| | | | | | | | |   

WEC: Audi bisa título de campeão do mundo no Japão

22 October , 2013

A Audi bisou os títulos de Construtores e de Pilotos no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) no Japão. O sucesso com o R18 e- tron quattro foi alcançado pelo Audi Sport Team Joest em circunstâncias algo adversas: a chuva forte que inundou o circuito de Fuji provocou que não fosse realizada uma única volta em condições normais de corrida.

Sempre rodando atrás do safety-car e numa altura em que a corrida foi dada como concluída, os líderes do campeonato – Loïc Duval / Tom Kristensen / Allan McNish – terminaram como a melhor equipa Audi ao assegurar o segundo lugar na classificação geral, enquanto os seus companheiros Marcel Fässler / André Lotterer / Benoît Treluyer – concluíram na quarta posição na categoria LMP1.

Consequentemente, a discussão pelo título de pilotos será decidida entre as duas equipas da Audi nas duas derradeiras jornadas da temporada.

Na sexta das oito jornadas do WEC 2013 prevaleceram sempre condições meteorológicas muito difíceis. A chuva foi constante, razão pela qual a direção da corrida decidiu iniciar as 6 Horas de Fuji com os carros atrás do safety car. Condições que nunca se alteraram ao longo dos 4.563 quilómetros de extensão do traçado japonês, sendo a corrida interrompida após oito voltas. O regresso à pista voltou a ser atrás do safety car, após duas horas e meia de paragem, a que se seguiu nova interrupção 22 minutos mais tarde. Mais duas horas, e os participantes iniciaram novamente atrás do safety car, sendo a corrida finalmente dado como terminada depois de cumprida apenas uma volta.

Como resultado e segundo os regulamentos, devido à distância encurtada da corrida, foram concedidos apenas metade dos pontos equivalentes às suas posições em pista. Faltando cumprir as duas últimas jornadas, a Audi é já o virtual campeão do WEC 2013, contando com uma vantagem de 66,5 pontos, superior à pontuação máxima que os seus opositores possam assegurar nas derradeiras duas corridas.

Como melhor equipa da Audi na corrida os líderes da classificação – Loïc Duval / Tom Kristensen / Allan McNish – que haviam partida do quarto lugar, concluíram a corrida na segunda posição, consolidando a sua vantagem no campeonato de pilotos para 40,75 pontos. Este trio subiu na classificação ao beneficiar, entre outros coisas, do fato de um dos carros da Toyota (segundo nos treinos) não ter assumido o seu lugar na grelha de partida. Como resultado, o carro teve que partir das boxes, não lhe sendo permitida qualquer ultrapassagem devido à presença em pista do safety-car.

Já o segundo Audi teve o infortúnio pelo seu lado. André Lotterer / Marcel Fässler / Benoît Treluyer ocuparam a primeira posição da grelha, mas alguns detritos prejudicaram a entrada de ar na admissão do motor, o que levou a Audi Sport Team Joest a realizar uma reparação por razões de segurança. A equipa realizou a operação quando havia perspetivas de uma melhoria do tempo e, portanto, um reiniciar normal da corrida. Mas ao contrário verificou-se uma chuva ainda mais forte, pelo que os atuais campeões tiveram de se contentar com a quarta posição na sua categoria e 26 º lugar na geral. Pela primeira vez em quase um ano, os Audi da categoria LMP não venceram. Em Xangai, irá acontecer dentro de três semanas a próxima jornada do WEC. Uma corrida em que a Audi poderá ter a provável oportunidade para comemorar um novo título antecipado, na classificação de pilotos.

Dr. Wolfgang Ullrich (Diretor da Audi Motorsport): “Gostaríamos muito de ter proporcionado uma grande corrida para os muitos entusiastas japoneses. Infelizmente, o tempo impediu que isso acontecesse e ninguém pode ser responsabilizado por isso. A paragem da corrida foi a única decisão razoável, pois haverá de ser dada sempre prioridade à segurança. Estamos felizes com o título do Campeonato do Mundo, mas gostávamos que o ter garantido em circunstâncias diferentes. Tenho a certeza de que os fãs japoneses podem esperar uma grande corrida em Fuji no próximo ano.”

Chris Reinke (Diretor Audi da categoria LMP): “Merecemos ter vencido o título no Campeonato Mundial porque mostramos sempre um eficaz desempenho e grandes prestações durante a temporada. Para Fuji planeávamos um resultado diferente, mas as condições meteorológicas barraram esse caminho. Foi uma corrida fora do comum. Toda a equipa está orgulhosa pela conquista do título de campeão.”

Classificação Final
1. Lapierre / Nakajima / Wurz (Toyota) 16 voltas em 2h 56m 05,785s
2. Duval / Kristensen / McNish (Audi R18 e-tron quattro), a 1,901s
3. Beche / Belicchi (Lola-Toyota), a 3,872s
4. …
26. Fässler / Lotterer / Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro), a 2m 49,150s
Assim vão os Campeonatos – Pilotos: 1°s McNish, Duval e Kristensen, 147 pontos; 2°s Lotterer, Tréluyer e Fässler, 106,25; 3°s Davidson, Buemi e Sarrazin, 81,25; etc.
Construtores: 1° Audi, 164 pontos; 2° Toyota, 97,5.
Próxima e última jornada: 6 Horas de Xangai (9 de novembro)

 


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks