A chuva colaborou com a prova portuguesa, permitindo uma partida de gala do Estoril e uma Super Especial de Lisboa que até contou com o brilho do sol. Quem brilhou em plena Praça do Império foi a Volkswagen que conquistou os três melhores tempos, colocando o seu campeão mundial na primeira posição. Na verdade Ogier voltou a destacar-se sendo o primeiro líder da edição deste ano do Vodafone Rally de Portugal. Sébastien Ogier averbou 2m52,7, seguido do seu colega de equipa Jari-Matti Latvala com 2m54,0, enquanto o terceiro VW Polo WRC tripulado por Andreas Mikkelsen obtinha 2m54,9. Excelente ritmo para o belga Thierry Neuville que na estreia do Hyundai i20 WRC em Portugal consguiu o 4º tempo na Super Especial de Lisboa, seguido pelo Citroen DS3 WRC de Kris Meeke. O melhor Ford Fiesta WRC foi o de Mikko Hirvonen com o 6º melhor tempo, seguido por mais dois Fiesta o de Tanak e Kubica. Ostberg (Citroen) e Hanninen (Hyundai) fecharam por esta ordem os 10 mais na Super Especial de Lisboa, que contou, uma vez mais, com excelente moldura de público prestando homenagem à prova organizada pelo ACP.
Bernardo Sousa o melhor português
A notória diferença de andamento dos carros WRC para a restante concorrência ficou marcada, mesmo numa Super Especial. O mais rápido entre os portugueses foi o madeirense Bernardo Sousa num Ford Fiesta RRC, com o 17º tempo da classificação geral, ao registar 3m01,6, conseguindo também, em conjunto com Yuri Protasov a liderança na categoria WRC 2. João Barros nun Ford Fiesta R5 foi o segundo piloto nacional mais rápido, com 3m03,7 e o 21º melhor tempo da geral. Rui Madeira no seu regresso ao Vodafone Rally de Portugal obteve a 3ª melhor marca nacional com 3m05,7 logo seguido pelo Skoda Fabia S 2000 do tricampeão nacional Ricardo Moura com 3m06,0. Pedro Meireles em carro idêntico obteve o 5º melhor tempo entre os pilotos portugueses, com 3m08,7.
Agora o Vodafone Rally de Portugal deixa a capital portuguêsa para rumar a sul, onde amanhã duas passagens pelos troços de Silves, Ourique e Almodôvar garantem emoções redobradas para o WRC e para o Campeonato Nacional de Ralis que termina ao final da tarde no Estádio do Algarve. As “estrelas” do mundial continuam a competir no sul do país até ao próximo domigo.
por: António Xavier