| | | | | | | | |   

Carlos Sousa: “Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance…”

7 January , 2014

Depois de um início notável, com a vitória na primeira etapa e uma liderança histórica para aequipa Great Wall Motors, Carlos Sousa e Miguel Ramalho estão já fora do Dakar 2014.

O enorme atrasado averbado na etapa de ontem, na sequência da rutura doturbocompressor do SUV HAVAL, logo ao km 33 da especial, ditou a exclusão da duplaportuguesa, que chegou ao bivouac já de madrugada (cerca das 2h30 locais), falhando umtotal de 10 way points.

“Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para cumprir integralmente o percurso, só que revelou-se impossível ultrapassar a zona de dunas, nos 30 quilómetros finais.Sem o auxílio do turbo, o carro não tinha potência suficiente para progredir na areia enem com a ajuda do camião de assistência conseguimos superar este últimoobstáculo. Por isso, tomámos a única decisão possível, abandonando a pista eseguindo até ao bivouac por um caminho alternativo. Com isso, falhámos vários way points  e a Organização acabou por excluir-nos da prova” , revelou Carlos Sousa,comentando esta decisão.

“Acho que é uma decisão demasiado radical e que contraria aquilo que é o espírito doDakar. Se abandonámos a pista foi porque esgotamos todas as alternativas parachegar ao fim da especial pelos nossos próprios meios. Aceitaria toda e qualquerpenalização, mas gostaria de ter continuado em prova. É um desfecho inglório apóstantas e tantas hora s de esforço” , desabafou o piloto.

Recorde-se que em 15 participações na prova, esta é a segunda vez que Carlos Sousa éforçado a desistir. A primeira foi no Dakar de 2000, numa edição em que também venceu aespecial de abertura.

“Saio daqui triste, muito triste mesmo. Em apenas 48 horas, fomos do céu ao inferno!Estava muito confiante que poderíamos lutar por um bom resultado este ano. O carromelhorou bastante e acho que poderíamos manter o andamento que evidenciámoslogo na primeira etapa. Talvez lutar por um pódio fosse difícil face ao nível competitivo das outras equipas, mas acho que seríamos capazes de melhorar oresultado das últimas edições… Agora resta-nos esperar pelo próximo ano e perceberquais vão ser os planos da Great Wall para o futuro. Para já, ficou marcada umareunião na China no próximo mês de fevereiro” , concluiu Carlos Sousa.

Revista Todo Terreno

por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks