| | | | | | | | |   

Campeonato da Europa de Montanha visita Portugal

5 May , 2014

…É já no próximo fim-de-semana.

A prova portuguesa é organizada, como é tradição, pelo Clube Automóvel do Minho (CAM) e afirma-se como a maior do calendário nacional, quer em número de inscritos, quer em espectadores.

O Campeonato Nacional de Montanha regressa ao plano inclinado da Falperra, cujo piso este ano foi totalmente revisto. Entre as novidades de 2014 realce-se também a realização das verificações documentais e técnicas serem realizadas no Largo do Pópulo em pleno centro de Braga.

Depois os automóveis seguem para a Av. Central, onde é realizada uma exposição com todos os participantes. Esta acção aproxima carros, pilotos e público, que se prevê muito, logo na sexta-feira à tarde.

Este ano, o CAM volta a apostar em acções de responsabilidade social, promovendo a venda de bilhetes solidários. No fundo é um bilhete de compra facultativa, cuja receita reverte em 50% para os Bombeiros Voluntários de Braga.

Outra das novidades é a participação do Campeonato Nacional de Velocidade, naquela que é a primeira de duas visitas às rampas.

Entre os pilotos do Nacional de Montanha registe-se a presença de Joana Barbosa, bracarense de gema, este ano aposta num Abarth 500, para fazer todo o CNM. A Falperra não é de todo desconhecida, pois esta é já a segunda participação, alem das muitas como espectadora atenta, naquela que é a “sua” rampa:

“Sendo uma das provas mais emblemáticas do desporto automóvel em Portugal, disputada várias vezes pelo meu pai Adriano Barbosa e pelo meu primo Pedro Fins, é com bastante satisfação que participo pela segunda vez na rampa da Falperra, Desta vez com um carro diferente (o Abarth 500 n.d.r.). “

Descontracção é a palavra chave para esta participação, mas isso não significa “desatenção”, pois  no espaço entre a Penha e a Falperra houve trabalho que teve que ser feito:

“Tive sempre em atenção, principalmente, a afinação do carro, pois durante a rampa da Penha detectamos alguns problemas electrónicos que estão a ser resolvidos. Encaro o desafio de uma forma descontraída pois o objectivo é sentir a minha evolução na adaptação ao carro e ao traçado e acima de tudo divertir-me.”

Quanto ao traçado:

“É muito interessante de se fazer. Relativamente à Penha é mais rápido e estou curiosa para sentir como este carro se irá comportar… Como é a segunda vez que vou fazer esta prova e como já me sinto mais á vontade, acho que vai ser um desafio interessante e divertido…”

A acção começa já na sexta-feira, com as verificações técnicas a iniciarem-se às 10.30h. A exposição fica patente ao público das 14.00 às 20.30h.

Os treinos oficiais estão marcados para Sábado a partir das 09.00h, estando a primeira subida de prova marcada para 13.18h. Domingo os carros arrancam de novo às 09.00 horas.    


por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks