ficou resolvidona seguinte paragem na box, quando Sarrazin passou para os comandos do protótipo para continuar essa luta, ao mesmo tempo que Lapierre assumia o primeiro lugar ao volante do carro nº8.

Uma derradeira breve paragem nas boxes para reabastecimento de combustível gerou alguma incerteza no desfecho da corrida, mas
Lapierre acabou mesmo por vencer com 1m 13.926 s devantagem sobre o 2º classificado, enquanto Sarrazin cortava a linha de meta em 3º, a escassos 6.935 s do segundo.

A terceira ronda da temporada vai ser as 24 Horas de Le Mans, cujo primeiro teste terá lugar a 1 de junho, enquanto a  corrida propriamente dita se realiza duas semanas mais tarde.

TS030 HYBRID #8
Anthony Davidson / Sébastien Buemi / Nicolas Lapierre

Corrida:    1ªPosição – 171 voltas
Paragens na boxe:  7
Volta mais rápida:    2:01.327 segs

TS030 HYBRID #7
Alex Wurz / Stéphane Sarrazin / Kazuki Nakajima

Corrida:  3ª Posição – 171 voltas
Paragens na boxe:  7
Volta mais rápida:    2:02.089 segs


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks