| | | | | | | | |   

Rali de Portugal: Sébastien Ogier Esclarecedor

6 April , 2014

Para que não restem dúvidas, Sébastien Ogier venceu a última especial do Vodafone Rally de Portugal e conquistou os três pontos adicionais referentes à Power Stage. O piloto francês vence pela quarta vez a prova portuguesa e deixou bem vincada a superioridade do conjunto piloto/carro no WRC. Ogier venceu ao volante do VW Polo WRC, deixando Mikko Hirvonen em Ford Fiesta WRC na segunda posição a 43,2 segundos. O pódio da edição de 2014 do Vodafone Rali de Portugal contou com a presença de três marcas diferentes, já que Mads Ostber colocou o Citroen DS3 WRC no 3º lugar, a 1m12,4 do vencedor.

No derradeiro dia de prova, apenas com três especiais de classificação, era previsível que Ogier confirmasse a vitória, mas também que Hirvonen guardasse a segunda posição, porque acabou por ser o estóico resistente à superioridade de Ogier, tendo inclusivamente terminado o primeiro dia de prova no comando do rali. A única emoção guardada para o sempre tão desejado pódio concentrava-se na luta para o terceiro lugar, que iria ser travada entre Ostber e Dani Sordo. No entanto, o azar bateu à porta do piloto espanhol que tanto desejava dar mais um pódio à Hyundai, repetindo a proeza de Neuville. O i20 WRC parou ainda antes de entrar para o primeiro troço de hoje, devido a problemas de transmissão. A partir daí terminaram as preocupações para Mads Ostberg que colocou o Citroen DS3 no último lugar do pódio.

Com a Volkswagen a evidenciar mais uma vez a superioridade do Polo, mas com Latvala fora das contas devido ao acidente que o atrasou irremediavelmente, foi a vez de Andreas Mikkelsen mostrar serviço, acabando por vencer o duelo com Henning Solberg, e entregar o quarto lugar à VW. Para Solberg fica a satisfação de ter feito uma prova surpreendente pela positiva, e ter colocado o Ford Fiesta WRC no 5º lugar final, à frente de um seguro Martin Prokop em carro idêntico. Com Sordo a falhar aquilo que poderia ter sido uma excelente classificação, restou à Hyundai o 7º e 8º lugar da classificação geral, com Thierry Neuville a ser apenas 19 segundos mais eficaz que Juho Hanninen. Um prémio com sabor a pouco para a Hyundai que esperava muito mais de Vodafone Rally de Portugal.

No final de 16 provas especiais de classificação, os WRC2 foram subindo na tabela classificativa, com o constante duelo entre Nasser Al-Attiyah e Jari Ketomaa a manter viva a emoção até à última especial do rali. O popular Nasser acabou por levar a melhor frente a Ketomaa, vencendo a categoria WRC2 e conquistando o 9º lugar da geral, 11,6 segundo mais rápido que o seu principal adversário, que viria a terminar o rali no 10º lugar.

Depois do Campeonato Nacional de Ralis ter terminado no final do primeiro dia de prova, o Vodafone Rally de Portugal passou a contar com um número muito reduzido de pilotos portugueses. Entre eles, o mais rápido foi Bernardo Sousa, que para além de manter sempre a posição de melhor português, terminou o rali no 15º lugar da geral e na 5ª posição entre a categoria WRC2. Um teste que se pode considerar positivo para Sousa e o Fiesta RRC, embora o piloto madeirense desejasse um pouco mais, nesta sua primeira prova para o WRC 2014, onde conta efectuar mais cinco ralis.

Ainda entre pilotos lusos, foi interessante seguir o desempenho de Rui Madeira, que neste seu regresso aos ralis, e depois do azar sofrido no primeiro dia de prova, que o impediu de ser o melhor piloto no Campeonato Nacional, recuperou muito e conseguiu colocar o Ford Fiesta R5 no 24º lugar da classificação geral, uma posição à frente de João Barros, que acabou por ser o 3º melhor português, a apenas 11,5 segundos de Rui Madeira.

Gil Antunes viria a terminar o rali no 48º lugar, enquanto Francisco Teixeira foi 58º e João Fernando Ramos o 59º.

Um Vodafone Rally de Portugal que contou uma vez mais com uma organização de excelência, e com um Sébastien Ogier esclarecedor, em relação à sua superioridade no panorama actual do WRC.


grupo_interpass_banner


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks