| | | | | | | | |   

Trambolhão de Sainz e nova liderança de Roma

9 January , 2014

Uma edição do Dakar demasiado agitada. É o que se pode dizer do que se tem passado apenas em cinco etapas disputadas. Depois do total domínio de Carlos Sainz na etapa de ontem, hoje o piloto espanhol esteve em dia não, acabando o dia em 17º lugar, a mais de uma hora de Nani Roma o grande vencedor da etapa. Mas o traçado destes 912 km que ligaram Chilecito a Tucumán foram demasiado trabalhosos e mais favoráveis a outro tipo de automóveis. Que o diga o sul africano De Villiers que colocou a Toyota Hilux na 2ª posição a 4.20 de Roma e o sempre espetacular Robby Gordon, que ressurgiu para levar o Hummer ao 3º lugar do dia. Paulo Fíuza esteve em pleno ao lado do argentino Orlando Terranova, ao conseguir o 4º lugar da desgastante tirada e subir ao 3º lugar da geral. Os Mini All-4 Racing não estiveram tão exuberantes como tem sido normal, com Al-Attiyah a obter o 5º posto à frente de Peterhansel. Mas se apesar de tudo a Mini parece ter as coisas controladas, hoje surgiram três Toyota Hilux nos dez primeiros lugares (De Villiers; Malysz e Dabrowski) e duas Ford (Alvarez e Van Loon), o que poderá ser sintomático em relação à mudança de pisos.

Na classificação geral após a 5ª etapa, Nani Roma regressa ao comando, agora com 26m28 de vantagem para Nasser Al-Attiyah, Orlando Terranova sobe ao 3º lugar a 31.46 e Stephane Peterhansel é 4º classificado a 39m59 de Nani Roma. Quatro Mini nos quatro primeiros lugares, com honras para De Villiers que é o 5º da geral com a Toyota Hilux a 41m24 do líder.  A queda de Carlos Sainz foi de 1º para 6º classificado. O espanhol do buggy SMG está agora a  59m43, logo seguido por um surpreendente Haval tripulado por Christian Lavieille (o que poderia ter feito Carlos Sousa?…).

Mar Coma lidera nas motos

Coma vence a etapa e passa para o comando, agora com Joan Barreda no 2º lugar, mas já a 41m10 de diferença e Francisco Lopez o 3º a 53m41. Uma etapa também incaracterística para as duas rodas com o surgimento de alguns nomes desconhecidos como Kuba Rzygonski (3º) e Van Niekerk (5º) em KTM. Jordi Viladoms rubricou o 2º tempo, enquanto o português Hélder rodrigues em Honda conquistou o 4º lugar na etapa de hoje.

E se o calor aperta na Argentina, ao ponto de incendiar a moto de Paulo Gonçalves, obrigado a abandonar quando liderava a etapa, Hélder Rodrigues já consegue ser 12º classificado, embora a quase duas horas de diferença de Marc Coma. Os outros portugueses estão bem e recomendam-se, apesar de diversos problemas ao longo destes conco dias de prova. Pedro Oliveira (Speedbrain) é 24º, Bianchi Prata (Husqvarna) o 25º e Mário Patrão 29º.  

Revista Todo Terreno


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks