| | | | | | | | |   

Bruno Oliveira vence Prólogo no Desafio Total/Mazda

1 November , 2013

Foi frente a uma plateia de milhares de espectadores e numa solarenga tarde do Alto Alentejo que arrancou a 27ª edição da Baja 500 Portalegre, terceira prova pontuável para o Desafio Total/Mazda 2013. A competição levada a cabo pela Mazda Motor de Portugal e pela Total  apresenta-se uma vez mais com um forte pólo de animação da mítica ronda organizada pelo ACP este ano novamente com a particularidade de não decidir o título, mas onde ficará a conhecer-se o vencedor entre os navegadores.

Nesta tarde de grande movimento na cidade de Portalegre a melhor entre as Mazda do Desafio foi a tripulada pela dupla Bruno Oliveira/Vânia Paim, que cumpriram os cerca de cinco quilómetros do Prólogo em 5m24,3s, colocando a BT-50 com as cores da Hydraplan na liderança provisória da prova. Visivelmente satisfeito, Bruno Oliveira esclarecia no final que “andámos com algumas cautelas, até porque o troço estava já um pouco cavado. A verdade é que as coisas correram bem e o resultado foi excelente. Porém, amanhã é que é o dia de prova a valer…”

O segundo mais lesto foi Etelvino Carvalho, que, acompanhado por Nuno Gonçalves, perdeu pouco mais de dois segundos para o vencedor. O piloto de Portalegre, que tripula uma Mazda BT-50 apoiada pela Concessionário Mazda Elpídio e Horácio, afirmava que “apanhámos um ou outro susto, porque a pista estava um pouco escorregadia. Ainda assim foi um bom Prólogo.”

Apesar de ter tentado, João Rato não conseguiu atingir o objectivo que era vencer o Prólogo nesta sua jornada caseira. O piloto portalegrense, que viu regressar ao banco do lado direito o seu antigo navegador José Motaco, sentiu problemas na suspensão dianteira na BT-50 apoiada pela Xanauto e, assim, não foi alem da terceira melhor marca: “É uma terrível coincidência, mas os prólogos aqui em Portalegre nunca me correm bem… Tivemos uma crise de suspensão, mas amanhã estará tudo resolvido”,  confidenciava João Rato.

Vencedor da anterior ronda do Desafio Total/Mazda, disputada em Idanha-a-Nova, e actual líder da competição, João Oliveira. navegado por Paulo Torres na BT-50 apoiada pela Santogal, terminou este primeiro dia no quarto posto. Ele que optou por uma toada “essencialmente cautelosa, no sentido de não correr riscos”. Na quinta posição ficou a outra unidade que exibe as cores da Hydraplan e que tem como concorrentes Rui Lopes e Francisco Cabral. Rui Lopes imprimiu igualmente um ritmo de contenção, “até porque o troço estava escorregadio e muito cavado em algumas zonas. Era desnecessário atacar!

Para amanhã estão reservados cerca de 400 quilómetros ao cronometro divididos por dois troços, com início às 6h45 da manhã, num dia que se prevê de sol e com muito público a assistir, nesta que será a etapa rainha da 27ª Baja 500 Portalegre.

Classificação do Prólogo:

1º Bruno Oliveira/Vânia Paim (Mazda BT-50/Hydraplan), 5m24,3

2º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves (Mazda BT-50 – Elpídio e Horácio), 5m26,9s

3º João Rato/José Motaco (Mazda BT-50 – Xanauto), 5m30,3s

4º João Oliveira/Paulo Torres (Mazda BT-50) 5m39,4s

5º Rui Lopes/Francisco Cabral (Mazda BT-50), 6m32,00


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks