| | | | | | | | |   

Bruno Oliveira Vice-Campeão de Espanha

22 October , 2013

Sob o olhar atento de Shaikh Abdulla – o árabe que preside a CIK-FIA, entidade que regula o Karting internacional –, Bruno Oliveira sagrou-se vice-campeão de Espanha da classe rainha, impondo-se num dos campeonatos mais importantes do mundo. Um desiderato que ganha outra dimensão quando os aficionados pela modalidade não esquecem que o piloto português assinou a proeza no seu ano de estreia a competir na categoria X30, perante três dezenas de adversários, tendo-se mantido na luta pelo título até à quarta e última prova disputada em Aragón. O piloto de Leiria foi igualmente esta época vice-campeão em Portugal, pelo que já apontam Bruno Oliveira como um dos principais favoritos a conquistar o Campeonato de Espanha e o de Portugal em 2014.

Bruno Oliveira, apesar de ter transitado da categoria Júnior para a classe rainha, apresentou-se na quarta e última jornada dupla do Campeonato de Espanha de Karting no segundo lugar na competição, integrando o restrito lote de pilotos que ainda podiam lutar pelo título, mas o piloto português concentrou-se essencialmente em garantir o vice-campeonato, face às forças em presença e pelo facto de se estrear este ano na categoria.

O objetivo foi cumprido na pista de Alcañiz, integrada no Complexo Motorland de Aragón, mas a tarefa do piloto português foi bastante difícil, dado que no terceiro dia de competição viveu uma situação inusitada: venceu com autoridade a primeira manga de qualificação – e estabeleceu a volta mais rápida –, mas mais tarde acabou por ser excluído, alegando a organização da prova, que não podia ter a curva do escape do seu kart soldada! A incompreensão não foi só do piloto e da sua equipa, mas generalizada, pois a situação em causa não acrescentava qualquer vantagem para Bruno Oliveira. Na segunda manga de qualificação, o leiriense quando estava na segunda posição, sofreu um toque no seu kart equipado com chassis Zanardi e motor Parilla, que o relegou para o último!

Com esta conjugação de resultados, Bruno Oliveira foi obrigado a largar para a Final 1 da última posição, mas com uma condução segura foi recuperado lugares até à segunda posição, mas um piloto mais incauto, à entrada para a última curva, deu um toque no kart do piloto português, relegando-o para o terceiro lugar, numa corrida em que foi novamente o autor da volta mais rápida. Na Final 2, o piloto do Team FCK Motosport, voltou a sofrer um mais um toque, mas resiliente, recuperou da oitava até à quarta posição, resultado suficiente para sagrar-se vice-campeão. “Esta prova foi muito difícil, sobretudo a partir do momento em que me retiraram a vitória na primeira corrida de qualificação sem fundamento razoável, obrigando-me a largar para a Final 1 do último lugar. Mas não desisti, assim como a minha equipa FCK Motorsport – sobretudo o José Barros que prepara o meu Kart, sob a orientação do José Cabo – e conseguimos ser vice-campeões de Espanha”, referiu no final o piloto português de 16 anos de idade, para depois se pronunciar quanto ao facto de o apontarem como favorito a ser campeão de Espanha e de Portugal em 2014: “Pelos resultados que alcancei neste primeiro ano a competir na X30, é natural que façam esses comentários. Apesar de ser essa a minha ambição, prefiro, como este ano, assumir que estarei em pista para dar o meu melhor, até porque a concorrência vai ser igualmente muito forte”, concluiu Bruno Oliveira.

 


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks