| | | | | | | | |   

Dakar 2014: A lei Mini já impera

8 January , 2014

A decorrer ainda a 4ª etapa entre San Juan e Chilecito, um percurso com mais de 800 km dominado por um traçado muito complicado em termos de condução, os Mini parecem quer controlar a situação, embora os destinos da edição deste ano do Dakar estejam longe de ser traçados. À partida para o longo dia de hoje, os três primeiros classificados estão ao volante de outros tantos Mini All-4 Racing. O espanhol Nani Roma dispõe de nove minutos de vantagem para Orlando Terranova, onde Paulo Fíuza vai brilhando nas artes de navegar. Um terceiro Mini de Nasser Al-Attiyah está a dez minutos redondos de líder da prova, mostrando bem as intenções de domínio por parte da marca, que nos “top ten” conta ainda com o 5º lugar de Stephane Peterhansel e o 8º de Holowczyc. Intrometidos neste império Mini, Carlos Sainz na 4ª posição promete fazer subir o seu buggy SMG, enquanto se espera também por reacções das Toyota Hilux de De Villiers (6º) e Poulter (10º). Depois do azar que bateu à porta de Carlos Sousa após a vitória na etapa inaugural, quando o turbo do Haval o levou ao abandono, quem diria que outra viatura chinesa está para já colocada num excelente 7º lugar, com Lavieille a mostrar muito bom andamento.

O que se pode esperar dos portugueses

Os pilotos lusos das duas rodas também se podem queixar de azar. Que o diga Ruben Faria que já abandonou a prova sul americana depois de um aparatoso acidente que o obrgou o piloto luso a ser evacuado de helicoptero para o hospital. Felizmente tudo está bem com Ruben Faria.

Paulo Gonçalves que corria perto de Faria, teve como é lógico, um gesto desportivo acompanhando o seu compatriota até à chegada de ajuda. Com isto, o campeão do mundo perdeu muito tempo, caindo para o 28º lugar. Agora, o melhor piloto luso é Hélder Rodrigues no 14º lugar da classificação geral. Mais afundados na classificação, a comitiva portuguesa vai resistindo, com mais ou menos problemas físicos e mecânicos. Patrão é 36º, Pedro Oliveira o 37º, Bianchi Prata 40º e Vitor Oliveira o 43º.

Posto este cenário, não se poderá esperar muito dos promissores pilotos portugueses, embora a prova ainda esteja praticamente no começo.

Revista Todo Terreno


por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks