| | | | | | | | |   

Opel Astra 1.6 CDTI consome apenas 3,7 l/100

5 February , 2014

Depois da estreia no Zafira Tourer, o novíssimo e silencioso motor turbodiesel 1.6 CDTI da Opel passa a estar disponível numa das gamas mais importantes da marca: a Astra. Com elevada potência (136 cv) e elevado binário máximo (320 Nm), o moderno motor 1.6 CDTI faz parte da geração mais recente de propulsores Opel, com que o fabricante de Rüsselsheim renovará a maior parte da sua linha até ao final deste ano. O 1.6 CDTI vai equipar as variantes de carroçaria de quatro portas (três volumes), cinco portas (dois volumes) e ‘station wagon’ Sports Tourer do modelo Astra. Este propulsor sobressai pela elevada ‘performance’ e pelo baixíssimo nível de ruído, registando um consumo de gasóleo de apenas 3,9 litros aos 100 km nos testes NEDC (New European Driving Cycle). A par da versão de 136 cv, o Astra contará também com a variante de 110 cv do mesmo motor, que será revelada ao público no Salão de Genebra (6 a 16 de Março). Ainda mais focada na economia e nas baixas emissões, esta versão consome apenas 3,7 litros de gasóleo aos 100 km, na norma NEDC, e baixa a fasquia das emissões para 97 g/km de CO2.

«O nosso ‘bestseller’ Astra e o novo e silencioso turbodiesel 1.6 CDTI formam uma combinação perfeita. São o par ideal para quem pretende combinar ‘performance’, refinamento de classe superior e elevada eficiência», afirma o CEO da Opel, Karl‑Thomas Neumann. «Os nossos novos motores 1.6 Turbo de injeção direta a gasolina e 1.6 CDTI turbodiesel são os elementos centrais da nossa renovação de motorizações, demonstrando que os produtos da Opel destacam-se pelo ‘design’ e oferecem as mais modernas tecnologias».

1.6 CDTI de 136 cv gasta apenas 3,9 l/100 km

Eleito o automóvel familiar compacto alemão mais fiável pela revista auto motor und sport (edição 12/2013), o Opel Astra recebe um novo fôlego muito importante com os novos motores. As versões deste turbodiesel construído em alumínio substituirão gradualmente os motores 1.7, inaugurando assim uma nova era na gama de propulsores Diesel da Opel.

O eficiente 1.6 CDTI é a primeira unidade motriz da linha Astra a cumprir a futura norma de emissões Euro 6. Graças ao ‘design’ otimizado de todos os componentes, ao mais recente sistema de injeção direta múltipla e a trabalho suplementar que os engenheiros realizaram no domínio do controlo do ruído, o motor da Opel é o melhor da classe em matéria de ruído e de vibrações. O sistema common-rail de alta pressão e o controlo da combustão de ciclo fechado, a par do turbocompressor de geometria variável – que garante uma resposta vigorosa logo a partir de regimes de motor muito baixos – estão entre os destaques técnicos do novo 1.6 CDTI.

O novo motor debita um elevado binário máximo de 320 Nm, o que representa mais 7 por cento do que o anterior motor 1.7 de 130 cv. Ao mesmo tempo, na mesma comparação, o consumo de combustível e as emissões de CO2 diminuem. Esta versão mais potente regista uns exemplares 3,9 litros de gasóleo aos 100 km no novo ciclo NEDC e emite apenas 104 g/km de CO2, ou seja, menos 8 por cento que o anterior motor. Com isto, o novo Astra 1.6 CDTI obtém a classificação de topo A+ no que diz respeito a eficiência energética. A economia é acompanhada de ‘performances’ notáveis. O novo 1.6 CDTI acelera o Astra de cinco portas de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. A recuperação 80- 120 km/h em 5ª velocidade é cumprida em apenas 9,2 segundos. A velocidade máxima é de 200 km/h.

1.6 CDTI de 110 cv estreia em Genebra

A versão ainda mais económica do novo 1.6 CDTI, que debita 110 cv de potência, vai apresentar-se pela primeira vez ao público no Salão de Genebra, em Março. Também disponível nas carroçarias de quatro e cinco portas, e station wagon Sports Tourer, este motor garante um binário máximo de 300 Nm (mais 7 por cento do que o anterior motor 1.7 de igual potência), e reduz o consumo de combustível no novo ciclo NEDC para 3,7 l/100 km. Por seu turno, as emissões de CO2 ficam abaixo da fasquia dos 100 gramas: o ‘bestseller’ da Opel não emite mais do que 97 g/km.

A versão 1.6 CDTI de 110 cv foi concebida para adotar um caráter mais “ecológico”, mas ainda assim não deixa de apresentar desempenho notável. Com este motor turbodiesel da nova geração, o Astra acelera de 0 a 100 km/h em 12,0 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 186 km/h.

Caixa manual de seis velocidades foi melhorada

O novo motor 1.6 CDTI do Astra tem acoplada uma caixa manual de seis velocidades que foi objeto de muitos aperfeiçoamentos. A Opel investiu mais de 50 milhões de euros na otimização das caixas de cinco e seis velocidades. As melhorias surgem ao nível de variados componentes internos da transmissão e dos mecanismos de comando, bem como da integração no veículo. Com estas caixas de baixo atrito, a introdução das mudanças requer um esforço mínimo, com benefícios evidentes para comandos mais rápidos, mais precisos e extremamente suaves no Astra 1.6 CDTI.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks