| | | | | | | | |   

Desafio Total/Mazda prepara a 7ª temporada

10 April , 2014

É inegável o sucesso do Desafio Total/Mazda no panorama nacional do todo-terreno, numa fórmula de enorme competitividade e que se mantém, de há seis anos a esta parte, como o único troféu monomarca desta disciplina, numa organização da Mazda Motor de Portugal com o apoio da Total, conceituada marca de combustíveis e lubrificantes.

O ano de 2014 não será diferente, conforme foi oportunamente anunciado, quando se confirmou a realização de nova edição – será a 7ª temporada consecutiva – do Desafio Total/Mazda, enriquecendo as listas de inscritos de quatro das provas do Campeonato Nacional de TT, da responsabilidade da FPAK, abrilhantando as lutas pelos lugares de topo, acrescendo-lhes a jornada dupla com que, tradicionalmente, se fecha o calendário de competições de fora de estrada no nosso país, as 24 Horas Vila de Fronteira.

No que se refere à regulamentação para esta nova temporada, há algumas alterações de pormenor a registar face às linhas que têm regido esta competição, contribuindo para que quatro pilotos conquistassem os seus títulos: Bruno Oliveira garantiu o ceptro de 2008, João Pais sucedeu-lhe em 2009 e bisou em 2010, e João Rato nas temporadas de 2011 e 2012. No ano passado coube a Etelvino Carvalho saborear o champanhe da vitória absoluta, sendo, por isso, o homem a bater nesta nova época de 2014.  

“Entre as grandes novidades regulamentares para 2014, a principal prende-se com o facto das viaturas Mazda inscritas estarem obrigadas a ter silhueta Mazda, (aprovada pela comissão organizadora) não havendo obrigatoriedade de utilizar  motor e chassis Mazda.  José Santos, responsável do Desafio Total/Mazda, explica que “os pilotos podem, por isso, adoptar uma carroçaria exterior de um qualquer modelo Mazda, desde que previamente validado pela comissão organizadora do Desafio Total/Mazda, mas sem que lhe alterem as características que impeçam uma identificação visual com esse modelo da nossa Marca, nomeadamente a nova filosofia de design Mazda, Kodo”.

Por isso e se os pilotos que vierem a inscrever-se assim o entenderem, poderão manter as carroçarias BT-50 e/ou, eventualmente, adoptar a do ‘crossover’ Mazda CX-5. “São naturais estas evoluções pontuais do Desafio Total/Mazda para 2014, com alterações operadas para cativar o maior número de pilotos para o Desafio”, acrescentou aquele responsável.

Cinco provas e seis pontuações

Neste capítulo das provas pontuáveis para o Desafio Total/Mazda de 2014, também há novidades ao nível do calendário, sendo decalcado do da época passada, acrescentando-se porém a ronda de Oleiros/Proença, em que as quatro primeiras provas definem o título de Navegadores, juntando-se depois a dupla pontuação da última jornada para se decidir o título de Pilotos.

O arranque far-se-á, assim, no último fim-de-semana de Abril, no Vinhos Ervideira Rali TT 2014, seguido da Baja TT Oleiros em finais de Junho. Depois do Verão, os pilotos do Desafio regressam à competição em meados de Setembro na Baja TT de Idanha-a-Nova, para no final de Outubro gerirem as suas pontuações na tão difícil quanto conceituada Baja Portalegre 500. A temporada termina, como habitualmente, nas 24 Horas TT Vila de Fronteira.

Para pontuar para a Classificação Final do Desafio Total/Mazda, cada piloto terá que participar num mínimo de quatro destas cinco provas que fazem parte do calendário do Desafio Total/Mazda 2014. Serão atribuídos pontos aos 10 primeiros classificados e a última prova vale duas pontuações, sendo válida a classificação no fim das primeiras 12 horas de Fronteira e, depois, a classificação final da prova.

53 000 euros de prémios

No que se refere ao pacote de prémios, a Comissão Organizadora do Desafio Total/Mazda implementou incentivos à inscrição na competição, garantindo, em conjunto com a Total, um lote de prémios superior a 53 000 Euros, divididos entre prémios por prova, mas também de final da temporada, estes a atribuir de acordo com a Classificação Final do Desafio aos cinco primeiros na iniciativa. Acrescentam-se os denominados “Prémios Prestígio”, com troféus para todas as equipas participantes (pilotos e navegadores), a Taça para o Melhor Concessionário Mazda e a Taça para o Melhor Preparador, ambas inerentes à equipa vencedora.

“As alterações implementadas no Regulamento Desportivo têm como objectivo garantir uma competição cativante para todos os pilotos, com custos controlados, refere Sandra Ferro, Directora de Relações Públicas da Mazda Motor de Portugal e membro da Comissão Organizadora. “Acreditamos, por isso, que a edição de 2014 do Desafio Total/Mazda voltará a contribuir, não só para a valorização da nossa imagem de Marca, mas também como enriquecimento da própria competitividade das provas, levando os pilotos Mazda a lutar pelos melhores lugares nas várias provas do Campeonato Nacional de Todo-Terreno, eventualmente até disputando uma presença no pódio, o que não seria inédito!”

“Trata-se, efectivamente, da confirmação do sucesso alcançado ao longo dos últimos seis anos, mantendo-se a Mazda como única marca automóvel envolvida oficialmente no todo-o-terreno nacional na realização de um troféu com um modelo seu”, acrescentou.

Palmarés do Desafio Total Mazda 

Ano Piloto Navegador
2013 Etelvino Carvalho Nuno Gonçalves
2012 João Rato José Motaco
2011 João Rato José Motaco
2010 João Pais José Janela
2009 João Pais José Janela
2008 Bruno Oliveira Bruno Fernandes

 Calendário para 2014 

Data Prova Organizador
25/26 Abril Vinhos Ervideira Rali TT Soc. Artística Reguenguense
27/28 Junho Baja TT Oleiros Escuderia de Castelo Branco
12/13 Setembro Baja TT de Idanha-a-Nova Escuderia de Castelo Branco
30 Outubro/01 Novembro Baja Portalegre 500 Automóvel Club de Portugal
27/30 Novembro 24 Horas TT Vila de Fronteira Automóvel Club de Portugal

*Nota: as informações acima são detalhadas no Regulamento do Desafio Total/Mazda 2014, aprovado pela FPAK a 01 de Abril de 2014 com o VISA FPAK nº 54/TRFS/2014, ficando em breve disponível para consulta em www.fpak.pt e em http://www.desafio-totalmazda.com


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks