A Volkswagen continua a dominar o Rali da Suécia, embora o líder seja, agora, o finlandês Jari-Matti Latvala. Com 3,6 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa, Andreas Mikkelsen, o primeiro piloto que esteve na frente da competição. Latvala assumiu o primeiro lugar quando Sébastien Ogier não evitou um toque com o Polo WRC num banco de neve, naquilo que considerou um “erro estúpido”, e perdeu cerca de 4m30, caindo para fora dos 20 primeiros.
Muito consistente e à vontade nos pisos de neve da Suécia, Latvala tem sido protagonista, juntamente com Mikkelsen, de um duelo muito equilibrado, enquanto Mads Ostberg, no Citroën DS3 WRC observa, à distância, pois está em terceiro a 43 segundos do primeiro classificado.
Ainda assim, Latvala apanhou um susto quando “os pneus ficaram completamente gastos” e perdeu muito tempo para Mikkelsen. De qualquer forma, aguentou-se na frente e parte para o último dia de competição com pneus novos e com a possibilidade de imprimir um andamento mais forte.
Muito chateado estava o campeão do Mundo, Sébastien Ogier. “Não foi o dia esperado, mas só me posso culpar a mim. Foi um erro estúpido. Estava na posição perfeita paraganhar o rali mas não entrei tão concentrado no primeiro troço e não houve margem para erro”, disse o piloto.
Mikko Hirvonen, que este ano compete num Fiesta da M-Sport, é quarto, enquanto Ott Tanak está em quinto. Na Hyundai, os dois carros acabaram por abandonar quase no final do dia. Pelo contrário, Kris Meeke, mantém-se constante, em sexto, enquanto o regressado Henning Solberg, é sétimo.
O rali termina amanhã, após a realização de mais oito especiais, sendo que a última tem pontos extra para atribuir aos três mais rápidos.