| | | | | | | | |   

Latvala faz o “tri” na Suécia

8 February , 2014

Jari-Matti Latvala

De braços bem levantados, Jari-Matti Latvala não escondeu a euforia por ter voltado às vitórias no campeonato do mundo de ralis. O finlandês da Volkswagen obteve a terceira vitória no Rali da Suécia e ascendeu ao comando do Mundial. Foi o resultado perfeito para o piloto do Polo WRC num pódio totalmente dominado por equipas nórdicas. Andreas Mikkelsen, colega de equipa de Latvala na Volkswagen foi segundo, a 53,6s, enquanto Mads Ostberg, em Citroën DS3 WRC, acabou no terceiro lugar, a 59,5s do vencedor.

Numa Rali da Suécia típico com muita neve, Latvala dominou a competição a partir do momento em que Sébastien Ogier teve uma saída de estrada e perdeu quase cinco minutos. A partir daí, o finlandês disputou um intenso duelo com Mikkelsen mas na derradeira etapa, com pneus novos no seu Polo, imprimiu um ritmo impossível de alcançar pela concorrência e venceu.

“É impressionante vencer o Rali da Suécia pela terceira vez. Esta vitória é especialmente importante para mim porque foi aqui que triunfei pela primeira vez no Mundial, em 2008. Ontem, o Mikkelsen não facilitou as coisas. Fez uma grande prova e merece estar no pódio. Foi excelente podermos discutir o rali sem qualquer tipo de ordens de equipa. É por isso que gosto tanto de estar na Volkswagen”, afirmou o vencedor.

Com dois carros alemães e um francês no pódio, o quarto classificado foi um Ford Fiesta preparado pela M-Sport. Mikko Hirvonen ficou a quase 2m30s de Latvala, enquanto Ott Tanak terminou em quinto com um carro semelhante.

O campeão do Mundo, Sébastien Ogier, não foi além do sexto posto. Mesmo assim, o francês ter-se-á dado por contente pois perdeu quase cinco minutos quando ficou com o carro “preso” num banco de neve. Com este resultado, e depois do triunfo em Monte Carlo, caiu para o segundo lugar, enquanto Latvala está na frente do campeonato com 40 pontos, mais cinco do que o seu companheiro de equipa e mais 10 que Ostberg, que é terceiro.

O Mundial “voa” agora para o outro lado do Atlântico. O Rali do México é a próxima prova do campeonato e realiza-se entre os dias seis e nove do próximo mês.


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks