| | | | | | | | |   

Skoda termina ERC com chave de ouro

13 November , 2013

O “finlandês voador” Esapekka Lappi triunfou mais uma vez para as cores da Škoda no Campeonato Europeu de Ralis (ERC). Juntamente com o seu co-piloto, Janne Ferm, Lappi levou à vitória o Fabia S2000 no Rali de Valis, derradeira jornada do campeonato, apenas seis dias depois de ter também vencido na China. Foi um final perfeito num ano de grande sucesso para Škoda Motorsport: além de ter ganho o título de pilotos no ERC (Jan Kopecký) e o Campeonato de Ralis Ásia-Pacífico (APRC), o Fabia S2000 também dominou em diferentes campeonatos nacionais de ralis.

Ser um piloto vencedor ao volante do Fabia S2000 também foi a chave do sucesso para Esapekka Lappi neste rali disputado na região dos Alpes. Depois de uma longa viagem de 40 horas desde a China até à Suíça – após o seu sucesso final no APRC- o “finlandês voador” não mostrou absolutamente nenhum sinal de cansaço. “As últimas duas semanas têm sido absolutamente fantásticas. Esta é a minha primeira grande vitória em asfalto e nunca esperei que isso acontecesse antes do rali começar. Mas estava decidido e optei sempre por um ritmo muito forte. Gostaria de endereçar um grande ‘obrigado’ a toda a fantástica equipa da Škoda Motorsport”, destacou Lappi após a sua primeira vitória num importante rali disputado em pisos de asfalto.

O grande objetivo do jovem finlandês de 22 anos era ganhar alguma experiência no asfalto – uma superfície em que está menos familiarizado – mas no final, assegurou uma brilhante após ter dominado os 287,84 quilómetros do rali. Olivier Burri (CH), o recordista em vitórias no Rali de Valais, terminou em segundo lugar com uma desvantagem de 3m 28.2s para Lappi. Com um piso muito escorregadio devido à chuva, Lappi jogou pelo seguro no último dia do rali, embora tenha ainda vencido mais dois troços.

No final, celebrou a sua segunda vitória no ERC (depois da vitória na Polónia o ano passado) num total de apenas quatro participações até agora neste campeonato para a Škoda Motorsport. Lappi também assegurou um segundo lugar para o seu currículo este ano no lendário Rali de Sanremo. A Škoda reforçou assim o seu domínio no Europeu de Ralis desta temporada: participar em oito provas, com a dupla Kopecký e Dresler a ter um desempenho impressionante ao vencer seis ralis, subindo ainda ao pódio em outras duas ocasiões. Um domínio que teve como recompensa o título no ERC.

Além do título e vitórias já referidas, a Škoda Motorsport tem ainda outros motivos para festejar mais um ano pleno de sucessos: o indiano Gaurav Gill venceu o APRC e o paraguaio Gustavo Saba foi coroado campeão do campeonato CODASUR na América do Sul. Além disso, Škoda assegurou o título em diferentes campeonatos nacionais de ralis: Ricardo Moura (Portugal), Raimund Baumschlager (Áustria), Umberto Scandola (Itália), Dimitar Iliev (Bulgária), Marouf Abu Samra (Jordânia) e Gustavo Saba (Paraguai).

 


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks